Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5THCS
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Artes visuais, literatura infantil e a educação nos livros de artista para crianças
Authors: Milene Brizeno Chalfum
First Advisor: Celia Abicalil Belmiro
First Referee: Rachel de Sousa Vianna
Second Referee: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Third Referee: Patricia Corsino
metadata.dc.contributor.referee4: Aracy Alves Martins Evangelista
Abstract: Esta pesquisa insere-se nos estudos da área de Educação e Linguagem e apresenta correlações - teóricas, formais, materiais e processuais - entre os livros ilustrados da literatura infantil contemporânea e os livros de artista, categoria e obra das artes visuais. O ponto de partida deuse no vislumbre de que a sobreposição dessas obras e a composição de um território de compartilhamento de ideias dos seus campos de saberes poderiam abrir para os livros ilustrados, novos olhares, interpretações e usos. O percurso da investigação foi constituído sob a lente dos livros de artista, iniciando-se na elaboração de um constructo teórico referenciado por Paulo da Silveira, Edith Derdyk, Amir Brito Cadôr, Júlio Plaza, Clive Phillpot, e Ulises Carrión, sobre o objeto livro e as obras da categoria em seu sentido lato e estrito: os livros de edição e para crianças. No seu prosseguimento, foi realizada uma abordagem dos livros ilustrados pela arte da ilustração e da narrativa, conforme as concepções de Odilon Moraes, Rui de Oliveira, Peter Hunt e Sophie Van Der Linden, bem como a edificação de um espaço intermidiático e relacional entre os livros ilustrados e os livros de artista, em uma perspectiva interartes realizada segundo as proposições de Claus Clüver e Fábio Morais, entre outros de seus propositores. O corpus de análise constitui-se, comparativamente, por dois grandes grupos de acervo: por um lado, o da Coleção Livro de Artista da biblioteca da UFMG; por outro, o da Bebeteca e o do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário - Gpell, integrantes do NEPEI e do CEALE/FaE da UFMG. Nas obras pesquisadas foram observadas similaridades no sistema de montagem e estruturação do objeto livro, na afinidade de poéticas materiais e conceituais e no oferecimento de modos inusitados de leitura e manipulação. São tangências reflexivas que repercutem na experiência artística e literária do objeto livro, amplificando seus potenciais estéticos, culturais e educativos.
Abstract: This research, in the area of education and language, presents correlations - theoretical, formal, material and procedural - between the picturebooks of contemporary children's literature and the artists books, category and work of the visual arts. It was based on the the premise that the proximity of these works and the composition of a shared territory of ideas between their fields of knowledge could open for picturebooks new looks, interpretations and uses. The course of the investigation was constituted under the lens of the artists books, beginning with the elaboration of a theoretical construct referenced by Paulo da Silveira, Edith Derdyk, Amir Brito Cadôr, Júlio Plaza, Clive Phillpot, and Ulises Carrión, about the object book and the works of the category in a broad and strict sense: edited artists books and artists books for children. Then, it was made an approach of the picturebooks by the art of illustration and narrative according to the conceptions of Odilon Moraes, Rui de Oliveira, Peter Hunt and Sophie Van Der Linden, as well as the building of an inter-relational and intermedia space between picturebooks and artists books in an interart perspective realized according to the propositions of Claus Clüver and Fábio Morais, among others of its proponentes. The analysis corpus consisted, comparatively, by two large collection groups: on one side, the "Special collection of artists books of the UFMGs library; from the other, Bebeteca and Research Group on Literary Literacy - Gpell, members of NEPEI and CEALE / FaE of UFMG. Similarities were observed among the works given by the system of assembly and structuring of the book object, in the affinity of material and conceptual poetics and in the offer of unusual ways of reading and manipulation. They are reflexive tangencies that reverberate in the artistic and literary experience of the book object, amplifying its aesthetic, cultural and educational potentials.
Subject: Ilustração de livros Avaliação
Livros ilustrados para crianças
Arte e educação
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
Educação
Literatura infanto-juvenil
Linguagem e educação
Livros e leitura
Ilustradores
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5THCS
Issue Date: 30-Aug-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_milene_chalfum___livro_de_artista_para_crian_as.pdf9.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.