Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6HM8A
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1André Guimarães Brasilpt_BR
dc.contributor.referee1Cesar Geraldo Guimaraespt_BR
dc.contributor.referee2Anita Matilde Silva Leandropt_BR
dc.contributor.referee3Patricia Furtado Mendes Machadopt_BR
dc.creatorJulia Goncalves Declie Fagiolipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T00:05:25Z-
dc.date.available2019-08-13T00:05:25Z-
dc.date.issued2017-08-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B6HM8A-
dc.description.abstractAs a result of an intense political engagement, Chris Marker produces, in 1977, the first version of A Grin Without a Cat (Le fond de l´air est rouge), which he retakes three more times, in 1988, 1993 and 1998, in a total of four versions. The film gathers a vast assemble of archival images from the sixties and the seventies, since the Vietnam War until the military coup in Chile, in 1973, also going through students and workers movements, the Prague Spring in 1968, the guerrilla in Latin America, amongst other events. Taking A Grin Without a Cat as the central object of this thesis, we propose an investigation about the way the cinematographic work of Chris Marker is pervaded, at the same time, by his political engagement and by a thorough work of montage of the archival images. In a first approach to the film we seek to compare the first and the most recent versions, not only to apprehend the alterations in montage and in the commentaries, but also the main characteristics of Markers work that are shown in the other films made between 1977 and 1998. Then, it becomes crucial to understand the wider context of militant cinematographic production, from which Markers nourishes and dialogues with, as well as the theoretical formulations around what is known as militant cinema, engaged cinema and counter-information cinema. In our second approach to the film, we propose a detailed analysis of some extracts from two axis: the take and the retake. Our aim is to unfold these axes, identifying the origin of the images, characterizing its genetic and situational factors and, at the same time, naming the operations of montage made by Chris Marker. In our third and last approach, we have elaborated a map with the structural elements of A Grin Without a Cat, so that we could reveal how they demonstrate the relations between militancy and montage.pt_BR
dc.description.resumoFruto de um intenso engajamento político, O fundo do ar é vermelho (Le fond de l´air est rouge) é realizado por Chris Marker em 1977 e retomado outras três vezes, em 1988, 1993 e 1998, totalizando quatro versões. O filme reúne um vasto conjunto de imagens de arquivo dos anos 1960 e 1970, desde a Guerra do Vietnã até o golpe militar no Chile, em 1973, passando pelos movimentos estudantil e operário, pela Primavera de Praga, pelas guerrilhas na América Latina, dentre outros acontecimentos. Tomando como objeto central desta tese o filme O fundo do ar é vermelho, propomos uma investigação sobre a forma como a obra de Chris Marker é atravessada, ao mesmo tempo, pelo engajamento político e por um minucioso trabalho de montagem das imagens de arquivo. Em uma primeira aproximação ao filme, buscamos comparar as versões mais antiga e mais recente, com o intuito de apreender não só as alterações na montagem e nos comentários, mas também as características centrais da obra de Marker que se mostram evidentes nos filmes realizados entre 1977 e 1998. Em seguida, torna-se essencial conhecer o contexto da produção de cinema militante com a qual dialoga e da qual se nutre o trabalho de Marker, bem como as formulações conceituais em torno daquilo que se entende por cinema militante, cinema engajado e cinema de contra-informação. Numa segunda aproximação ao filme, propomos uma análise detalhada, imanente, de boa parte das sequências do filme a partir de dois eixos: a tomada e a retomada. Nosso objetivo é desdobrar esses eixos, identificando a proveniência das imagens, caracterizando seus aspectos genéticos e situacionais e, ao mesmo tempo, nomeando precisamente as operações de montagem realizadas por Chris Marker. Em uma terceira e última aproximação, elaboramos então um mapa dos elementos estruturantes dO fundo do ar é vermelho e, de modo a revelar como eles dão a ver a relação entre a militância e a montagem.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMontagempt_BR
dc.subjectImagens de arquivopt_BR
dc.subjectCinema militantept_BR
dc.subjectCinema documentáriopt_BR
dc.subjectChris Markerpt_BR
dc.subject.otherLe fond de l'air est rouge (Filme)pt_BR
dc.subject.otherDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subject.otherComunicaçãopt_BR
dc.subject.otherMarker, Chris, 1921-2012pt_BR
dc.titlePor que as imagens se põem a tremer?: militância e montagem em O fundo do ar é vermelho, de Chris Markerpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.julia_fagioli.pdf318.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.