Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B78LY6
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dc.contributor.advisor1Francisco de Paula Antunes Limapt_BR
dc.contributor.referee1Raoni Barros Bagnopt_BR
dc.contributor.referee2Marcos Vinicius Bortoluspt_BR
dc.contributor.referee3Adson Eduardo Resendept_BR
dc.creatorYa Grossi Andradept_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:34:10Z-
dc.date.available2019-08-14T20:34:10Z-
dc.date.issued2018-10-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B78LY6-
dc.description.abstractReiki is a practice that has an unusual method because it is an energy technique that through the imposition of hands seeks to promote the relaxation and well-being of the patient. Even so, these characteristics did not impede its institutionalization by the Ministry of Health as complementary therapy through the National Policy of Integrative and Complementary Practices (PNPIC), nor its diffusion in hospitals. However, not every hospital achieves the "success" of the service by innovating in its services through the implementation of reiki, thus, this study was carried out in one of the rare cases of successful implementation of reiki in a public hospital, that since 2012, has the full schedule of patients who are referred by health officials. In this scenario, this study opens the black box of reiki care in order to answer how the technique got to diffuse in the study hospital. The theoretical basis was based on three approaches that guided the understanding of the development of an innovation: the Network Actor Theory, the Sociotechnical approach and the Social Constructivist approach. As a general guideline for the field research, Grounded Theory (GT) and the Ergonomic Work Analysis (EWT) principles were adopted. Open, semi-structured and self-confronting interviews were conducted, as well as general and systematic observations. In addition to the reikians, health officials, patients and the hospital director were also interviewed. The results indicate that only the institutional efforts to spread the technique are not sufficient for the reiki adherence in hospitals to be effective. In this way, innovation success should not be exclusively attributed to purely rational actions, such as raising awareness or showing the benefits of the technique. Paradoxically, the posture of the reiki followers can create obstacles for the diffusion of the therapy in hospital environment, so that the diffusion is a creative action that requires adaptations and transformations of the technique itself to deal with unforeseen situations of the new context. To conclude, two parallel movements were observed, starting from the work activity of the followers to reiki care, which can guide other ventures to achieve a better hospital diffusion. The first concerns the transition from the "mystical reikian" to the reikian who presents himself in a more neutral and standardized way; and the second, in the sense of delineating the identity of reiki, which goes from "good for everyone at any time" to a complementary therapy and consistent with the treatment of the specialties already existing in the hospital.pt_BR
dc.description.resumoO reiki é uma prática que possui um método pouco usual por ser uma técnica energética que através da imposição de mãos busca favorecer o relaxamento e o bem estar do paciente. Mesmo assim, essas características não impediram sua institucionalização pelo Ministério da Saúde como terapia complementar através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), nem sua difusão em hospitais. No entanto, nem todo hospital consegue o sucesso do empreendimento ao inovar em seus serviços através da implementação do reiki, assim, este estudo foi realizado em um dos raros casos de implementação bem-sucedida do reiki em hospital da rede pública que, desde 2012, possui a agenda cheia de pacientes que são encaminhados pelos funcionários da saúde. Nesse cenário este estudo abre a caixa preta do atendimento reiki no intuito de responder como a técnica conseguiu sua difusão no hospital do estudo. Utilizou-se como base teórica três abordagens que direcionaram o entendimento do desenvolvimento de uma inovação: a Teoria Ator Rede, a abordagem Sociotécnica e a abordagem Social Construtivista. Como orientação geral para a pesquisa de campo, adotou-se princípios da Grounded Theory (GT) e da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Foram realizadas entrevistas abertas, semiestruturadas e de autoconfrontação, bem como observações gerais e sistemáticas. Além dos reikianos, também foram entrevistados funcionários da saúde, pacientes e a diretora do hospital. Os resultados indicam que somente os esforços institucionais para difundir a técnica não são suficientes para que a adesão do reiki em hospitais seja efetiva. Desse modo, o sucesso da inovação não deve ser exclusivamente atribuído a ações puramente racionais, como conscientizar ou mostrar os benefícios da técnica. Paradoxalmente, a própria postura dos adeptos ao reiki pode gerar obstáculos para a difusão da terapia em ambiente hospitalar, de forma que a difusão é uma ação criativa que requer adaptações e transformações da própria técnica para lidar com situações imprevistas do novo contexto. Para concluir, observaram-se dois movimentos paralelos, que partem da atividade de trabalho dos adeptos ao atendimento reiki, que podem orientar outros empreendimentos a conseguirem uma melhor difusão hospitalar. O primeiro diz respeito à transição do reikiano místico ao reikiano que se apresenta de forma mais neutra e padronizada e, o segundo, no sentido de delinear a identidade do reiki, que passa do bom para todos e a qualquer momento para uma terapia complementar e coerente com o tratamento das especialidades já existentes no hospital.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPNPICpt_BR
dc.subjectAnálise Ergonômica do Trabalho (AET)pt_BR
dc.subjectreikipt_BR
dc.subjectdifusão de inovaçãopt_BR
dc.subjectglocalizaçãopt_BR
dc.subjectinovaçãopt_BR
dc.subject.otherInovação Tecnológicapt_BR
dc.subject.otherPropriedade intelectualpt_BR
dc.title"Aqui nem parece um hospital"...A inovação do atendimento hospitalar por meio de terapias complementares: o caso do reikipt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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