Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TH7D
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Apropriações didáticas das categorias do pensamento geográfico paisagem e região, no ensino fundamental brasileiro (Minas Gerais, 1971-2010)
Authors: Renato Frade da Costa
First Advisor: Thais Nivia de Lima e Fonseca
First Co-advisor: Valeria de Oliveira Roque Ascencao
First Referee: Valeria de Oliveira Roque Ascencao
Second Referee: Vanessa Regina Eleuterio Miranda
Third Referee: Marcus Aurelio Taborda de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Roberto Celio Valadao
Abstract: A Geografia Escolar, tal como outras disciplinas, possui categorias de análise que, ao serem apropriadas de forma específica, tornam-se um importante instrumento ou recurso didático capaz de atribuir singularidade a seu objeto de estudo o espaço geográfico. Esta dissertação propõe-se a analisar como as categorias geográficas de Paisagem e Região foram apropriadas nos anos finais do Ensino Fundamental durante o recorte histórico que abrange desde o ano de 1971 até o início dos anos 2000. Assim, podem-se compreender, em um período de grandes mudanças no âmbito dessa ciência, as formas de atuação dessas categorias na Geografia Escolar. Para tanto, supõe-se que o período supracitado reflita mudanças de caráter político e educacional que contribuíram para que diferentes tendências de pensamento pautadas em novas concepções teóricas, metodológicas e ideológicas atuantes na Geografia passassem a disputar espaço na Geografia Escolar, marcando o início do pluralismo conceitual nesta área do conhecimento. Sob a concepção dessas tendências, as categorias Paisagem e Região assumem novas características que contribuem para ampliar sua presença nos estudos geográficos. Tais categorias estudadas foram analisadas a partir de diferentes fontes ligadas ao meio educacional, sejam essas de caráter curricular, composto por leis, programas, parâmetros e diretrizes educacionais, didático (como os livros utilizados em sala de aula), sejam relacionadas às práticas docentes verificadas em entrevistas realizadas com professoras e professores de Geografia que lecionaram no Ensino Fundamental em diferentes momentos do recorte histórico proposto. As fontes foram analisadas tomando-se como base os ideais de disciplina escolar e currículo propostos por Ivor Goodson, ou seja, tais fontes foram compreendidas como o resultado de um conjunto de forças, entre as quais se destacam o poder público, o meio acadêmico, especialistas em educação, os professores e demais membros da comunidade escolar. Para tratar da presença das categorias Paisagem e Região na Geografia Escolar, foi adotado o conceito de apropriação utilizado por Roger Chartier em sua obra A história cultural; entre Práticas e Representações, na qual a teorização do autor remete-se à história social dos usos e das interpretações, centrada em determinações sociais, institucionais, culturais, entre outras, fruto de diferentes interesses e inscrita nas práticas específicas que a produzem. De modo geral, foi constatado que houve relação entre os três tipos de fontes utilizadas no desenvolvimento de Paisagem e Região enquanto categorias de análise da Geografia Escolar, no sentido de superar o seu ensino de forma estanque e genérica, até alcançar o desenvolvimento conceitual e metodológico que lhe permite ser apropriada de forma ampla no processo de educação geográfica. Entretanto, os aspectos da apropriação dessas categorias que remetem à Geografia predominante no início do período pesquisado ainda se fazem presentes no meio escolar.
Abstract: School Geography, like other disciplines, has categories of analysis that, when appropriated in a specific way, become an important didactic instrument or resource capable of attributing singularity to its object of study, the Geographic Space. This dissertation proposes to analyze how the geographical categories Landscape and Region were appropriate in the final years of Elementary School in a historical cut that covers from the year 1971 until the beginning of the year 2000. Thus we can understand, in a period of great changes in the scope of this science, the forms of performance of these categories in School Geography. The period analyzed reflects political and educational changes that contributed to different trends of thought based on new theoretical, methodological and ideological conceptions in Geography that started to dispute space in School Geography, marking the beginning of conceptual pluralism in this area of knowledge. Under the design of these trends, the categories Landscape and Region assume new characteristics that contribute to increase their presence in geographic studies. The categories studied were analyzed from different sources linked to the educational environment, whether curricular, composed of laws, programs, educational parameters and guidelines, didactic such as books used in the classroom or related to teaching practices verified in interviews conducted with professors and professors of Geography who taught for Elementary School in different moments of the studied historical cut. The sources were analyzed based on the ideals of school discipline and curriculum proposed by Ivor Goodson, that is, understood as the result of a set of forces among which stand out the public power, the academic environment, specialists in education, the teachers and other members of the school community. In order to deal with the presence of the Landscape and Region categories in School Geography, the concept of Appropriation used by Roger Chartier was adopted in his work "Cultural history. Between Practices and Representations, "in which he refers to the social history of uses and interpretations, centered on social, institutional, cultural determinations, among others, the fruit of different interests and inscribed in the specific practices that produce them. In general, it was verified that there was a relation between the three types of sources used in the development of Landscape and Region as categories of analysis of the School Geography, in order to overcome its teaching of national and generic form, until reaching the conceptual and methodological development that allow to be broadly appropriate in the geographical education process. However, aspects of the appropriation of these categories that refer to the geography prevalent at the beginning of the period studied are still present in the school environment.
Subject: Geografia Estudo e ensino (Ensino Fundamental) História Minas Gerais Séc XX
Educação
Educação História Minas Gerais Séc XX
Geografia regional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TH7D
Issue Date: 31-Aug-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_renato.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.