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Type: Tese de Doutorado
Title: Literatura infantil no Brasil: a voz da FNLIJ nas premiações de 2012 e 2013
Authors: Juliana Valeria de Abreu
First Advisor: Celia Abicalil Belmiro
First Co-advisor: Aracy Alves Martins Evangelista
First Referee: Aracy Alves Martins Evangelista
Second Referee: Maria Antonieta Antunes Cunha
Third Referee: Maria das Gracas Rodrigues Paulino
metadata.dc.contributor.referee4: Marcelo Chiaretto
metadata.dc.contributor.referee5: Santuza Amorim da Silva
Abstract: Esta pesquisa, que se insere no campo da Educação e Linguagem, busca explicitar o que é qualidade em literatura infantil, segundo a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ, tomando como corpus de análise as justificativas referentes ao Prêmio FNLIJ 2012 Produção de 2011e Prêmio FNLIJ 2013 Produção de 2012, publicadas por essa instituição. Foi realizado o estudo do discurso produzido pelos leitores-votantes e assumido pela FNLIJ nas justificativas das premiações, tomando como base as categorias que tivessem a criança como centro, como público leitor presumido das obras, a saber: O Melhor Livro para a Criança, O Melhor Livro-brinquedo, A Melhor Tradução/Adaptação Criança. Utilizaram-se contribuições da Análise do Discurso AD, representadas por Charaudeau, Maingueneau; conceitos bakhtinianos sobre concepção de linguagem e discurso; a ordem do discurso segundo Foucault; pressupostos da linguística textual de acordo com Costa Val; e os conceitos de campo e poder simbólico segundo Bourdieu. Investigou-se, no discurso das justificativas, o que a FNLIJ destaca e valoriza nos discursos produzidos por seus leitores-votantes que são constituintes da sua voz institucional. A diversidade de vozes agrega valor ao discurso e à premiação, estabelece uma relação dialógica que é inerente ao discurso da instituição. Como metodologia de análise, foram utilizados os pressupostos da Análise Crítica do Discurso ACD, orientada pelos estudos de Fairclough e sua concepção tridimensional do discurso, considerando as dimensões de texto, prática discursiva e prática social. Os méritos destacados nas obras literárias premiadas produzem um discurso constituído por um ethos científico e pelo ethos do mundo da vida (Fairclough), aproximando as justificativas aos possíveis leitores, presumidos nos regulamentos das premiações.
Abstract: The present research, which is placed in the field of Education and Language, sought to explicate what is quality in childrens literature according to Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil FNLIJ [ National Foundation of Childrens and Young Adult Book] taking as analysis corpus the justifications related to Prêmio FNLIJ 2012 Produção de 2011 e Prêmio FNLIJ 2013 Produção de 2012 [FNLIJ 2012 Awards 2011 Production and FNLIJ 2013 Awards 2012 Production], published by that institution. We carried an analysis of the discourse produced by the reader-voters and assumed by FNLIJ in the justifications for the awards, based on the categories which were children centered, as the presumed reader of the works, namely, The Best Book for Children, The Best Toy-Book, and The Best TranslationAdaptation for Children. We have contributions from Discourse Analysis DA, presented by Charaudeau, Maingueneau; bakhtinian concepts on language and discourse conceptions; the order of discourse according to Foucault; presuppositions of textual linguistics according to Costa Val, and the concepts of field and symbolic power according to Bourdieu. We have studied, in the justifications discourse, what FNLIJ highlights and values on the discourses produced by its readers-voters, which constitute its institutional voice. The diversity of voices adds to the discourse and to the award and establishes a dialogical relationship which is inherent to the institutions discourse. For analysis methodology, we used the presuppositions of Critical Discourse Analysis CDA, guided by the studies of Fairclough and its three-dimensional discourse conception, which considers the dimensions of text, discourse practice and social practice. The merits appointed in the winning literary works produce a discourse constituted by a scientific ethos and by the ethos of life world (Fairclough), approximating the justifications to the potential presumed readers on statute of the awards.
Subject: Literatura infanto-juvenil Prêmios
Análise do discurso literário
Comunicação escrita
Educação
Literatura infanto-juvenil
Livros e leitura na literatura
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4QNWJ
Issue Date: 28-Aug-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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