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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A prestação de serviços extensionista na UFMG: das políticas às práticas
Autor(es): Cristofane da Silveira Queiroz
primer Tutor: Maria Rosimary Soares dos Santos
primer miembro del tribunal : Celia Maria Fernandes Nunes
Segundo miembro del tribunal: Maria Isabel Antunes Rocha
Tercer miembro del tribunal: Vera Lúcia Jacob Chaves
Cuarto miembro del tribunal: Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
Resumen: Esta dissertação busca analisar a prestação de serviços extensionista realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa desenvolvida está inserida no campo de estudos das políticas públicas educacionais para as Universidades Públicas, procura compreender a prestação de serviços a partir do papel do Estado e procura apreender as políticas e as práticas institucionais. Ela tem como referencial teórico-epistemológico o materialismo histórico dialético e como abordagem específica o ciclo de políticas. Utilizam-se a pesquisa bibliográfica e documental, a análise de conteúdo e as abordagens quantitativa e qualitativa para compreender e expor as políticas que motivam a prestação de serviços e as características e as práticas que são produzidas pela universidade. Discute-se a prestação de serviços no âmbito da extensão universitária, considerando que esta é a dimensão em que se dá de forma mais direta o relacionamento da universidade com setores da sociedade e, por isso, toma como recorte a prestação de serviços que está registrada como atividade de extensão na UFMG. Este estudo evidenciou que a prestação de serviços tem origem nas atividades de extensão; que ela está presente em toda a trajetória da universidade brasileira; que ela tem sido motivada ao longo da história e especialmente na atualidade pelo estabelecimento de relações de proximidade da universidade com setores da sociedade como modo de aproveitamento dos conhecimentos produzidos pela instituição e como modo de promoção do desenvolvimento nacional e do setor produtivo instalado no Brasil; e que a prestação de serviço, uma das funções da universidade no início da sua história, tornou-se uma finalidade da educação superior, uma das razões da sua existência na atualidade. A presente pesquisa demonstrou também que a prestação de serviços é uma atividade reconhecida e regulamentada pela UFMG e que esta assimila discursos de relação com o desenvolvimento local, regional e nacional; além de discursos de comprometimento com as atividades acadêmicas da instituição e de espaço de formação para os discentes. Por fim, este trabalho conclui que a Universidade permite que serviços sejam prestados por seu pessoal docente e técnico-administrativo desde que atendidos os requisitos estabelecidos pela instituição e desde que aprovadas pelas instâncias competentes ; e que as práticas, no entanto, revelam um distanciamento da prestação de serviços das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, bem como uma pequena participação de alunos, além disso mostram também que a prestação de serviços atende em maior número às demandas do setor privado e em menor número às demandas do setor público, mobilizando o seu pessoal, suas instalações e seus recursos para atendimento de suas necessidades.
Abstract: This thesis intends to analyze the extension services provided by the Federal University of Minas Gerais. This study is part of Education policy field research for public Universities. It aims to understand the provision of services from the State's inductive role along with the assimilation of both institutional policies and practices. The theoretical and epistemological background is based on Historical and Dialectical Materialism Theory. In order to analyze educational policies, I use the policy cycle approach. Bibliographical and documentary research, content analysis, as well as quantitative and qualitative approaches are used to understand and explain not only the policies that motivate the provision of services but also the characteristics and practices produced by the university. The provision of services is discussed within the scope of university extension since it is the realm of direct integration between university and society in general, university extension provides samples of the services performed at UFMG. Consequently, this study highlights that these services were originated by extension activities, constant elements in the history of Brazilian universities as an offspring of the close interaction of university and sectors of society. This relationship benefits from the knowledge produced by the university in the same way it promotes the development of Brazilian productive sector. As one of university primary functions, the provision of services has become a purpose of higher education, justifying its own existence.This research presents the provision of services as an acknowledged and regulated activity by UFMG, committed with local, regional, and national improvement; also, there is space for fulfilling the institutions academic activities and student formation. Finally, this thesis concludes that the University allows services to be provided by its teaching and technical-administrative staff provided that the requirements established by the institution are met and approved by qualified departments and that practices. Nevertheless, in practical terms, one may observe a breakaway on services related to teaching and research as well as part of the students; this fact reveals that service delivery mostly provides for the demands of the private sector, neglecting the needs of the public sector despite the mobilization of its own personel and facilities.
Asunto: Prestação de serviços
Ensino superior e Estado
Extensão universitaria
Educação
Universidade Federal de Minas Gerais Extensão universitária
Universidades e faculdades
Educação e Estado
Universidade pública
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B5TJ9K
Fecha del documento: 29-ago-2018
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