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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Organização para inovação substantiva e incremental por meio de ambidestria: evidências a partir de um estudo de caso brasileiro
Authors: Hélio Henrique de Matos
First Advisor: Ana Valeria Carneiro Dias
First Referee: Raoni Barros Bagno
Second Referee: Sandro Marcio da Silva
Abstract: As empresas estão cada vez mais dedicadas à inovação, no entanto, essas atividades, especialmente se tratando de inovações disruptivas, frequentemente são dispendiosas e com resultados em longo prazo, podendo levar a uma competição por recursos com as operações em andamento, estas, responsáveis pela manutenção da empresa em curto prazo. A chamada "ambidestria" é a capacidade organizacional de realizar simultaneamente "exploitation" e "exploration", explorando as habilidades existentes através de melhorias e inovação incremental, sem abandonar a exploração de novas oportunidades, através de inovações disruptivas/substantivas. Contudo, isso pode exigir diferentes estruturas organizacionais e contextos de trabalho. Assim, esta pesquisa objetivou analisar, do ponto de vista organizacional, como uma empresa ambidestra brasileira do setor automotivo se organiza e empreende esforços no desenvolvimento e balanceamento de exploitation e exploration. Foi realizado um estudo de caso único, com características longitudinais, qualitativo, não experimental e promoveu-se uma análise descritiva. Além disso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, buscando melhor compreender o fenômeno da ambidestria organizacional, seu conceito, tipos de aplicação e contextos. A coleta de dados se deu por entrevistas semiestruturadas com engenheiros, gerentes e analistas relacionados às áreas de inovação, desenvolvimento de produtos, engenharia e manufatura, bem como por conversas informais e análises documentais. Os resultados mostraram a existência de vários comportamentos ambidestros na organização da empresa. No entanto, a empresa não tem estruturas separadas para exploitation e exploration, apontando, portanto, a ausência de Separação Estrutural. Isso poderia se dar pela relação matrizsubsidiária existente quanto à inovação e a importância do conhecimento tácito neste setor. O processo de inovação é, geralmente, formalizado seguindo o modelo de Stage-Gates, e tanto a inovação incremental quanto a substantiva/disruptiva seguem o processo formal desenvolvido na sede. Entretanto, esporadicamente, a inovação incremental é conduzida informalmente dentro dos departamentos de engenharia. Nesse sentido, existe uma certa "Ambidestria Contextual", especialmente no trabalho dos engenheiros, que não vêem suas atividades diárias como exploitation, como de fato elas são. A presença de Estruturas Paralelas dentro da organização foi notada no trabalho dos engenheiros, que têm seu tempo formalmente dividido entre o desenvolvimento de projetos de exploration e as funções habituais de exploitation, bem como na atuação do departamento de Conceito e Integração do Veículo, que, além de desenvolver atividades de exploration, atua em parte do gerenciamento de projetos e nas atividades de exploitation executadas na Engenharia de Produto. Por fim, a abordagem longitudinal evidenciou um comportamento de Balanceamento Temporal devido à criação e subsequente desaparecimento de várias iniciativas de inovação, além da grande variação no número de funcionários dedicados às atividades de inovação ao longo do tempo. Uma contribuição relevante à literatura de ambidestria foi evidenciar como os comportamentos ambidestros se manifestam na prática, dentro da empresa analisada. A partir disso, notou-se a possibilidade de se apresentar diferentes comportamentos ambidestros em uma empresa, e mesmo no desenvolvimento de um único projeto, de acordo com o tipo e complexidade deste. Essa possível transição entre os tipos de ambidestria não é algo evidenciado na literatura, portanto, pode ser considerada uma contribuição pertinente desta pesquisa.
Abstract: Companies are increasingly dedicated to innovation, however, these activities, especially in the case of disruptive innovations, are often costly and have long-term results. It may lead to a competition for resources with ongoing operations, which are responsible for maintaining the company in the short term. The so-called "ambidexterity" is the organizational ability to simultaneously perform "exploitation" and "exploration", exploiting existing skills through incremental innovation and improvement, without abandoning the exploration of new opportunities through disruptive/substantive innovations. However, this may require different organizational structures and work contexts. Thus, this research aimed to analyze, from the organizational point of view, how an ambidextrous Brazilian company organizes and undertakes efforts in the development and balancing of exploitation and exploration. A single case study was done, with longitudinal characteristics, qualitative, non-experimental and a descriptive analysis was promoted. In addition, a systematic review of the literature was carried out, seeking to better understand the phenomenon of organizational ambidexterity, its concept, types of application and contexts. Data collection took the form of semi-structured interviews with engineers, managers and analysts related to the areas of innovation, product development, engineering and manufacturing, as well as informal conversations and documentary analysis. The results showed the existence of several ambidextrous behaviors in the organization of the company. However, the company does not have separate structures for exploitation and exploration, pointing, therefore, the absence of Structural Separation. This could be due to the existing matrix-subsidiary relationship regarding innovation and the importance of tacit knowledge in the automotive sector. The innovation process is usually formalized following the Stage-Gates model, and both incremental and substantive/disruptive innovation follow the formal process developed at headquarters. However, sporadically, incremental innovation is conducted informally within engineering departments. In this sense, there is a certain "Contextual Ambidexterity ", especially in the work of engineers, who do not see their daily activities as exploitation, as they really are. The presence of "Parallel Structures" within the organization was noticed in the work of the engineers, who have their time formally divided between the development of exploration projects and the usual functions of exploitation, as well as in the work of the Department of Concept and Integration of the Vehicle, which, in addition to developing exploration activities, acts in part in project management and in the exploitation activities carried out in Product Engineering. Finally, the "longitudinal" approach evidenced a Time Balancing" behavior due to the creation and subsequent disappearance of various innovation initiatives, in addition to the large variation in the number of employees dedicated to innovation activities over time. A relevant contribution to the ambidexteritys literature was to show how the ambidextrous behaviors manifest themselves in the practice, within the analyzed company. From this, it was noticed the possibility of presenting different ambidextrous behaviors in a company, and even in the development of a single project, according to its type and complexity. This possible transition between "types" of ambidexterity is not something evidenced in the literature, therefore, it can be considered a pertinent contribution of this research.
Subject: Inovação Tecnológica
Propriedade intelectual
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7BJ4G
Issue Date: 23-Mar-2018
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