Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B69EYF
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Público escolar no Museu de Ciências Morfológicas da UFMG: uma investigação acerca dessa experiência informacional
Autor(es): Patricia Carla Oliveira Carneiro
Primeiro Orientador: Claudio Paixao Anastacio de Paula
Primeiro Coorientador: Rene Lommez Gomes
Primeiro membro da banca : Emanuela Sousa Ribeiro
Segundo membro da banca: Carla Simone Chamon
Terceiro membro da banca: Gleydes Gambogi Parreira
Quarto membro da banca: Jezulino Lucio Mendes Braga
Resumo: Essa pesquisa está inserida no campo de estudos de usuários da informação e buscou compreender a experiência informacional dos estudantes da educação básica que visitam as exposições do Museu de Ciências Morfológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (MCM/UFMG), por iniciativa de sua escola. A pesquisa tem em vista abordar a experiência informacional dos estudantes como um fenômeno que se situa entre a expectativa dos professores que propuseram a visita, as especificidades da prática educativa nos museus, e as agendas/interesses/objetivos dos profissionais de educação destas instituições. Inaugurado em 1997, o Museu de Ciências Morfológicas tem o propósito de oportunizar ao público o contato com o corpo humano e seu estudo, despertar o interesse pela busca de novos conceitos sobre a saúde e a vida humana, bem como demonstrar a importância de preservá-la com qualidade. Muitos museus de ciências buscam apresentar propostas educativas diferenciadas, com objetivos próprios com relação ao que ensinar e como ensinar os temas aos quais se dedicam. Mas, muitas vezes, as visitas a esses espaços são vistas como recurso complementar às atividades desenvolvidas em sala de aula, o que sinaliza que a relação entre o museu e a escola pode implicar em expectativas distintas de cada parte. O modelo teórico adotado nesse estudo é o Interacionismo Simbólico, associado à Abordagem Clínica da Informação; e o método de pesquisa é o estudo de caso. De natureza qualitativa, essa investigação foi desenvolvida em três etapas: 1) período exploratório, que visou proporcionar, por meio de visitas ao museu, nossa entrada no campo e a identificação de fontes de dados; 2) investigação focalizada, que consistiu na coleta sistemática de dados através de observação direta, entrevista semiestruturada e entrevista semiestruturada em grupo de foco e 3) análise e interpretação dos dados coletados e a escrita da tese de doutorado. Parte-se do pressuposto de que o significado da experiência informacional de visita ao MCM para os estudantes da educação básica não se restringe ao recebimento de informações ilustrativas dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, abrangendo significados não previstos. Os dados dessa investigação sinalizam que essa atividade repercutiu em campos mais subjetivos, que vão além do contato objetivo com o fato científico, evidenciando a integração entre a ciência, o eu e a vida cotidiana.
Abstract: This research is inserted in the field of studies of information users and sought to understand the informational experience of students of basic education who visit the exhibitions of the Museum of Morphological Sciences of the Federal University of Minas Gerais (MCM / UFMG), at the initiative of their school. The research aims to approach the informational experience of students as a phenomenon that lies between the expectations of the teachers who proposed the visit, the specificities of the educational practice in the museums, and the agendas / interests / goals of the education professionals of these institutions. Inaugurated in 1997, the Museum of Morphological Sciences aims to provide the public with the contact with the human body and its study, to arouse interest in the search for new concepts on health and human life, as well as demonstrate the importance of preserving it, with quality. Many science museums seek to present innovative educational proposals with their own objectives in relation to what to teach and how to teach the subjects to which they dedicate themselves. But often, visits to these spaces are seen as a complementary resource to the activities developed in the classroom, which indicates that the relationship between the museum and the school may imply different expectations for each part. The theoretical model adopted in this study is Symbolic Interactionism, associated to the Clinical Information Approach; and the research method is the case study. Of qualitative nature, this research was developed in three stages: 1) exploratory period, which aimed to provide, through visits to the Museum, our entry into the field and the identification of data sources; 2) focused research, which consisted of systematic data collection through direct observation, semi-structured interview and semi-structured interview in focus group, and 3) analysis and interpretation of the data collected and the writing of the doctoral thesis. It is assumed that the meaning of the informational experience of visiting the MCM for students of basic education is not restricted to the reception of information illustrative of the contents developed in the classroom, covering unanticipated meanings. The data from this research indicate that this activity has repercussions in more subjective fields, which go beyond the objective contact with the scientific fact, evidencing the integration between science, the "I" and daily life.
Assunto: Museus Aspectos educacionais
Ciência da Informação
Interacionismo simbólico
Museus Estudo de usuários
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B69EYF
Data do documento: 24-Ago-2018
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