Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5THZ5
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marlucy Alves Paraisopt_BR
dc.contributor.referee1Ana Maria de Oliveira Galvaopt_BR
dc.contributor.referee2Paulo Henrique de Queiroz Nogueirapt_BR
dc.contributor.referee3Dagmar Elisabeth Estermann Meyerpt_BR
dc.contributor.referee4Maria Carolina da Silvapt_BR
dc.contributor.referee5Marlécio Maknamara da Silva Cunhapt_BR
dc.creatorJoão Paulo de Lorena Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T12:20:20Z-
dc.date.available2019-08-10T12:20:20Z-
dc.date.issued2018-08-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5THZ5-
dc.description.abstractQueer infants populate the school curriculum. These are childhoods that, because they do not meet the regulatory norms of gender and sexuality, are read as deviant, monstrous and abnormal. Such childhoods are not recognized by the standards of intelligibility that institute what is to be infantile in our time. This master's dissertation analyzes what the curriculum does with the children who experience this childhood and the movements of resistance and creation of possible that the infantile queer forge in the curricular territory. Working with concepts drawn from post-critical curriculum theories, queer studies and philosophies of difference by Michel Foucault and Gilles Deleuze, the general argument of this dissertation is that queer childhoods are present in the school curriculum, resisting gender norms and creating ways of life deviant. These ways of life are characterized by a transient and deviant attitude towards the gender-sexuality system and find in queer friendship a place of survival, creation, and dissemination of possible. These childhoods are crossed and made up of three different lines: the line of precariousness (abject childhood), the line of aesthetics (childhood that scares and fascinates) and the line of politics (childhood that fights and resists). They are infants who, in an attitude of refusal to the masculinities and femininities that are imposed on them as natural and recognizable, choose to live in another way, deviant, and minority. These ways of life, invented by queer children, though traversed by the sign of abjection, draw and disseminate in the curriculum the joy and power of another childhood, which breaks gender-form and makes the difference proliferate. The research was carried out in a public school in Belo Horizonte, with classes from the first years of elementary school, using, as a methodological resource, the cartography and the queer analysis of the information produced in the field.pt_BR
dc.description.resumoInfâncias queer povoam o currículo escolar. Trata-se de infâncias que, por não corresponderem às normas regulatórias de gênero e sexualidade, são lidas como desviantes, monstruosas e anormais. Tais infâncias não são reconhecidas pelos padrões de inteligibilidade que instituem o que é ser infantil em nosso tempo. Esta dissertação de mestrado analisa o que o currículo faz com as crianças que vivenciam essa infância e os movimentos de resistência e criação de possíveis que os/as infantis queer forjam no território curricular. Operando com conceitos retirados das teorias curriculares pós-críticas, dos estudos queer e das filosofias da diferença de Michel Foucault e Gilles Deleuze, o argumento geral desta dissertação é o de que infâncias queer estão presentes no currículo escolar, resistindo às normas de gênero e criando modos de vida transviados. Tais modos de vida se caracterizam por uma postura transitória e desviada em relação ao sistema gênero-sexualidade e encontram na amizade queer um lugar de sobrevivência, criação e disseminação de possíveis. Essas infâncias são atravessadas e constituídas por três diferentes linhas: a linha da precariedade (infância abjeta), a linha da estética (infância que assusta e fascina) e a linha da política (infância que luta e resiste). São infâncias que, em uma atitude de recusa às masculinidades e feminilidades que lhe são impostas como naturais e passíveis de reconhecimento, escolhem viver de um outro modo, desviante e minoritário. Esses modos de vida, inventados pelas crianças queer, embora atravessados pelo signo da abjeção, desenham e disseminam, no currículo, a alegria e a potência de uma infância outra, que rompe a forma-gênero e faz a diferença proliferar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Belo Horizonte, com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, utilizando, como recurso metodológico, a cartografia e a análise queer das informações produzidas em campo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNormalizaçãopt_BR
dc.subjectCurrículo Infâncias Queerpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subject.otherTeoria queerpt_BR
dc.subject.otherHomossexualidadept_BR
dc.subject.otherSexo Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherEducação sexual para criançaspt_BR
dc.subject.otherIdentidade (Psicologia) Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherEducação sexual Currículospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherOrientação sexualpt_BR
dc.subject.otherEstigma (Psicologia social)pt_BR
dc.subject.otherCurrículos Relações de gêneropt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação Relações de gêneropt_BR
dc.subject.otherIdentidade sexual na educaçãopt_BR
dc.titleInfâncias queer nos entre-lugares de um currículo: a invenção de modos de vida transviadospt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_de_mestrado_joao_paulo_de_lorena_silva.pdf3.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.