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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Adolescentes e internet: o risco como aposta
Autor(es): Patricia da Silva Gomes
Primeiro Orientador: Nadia Laguardia de Lima
Primeiro membro da banca : Andrea Maris Campos Guerra
Segundo membro da banca: Daniela Teixeira Dutra
Terceiro membro da banca: Angela Maria Resende Vorcaro
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo investigar o estatuto das condutas de risco para os adolescentes na contemporaneidade. A investigação surgiu da escuta de jovens que participavam do projeto de pesquisa e extensão Conversação na escola: Adolescentes e Redes Sociais, vinculado ao Grupo de Pesquisa Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital, da UFMG. Esse projeto nasceu para responder a uma demanda escolar em função de queixas relativas ao uso excessivo e inadequado dos dispositivos eletrônicos. Na escuta dos jovens, chamou-nos a atenção o fato de relatarem situações que nos pareciam de risco, tais como conflitos que vivenciam na internet, comentários ofensivos, publicação de fotos íntimas de colegas, a invasão de hackers em seus perfis de jogos, as abordagens de desconhecidos nos chats de jogos e nas redes sociais, marcação de brigas pela internet, bem como o envolvimento em jogos do tipo desafio, como o da Baleia Azul, entre outros. Entretanto, muitas dessas situações eram consideradas por eles como perfeitamente normais e corriqueiras, levando-nos a interrogação sobre o caráter adjacente desses comportamentos. Nossa hipótese foi sustentada pelo apoio teórico da psicanálise a partir, principalmente, da leitura do Seminário 16, de um Outro ao outro, de Jacques Lacan (1968-1969/2008), e consiste na suposição de que na adolescência, o ato, que se manifesta por meio das condutas de risco, constitui-se como uma aposta na ex-sistência do Outro. Para esse estudo, partimos de um levantamento antropológico e histórico da adolescência, relacionando-o às condutas de risco, segundo a antropologia, e ao ato, na perspectiva psicanalítica. Em seguida, ao examinarmos as características da contemporaneidade, estabelecemos uma relação entre esses atos e o desvelamento da inconsistência do Outro em nossos dias.
Abstract: This research aims to investigate the status of risk behaviors for adolescents in the contemporary world. The research came from listening to young people who participated in the research and extension project "Conversation in school: Adolescents and Social Networks", linked to the Research Group "Beyond the Screen: Psychoanalysis and Digital Culture", UFMG. This project was created to respond to a school demand due to complaints about the excessive and inappropriate use of electronic devices. When listening to young people, we were struck by the fact that they reported situations that seemed risky to us, such as conflicts on the Internet, offensive comments, the publication of intimate photos of colleagues, hacking into their game profiles, approaches to strangers in game chats and social networks, scheduling "fights" over the internet, as well as involvement in challenge-type games such as the Blue Whale, among others. However, many of these situations were considered by them to be perfectly normal and ordinary, leading us to question the adjacency of these behaviors. Our hypothesis was supported by the theoretical support of psychoanalysis, mainly based on the reading of Jacques Lacan's Seminar 16, from Another to Another, and consists in the assumption that in adolescence, the act, which is manifested through risk behaviors, constitutes a bet on the ex-sistence of the Other. For this study, we start with an anthropological and historical survey of adolescence, relating it to risk behaviors, according to anthropology, and to the act, in the psychoanalytic perspective. Then, as we examine the characteristics of contemporaneity, we establish a relationship between these acts and the unveiling of the inconsistency of the Other in our day.
Assunto: Psicanálise
Internet
Adolescência
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B77EZ7
Data do documento: 26-Fev-2018
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