Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5FNXT
Type: Tese de Doutorado
Title: Vem ver Belém a festejar: análise de cenas comunicativas do Círio de Nazaré
Authors: Suzana Cunha Lopes
First Advisor: Vera Regina Veiga Franca
First Referee: Luciana de Oliveira
Second Referee: Jose Luiz Warren Jardim Gomes Braga
Third Referee: Maria Ataide Malcher
metadata.dc.contributor.referee4: Roberto Vecchi
Abstract: Esta tese tem como problema de investigação o que é comunicação e como ela se constitui a partir de cenas do Círio de Nazaré, manifestação religiosa e cultural em devoção a Nossa Senhora de Nazaré que ocorre anualmente em Belém (Pará) durante o mês de outubro, com destaque para a procissão do segundo domingo do mês, considerada a maior manifestação católica do mundo, chegando a 2 milhões de participantes. Pela magnitude da festa, diversos estudos já foram realizados sobre o Círio em diferentes áreas de conhecimento. Na Comunicação, a constituição multi-interacional e experiencial do Círio carece e, ao mesmo tempo, fornece aspectos para várias abordagens na área. Nesse sentido, a partir de uma perspectiva relacional, analisamos como a comunicação constitui as relações estabelecidas entre os sujeitos no Círio a partir de diferentes formas de experiências e interações que a festa suscita. A partir da orientação pragmatista, no processo de articulação empiria e teoria, construímos o conceito de cenas comunicativas para atuar como operador metodológico da análise das interações comunicativas no contexto micro social de duas famílias, identificados como os Filhos da Esperança e a Família de Catarina. Essas famílias apresentam configurações e perfis socioeconômicos e culturais distintos e suas histórias se entrelaçam pelo cumprimento da promessa de confeccionar e entregar pequenos terços nas procissões do Círio. Com um desenho metodológico híbrido, configuramos e analisamos seis cenas, a partir das quais pudemos compreender as interações tecidas no âmbito do Círio e gerar inferências mais gerais acerca dos processos comunicativos. A partir dessas cenas, a comunicação se evidencia como multidimensional no fenômeno empírico estudado, não apenas pela sua composição por diversos elementos, mas sobretudo por eles interatuarem simbolicamente, sendo significantes, afetando-se e gerando afetos. Isso revela que o que move e congrega tantos e tão diferentes aspectos e sujeitos no Círio e podemos dizer em outros contextos interativos , é o simbólico, ou seja, a significação e a experiência dos sujeitos em relação entre si e com tais elementos. Com base nas cenas específicas das famílias no Círio, também inferimos teoricamente tipologias mais gerais de cenas, com o objetivo de auxiliar futuros estudos. Na tese apresentamos ainda uma reflexão sobre o reconhecimento da comunicação no nosso próprio processo de pesquisa, nos possibilitando experienciar o que pensamos e pensar sobre o que experienciamos
Abstract: This thesis has as its investigation question the following: what is communication and how it is constituted based on scenes of Círio de Nazaré, a religious and cultural manifestation in devotion to Our Lady of Nazaré that occurs every year in Belém (Pará) during the month of October, with emphasis on the procession of the second Sunday of the month, which is considered the biggest catholic manifestation of the world, reaching the number of 2 million participants. Given the magnitude of the festivity, many studies about Círio have already been carried out in different areas of knowledge. In Communication, the multi-interactional and experiential constitution of Círio lacks and, at the same time, provides aspects for many approaches in the area. In these terms, from a relational perspective, we analyze how communication constitutes the relationships established between subjects in Círio based on different forms of experiences and interactions that the occasion raises. Based on the pragmatic guideline in the process of articulating the empirical object and theories, we built the concept of communicative scenes to act as a methodological operator for the analyses of communicative interactions in the micro social context of two families, identified as: Filhos da Esperança and Família de Catarina. These families have different configurations and socioeconomic and cultural profiles, and their histories interweave with the fulfillment of a vow of handcrafting small rosaries and giving them to people in Círios processions. With a hybrid methodological design, we configured and analyzed six scenes, from which we could understand the interactions established in the scope of Círio and produce more general inferences about the communicative processes. Based on these scenes, communication is evidenced as multidimensional in the empirical phenomenon studied, not only for its multi-element structure, but, above all, for the symbolic inter-acting of these elements, with them being significant, affecting themselves and generating affections. This reveals that what moves and brings together so many and so different aspects and subjects in Círio and in other interactive contexts, we can say is the symbolic, that is, the signification and the experience of the subjects in relation to themselves and with these elements. Based on specific scenes of these families in Círio, we also theoretically infer more general typologies of scenes, with the objective of supporting future studies. In the thesis we also present a reflection on the acknowledgement of communication in our own research process, allowing us to experience what we thought and to think about what we experienced
Subject: Comunicação
Círio de Nazaré
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5FNXT
Issue Date: 8-Jun-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese_suzana_cunha_lopes.pdf56.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.