Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CFAG
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosvita Kolb Bernardespt_BR
dc.contributor.referee1Lucia Gouvea Pimentelpt_BR
dc.contributor.referee2Geraldo Freire Loyolapt_BR
dc.creatorLismar Antônio Alves Santos Vilelapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T14:50:36Z-
dc.date.available2019-08-13T14:50:36Z-
dc.date.issued2018-07-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7CFAG-
dc.description.abstractThis article tells the historical background of a teacher from his childhood with his father artist, the photographic machine inherited, the experience with professional photography and his training as a teacher / artist and his eternal curiosity with photography, analyzes the results of work done with a photograph with elementary and middle school students from the State School Boa Vista in the city of Contagem / MG in the year 2017. Students who had an opportunity to discover photography and its history, and use it as an expressive medium representing the school and their social spaces, their social and affective relations, the nature that surrounds them, etc. Shoot the school, beyond the usual, show that students have creative potential with an object of habitual use the camera.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo narra o percurso histórico de um professor desde sua infância com seu pai artista, a máquina fotográfica herdada, a experiência com a fotografia profissional e sua formação como professor/artista e sua eterna curiosidade com a fotografia analisa os resultados de trabalhos feitos com fotografia com os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Boa Vista, na cidade de Contagem/MG, no ano de 2017. Alunos que tiveram uma oportunidade de descobrir a fotografia e sua história, e usá-la como um meio expressivo, representando a escola e seus espaços de convívio, suas relações sociais e afetivas, a natureza que cerca etc. Fotografar a escola, para além do habitual, mostra que os alunos têm um potencial criativo com um objeto de uso habitual, a câmera fotográfica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subject.otherFotografia Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherFotografia Narrativas pessoaispt_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titleFotografia e formação de si: memória, narrativa e docênciapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_em_forma_de_artigo_lismar_vilela.pdf4.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.