Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TFMR
Type: Tese de Doutorado
Title: Cara professora: práticas de escrita de um grupo de docentes
Authors: Maria Emilia Lins e Silva
First Advisor: Antonio Augusto Gomes Batista
Abstract: Este trabalho busca fornecer elementos para a compreensão da inserção de docentes na cultura escrita, analisando os traços constitutivos de suas práticas cotidianas de escrita, por meio da apreensão de crenças e atitudes diante da escrita, da descrição de usos e finalidades atribuídos a essa modalidade da língua, bem como da análise de competências e de modos de aprendizado que orientam essas práticas. Como suporte teórico, foram utilizados os estudos sobre as escritas cotidianas a partir de duas grandes esferas de uso: as escritas para si da vida privada e as escritas para o outro, sobretudo aquelas relacionadas às esferas públicas de uso da linguagem, no campo escolar e profissional. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de vinte e uma professoras (das séries iniciais da educação fundamental) da região metropolitana do Recife. Como procedimento metodológico, utilizou-se, primeiramente, a troca de correspondência entre a pesquisadora e esse grupo, ao longo de um período de cerca de um ano, no espaço entre as cidades de Belo Horizonte/Recife e Paris/Recife. A correspondência teve por temas os usos da escrita feitos pelas docentes, suas trajetórias de formação, assim como suas relações com esses usos. Optamos pela correspondência por permitir tanto a apreensão das declarações das professoras sobre suas práticas de escrita quanto uma prática efetiva de escrita epistolar, ou, em outros termos, tanto suas práticas representadas quanto suas práticas em ato. Em seguida, foram realizadas entrevistas com alguns membros desse grupo com o objetivo de desenvolver hipóteses formuladas a partir da análise da correspondência, bem como de recolher material escrito pelas docentes. A análise dos dados revelou que as professoras apresentam usos múltiplos e diferenciados da escrita, competências específicas, e que essas se vinculam às representações produzidas sobre essas práticas, construídas socialmente, as quais determinam o processo de construção de sentido. Constatamos que, embora fundamentais, as experiências de letramento na esfera familiar não foram as únicas responsáveis pelos tipos de relações que as docentes estabeleceram com a escrita. Ao mesmo tempo, as práticas de escrita vividas na esfera escolar pareceram exercer um papel mais decisivo na constituição de representações negativas quanto ao ser capaz de escrever. Por outro lado, os instrumentos metodológicos (troca de correspondências e entrevistas) teriam permitido às docentes viver reflexões numa perspectiva metacognitiva sobre suas práticas e trajetórias de inserção no mundo da escrita.
Abstract: This study aims at providing elements to the understanding of teachers insertion in the written culture, analysing the constitutive features of their daily written practices, by the apprehension of beliefs and attitudes concerning writing, description of usage and targets attributed to this language mode, as well as the competence analysis and ways of learning which guide these practices. As a theoretical support, we have used the studies about the daily writing from two large spheres of usage: the private life writings for yourself and the writings to the other, mainly those related to public spheres of language usage, in the school and professional fields. This research was carried out with a group of twenty-one teachers (from the initial grades of primary school) within the great Recife. As a methodological procedure, it was firstly used the exchange of letters between the researcher and this group, throughout one year time, between the cities of Belo Horizonte/Recife and Paris/Recife. The correspondence was about the teachers writing usage, their formation trajectory, as well as their relations with these usages. We have chosen the correspondence because it allows both the apprehension of teachers utterance about their writing practices and an effective epistolary writing practice, or, in other words, both their represented practices and the practices themselves. Afterwards we have interviewed some members of this group with the aim of building hypothesis formulated from the correspondence analysis, as well as collecting written material by the teachers. The data analysis showed that the teachers present a wide and multiple range of written usage, specific competencies and that the latter are closely related to the representations produced about these socially built practices, which determine the signification construction process. We have found out that, although of great importance, the literacy experience in the familiar sphere was not the only responsible for the type of relations that the teachers had with the writing. At the same time, the writing practices experienced in the school sphere seemed to performe a decisive role in the constitution of negative representations related to being able of writing. On the other hand, the methodological instruments (exchange of correspondences and interviews) would have allowed the teachers to experience the reflection in a metacognitive perspective about their practices and insertion trajectory in the writing world.
Subject: Professores Formação
Professores Aspectos sociais
Educação
Redação de cartas
Escrita
Alfabetização
Análise de correspondência
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TFMR
Issue Date: 18-Jun-2004
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_de_doutorado_de_maria_emilia_lins_e_silva.pdf9.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.