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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Avaliação do papel da velocidade de processamento e da memória verbal de curto-prazo no desenvolvimento da linguagem de crianças prematuras
Autor(es): Camila Soares de Abreu
primer Tutor: Claudia Cardoso Martins
primer Co-tutor: Livia de Castro Magalhaes
primer miembro del tribunal : Tatiana Cury Pollo
Segundo miembro del tribunal: Ana Luiza Gomes Pinto Navas
Tercer miembro del tribunal: Claudia Regina Lindgren Alves
Cuarto miembro del tribunal: Thais Porlan de Oliveira
Resumen: O presente estudo examinou as habilidades de linguagem de crianças prematuras, bem como a influência da velocidade de processamento e da memória verbal de curto-prazo no desenvolvimento dessa habilidade. Participaram do estudo 45 crianças prematuras (21 meninos) provenientes de famílias de classe socioeconômica baixa, entre 4 e 5 anos de idade (M = 54,82 meses , DP = 2,09 ). Um grupo de 45 crianças nascidas a termo, emparelhadas às crianças prematuras em função da idade, da inteligência não-verbal e do nível socioeconômico participaram como controles. Todos os participantes foram submetidos a testes que avaliavam a linguagem expressiva, o vocabulário, a inteligência não-verbal, a velocidade de processamento (verbal e não-verbal), e a memória verbal de curto-prazo (repetição de dígitos e memória fonológica). Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nos testes de linguagem expressiva e vocabulário. No entanto, vários resultados do presente estudo sugerem que as crianças prematuras são mais vulneráveis a apresentarem dificuldades no desenvolvimento da linguagem do que crianças nascidas a termo. Por exemplo, houve uma tendência para o grupo de crianças prematuras apresentar um desempenho significativamente inferior do ao do grupo de controles no teste de vocabulário. As crianças prematuras também apresentaram uma maior variação do que os controles em ambos os testes de linguagem. Finalmente, seu desempenho foi significativamente inferior ao das crianças do grupo controle em testes que avaliam habilidades estreitamente associadas ao desenvolvimento da linguagem: a velocidade de processamento e a memória verbal de curto-prazo. Com efeito, os resultados de análises de correlação e regressão mostraram que variações na velocidade de processamento e na memória verbal de curto-prazo contribuíram significativa e independentemente para as variações na habilidade de linguagem, tanto entre as crianças prematuras quanto entre as crianças nascidas a termo.
Abstract: The present study examined language ability in preterm children as well as the influence of processing speed and verbal short-term memory on the development of that ability. Participants were 45 preterm children (21 boys) from low socioeconomic (SES) families, ranging in age from 4 to 5 years (M = 54,82 months SD = 2,09). A group of 45 children born at term, matched with the premature children for age, nonverbal intelligence and SES participated as controls. Participants were administered tests that assess expressive language, vocabulary, nonverbal intelligence, processing speed (verbal and non-verbal), and verbal short-term memory (digit span and phonological memory). There were no significant differences between the two groups on either expressive language or vocabulary. However, several of our findings suggest that preterm children are more vulnerable to experience difficulties in language development than children born at term. For example, there was a tendency for the group of preterm children to perform significantly lower than the control group on the vocabulary test. The preterm children also showed more variation than controls on both language tests. Last but not least, they performed significantly lower than the full-term children on tests that assess abilities strongly associated with language development of language, namely, processing speed and verbal short-term memory. Indeed, the results of correlation and regression analysis showed that variations in processing speed and verbal shortterm memory contributed significantly to variations in language ability, both among the preterm children and the full-term children.
Asunto: Prematuros
Linguagem
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4TGGF
Fecha del documento: 30-mar-2015
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

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