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Type: Tese de Doutorado
Title: Da panela ao copo: a produção de cerveja caseira como prática de lazer
Authors: Alessandro Rodrigo Pedrosos Tomasi
First Advisor: Rafael Fortes Soares
First Referee: Alvaro Vicente Graça Truppel Pereira do Cabo
Second Referee: Coriolano Pereira da Rocha Junior
Third Referee: Jose Alfredo Oliveira Debortoli
metadata.dc.contributor.referee4: Regina Celi Fonseca Ribeiro
Abstract: Acompanhando um movimento americano e europeu denominado Renascimento da Cerveja (The Craft Beer Renaissance, no original), bem como o movimento Slow Food, no Brasil a produção de cervejas artesanais teve início nos anos de 1990 e, a partir daquela época, foi possível observar a abertura de inúmeras cervejarias, bem como o advento da produção caseira e o aumento no número de estabelecimentos que passaram a vender as cervejas artesanais. O estado de Minas Gerais seguiu este movimento e, até o período de construção deste texto, possuía 41 micro cervejarias registradas, com 15 cervejarias na região metropolitana de Belo Horizonte, considerada a Bélgica Brasileira, perdendo em produção de litros apenas para o estado de Santa Catarina, maior produtor nacional. Os anos de 2010 foram um marco para a produção de cerveja caseira, quando pôde ser observado um boom no engajamento desta atividade, o que despertou o interesse deste estudo e estabeleceu a pergunta: por que os indivíduos se engajam na produção de cerveja caseira como prática de lazer?. Neste estudo com características etnográficas, buscou-se observar e descrever aspectos desta prática de lazer, associando o acompanhamento e vivência pessoal da produção de cerveja caseira e entrevistas com cervejeiros, estabelecendo a leitura deste contexto a partir de três hipóteses iniciais: os cervejeiros caseiros, enquanto sujeitos práticos, são um grupo social, na medida em que possuem características comuns; a produção de cerveja caseira é uma ocupação na qual os sujeitos se engajam, a fim de estabelecer processos de enfrentamento a uma organização de sociedade alienante e excludente e; é uma ocupação que, como ocupação, é edificadora do sujeito, na medida em que o sujeito complexo em seus desejos e necessidades é o ator principal do processo pois, enquanto tal, se constrói na elaboração e execução de seu lazer. A produção de cerveja caseira, neste estudo, foi tratada então como ocupação, a partir do referencial proposto pelo núcleo de conhecimento da terapia ocupacional e; como um fenômeno social, a partir do referencial materialista histórico dialético, ambos intrincados na formação do pesquisador. Os resultados encontrados durante o processo corroboraram com as hipóteses: como fenômeno social, foi possível constatar que os produtores de cerveja se conformam como grupo social e que, como tal, possuem em características culturais comuns que permitem certa marca no mundo; que é uma prática essencialmente masculina, a despeito da história da produção de cerveja e; burguesa, dado o contexto necessário para o seu desenvolvimento. Como ocupação, foi possível concluir que os cervejeiros caseiros percebem esta atividade de lazer associada diretamente à sua práxis, ou seja, permeada de sentidos e significados, que faz parte da construção sócio histórica individual e coletiva de cada cervejeiro e que, como elemento central da vida, permite a ressignificação do processo de ser e estar no mundo.
Abstract: Following an American and European movement named The Craft Beer Renaissance, such as the Slow Food Movement, in Brazil the craft beer started in 90s and, from that time, it was possible to watch the opening of many breweries, rise up of homebrewering and increase of emporiums that sells craft beers. Minas Gerais state follow those movements and, until this text has been produced, had 41 microbreweries registered, with 15 of those located on Belo Horizontes Metropolitan Area, considered the Brazilian Belgium and losing in liters production only to Santa Catarina state, biggest Brazilian national craft beer producer. The years of 2010 was a boundary for homebrewering, when has been possible to observe a boom on the implication with this activity, which rouse the interest for this study and stablished the question: why do people implicate themselves on homebrewering as a leisure practice?. In this study, with ethnographic characteristics, it was sought to observe and to describe that leisure practice using attendance and personal living in homebrewering such as interviews with homebrewers, making the interpretations of those contexts from three hypotheses: homebrewers, as practical subjects, are a social group, according as common characteristics; homebrew is an occupation which people involve, to stablish coping processes against a alienating and excluding society and; is an occupation and, as occupation, helps to construct the complex subject, which, in his wishes and needs is the main actor of the leisure process cause, such it is, construct himself while live the leisure. Homebrew, in this study, has been treated as occupation, just like purposed by Occupational Therapy theoretical references and; as a social phenomenon, from dialectical historical materialism, both of them a part of researchers academic life. The results found in the research process agrees with the hypotheses: as a social phenomenon, has been concluded that the homebrewers are a social group and, such it is, have common cultural characteristics that allow an impression in the world; is essentially a male practice, instead history in homebrew; is bourgeois, from the necessary context to its development. As an occupation, it was possible to conclude that the homebrewers notice this leisure practice straightly associated with their praxis, surrounded of meanings, as an important piece of their social and historical construction, such individual as collective and, as central part of life, allows the redetermination of being in the world.
Subject: Lazer
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B69HB7
Issue Date: 30-Oct-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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