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dc.contributor.advisor1Renato Bortolotipt_BR
dc.creatorJoana Andrade Ramalho Pintopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T21:01:24Z-
dc.date.available2019-08-12T21:01:24Z-
dc.date.issued2018-09-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B7JKRD-
dc.description.abstractThe formation of habits involving ubiquitous technologies includes aspects of behavior related to perceptions, attention, emotion recognition and decision making that influence the preference for an application (app) during users interaction in a virtual environment. The present studyseeks to explore how behavioral and attentional biases influence mobile user experience while searching for specific visual stimuli. Recent research suggests that the affective value associated with visual stimuli can guide users' attention to emotionally relevant information by increasing engagement and frequency of app usage. Three experiments were designed, in total 55 subjects, apparently healthy, evaluated how positive reward stimuli can drive attention in visual searches using emotional faces and app icons. Were applied the Self-Assessment Manikin (SAM) and mplicit Relational Assessment Procedure (IRAP) to understand frequency and preference of apps usage and evaluate if these preferences would be predictive of how fast users find andinteract (visual search) while searching for emotional faces and preferred apps in an array of distractors stimuli. The visual search strategy was recorded by an eye tracking that measured the responses time, scanpaths and fixations of the eye movement. In Experiment 1, the resultsshowed that in a visual search for emotional faces, happy faces were located significantly faster than angry faces in an array of neutral faces used as distractors. In Experiments 2 and 3, implicit preference measures between apps were able to predict the difference in the speed of visual search in a matrix simulating a smartphone interface. These results suggest that behavioral interaction and attention can be modulated by the frequency usage and affective meaning of the stimulipt_BR
dc.description.resumoA formação de hábitos envolvendo tecnologias ubíquas inclui aspectos do comportamento relacionados às percepções, atenção, reconhecimento das emoções, tomada de decisõesinfluenciando a preferência por determinado aplicativo (app) durante a interação dos usuários em um ambiente virtual. O presente estudo procura explorar como vieses comportamentais de preferência e de orientação da atenção, relacionados a experiência de uso de apps em dispositivos móveis influenciam o desempenho na busca por estímulos visuais específicos. Pesquisas recentes sugerem que o valor afetivo associado a estímulos visuais pode orientar a atenção dos usuários para informações emocionalmente relevantes ampliando o engajamento e frequência de uso de aplicativos. Três experimentos foram desenvolvidos com a participação total de 55 sujeitos, aparentemente saudáveis, para avaliar como estímulos recompensadores positivos podem guiar a atenção em buscas visuais utilizando faces emocionais e ícones de apps. Foram aplicadas medidas explícitas (Self-Assessment Manikin SAM) e implícitas(Implicit Relational Assessment Procedure - IRAP) para medir frequência e preferência no uso de apps e avaliar se essas preferências seriam preditivas da rapidez do olhar na busca visual e interação em uma interface de smartphone. A estratégia de busca visual foi registrada por um eye tracking que mediu o tempo de respostas, sacadas e fixações do olhar durante a interação. No Experimento 1, os resultados mostram que numa busca visual por faces emocionais, as faces alegres foram localizadas significativamente mais rapidamente que faces raivosas em uma matriz de faces neutras utilizadas como distratores. Nos Experimentos 2 e 3, as medidas implícitas de preferência entre apps conseguiram prever a diferença na rapidez da busca visual em uma matriz simulando uma interface de smartphone. Esses resultados sugerem que o comportamento de interação e a atenção podem ser modulados pela frequência de uso e pelo significado afetivo dos estímulospt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtitudes implícitaspt_BR
dc.subjectBusca visualpt_BR
dc.subjectemocionaispt_BR
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectEstímulospt_BR
dc.subjectOrientação da atençãopt_BR
dc.subject.otherAplicativos móveispt_BR
dc.subject.otherNeurocienciaspt_BR
dc.subject.otherEstimulos sensoriaispt_BR
dc.subject.otherComportamentopt_BR
dc.titleMedidas implícitas de preferência por aplicativos em dispositivos móveis e o valor preditivo delas no desempenho de busca visualpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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