Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8JN34
Type: Tese de Doutorado
Title: Perfil do absenteísmo dos docentes da rede municipal de educação de Belo Horizonte (2011 a 2014)
Authors: Gioconda Machado Campos
First Advisor: Daisy Moreira Cunha
First Referee: Antonia Vitoria Soares Aranha
Second Referee: Deise de Souza Dias
Third Referee: Maria Auxiliadora Monteiro de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Jose Eustaquio de Brito
metadata.dc.contributor.referee5: Valeria Cristina de Oliveira
Abstract: A tese apresenta o perfil do absenteísmo dos professores municipais do ensino fundamental e da educação infantil da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG, nos anos 2011 a 2014. Iniciamos com uma análise estatística descritiva e longitudinal do fenômeno a partir dos dados sobre as licenças médicas periciadas pela medicina do trabalho, licenças de um dia não periciadas e faltas não justificadas e as variáveis sociodemográficas cargo de professor, sexo, faixa etária e tempo de trabalho. Os resultados demonstraram que o absenteísmo dos docentes é um fenômeno que se manifesta de modo intenso e frequente, com proporções semelhantes de ausentes e não ausentes ao longo dos quatro anos pesquisados. As categorias mais numerosas os professores municipais, as mulheres e os servidores com idade de 40 a 49 anos produziram mais turnos de afastamento e foram o que mais impactaram o absenteísmo. A metade dos servidores gerou até 10% dos afastamentos do trabalho, enquanto cerca de 77% do total de turnos de ausência de cada ano foi produzido por um quarto dos servidores. As licenças médicas e/ou as licenças de um dia foram as justificativas mais utilizadas, com 80% do total de turnos de ausência devido às licenças médicas, particularmente as de longa duração. O comportamento das ausências também respondeu à dinâmica da organização do trabalho escolar, da vida social e ao clima, às estações frias e quentes com seus impactos na saúde do servidor. As análises confirmam que há dimensões e razões diversas relacionadas ao absenteísmo, confirmando a sua multifatorialidade, conforme demonstraram as pesquisas consultadas. Por fim, entabulamos um diálogo do absenteísmo docente com a Ergologia, procurando compreender as articulações entre os professores, suas ausências do trabalho e as dramáticas do uso do corpo si por si e pelos outros, como tempos de regulação da vida que estando fora do trabalho, ausente, é simultaneamente tempo de vida no trabalho.
Abstract: This thesis presents a descriptive and longitudinal statistical analysis of the absenteeism of early childhood and elementary schools teachers of the Belo Horizontes Department of Education, State of Minas Gerais, Brazil, from 2011 to 2014. The research was based on medical leaves that was authorized by Occupational Medicine Department of Belo Horizonte City Hall, one-day leaves and unexcused absences. Some sociodemographic variables as age, gender and professional time as teacher were introduced to the database. The results showed that teachers absenteeism is a very common and widespread phenomenon all long the period of this study. Elementary school teachers, women and teachers aged 40 to 49 year old leaved work more frequently and affected absenteeisms rates. A half of teachers caused about 10% of job leaves while a quarter of teachers caused about 77% of work leaves. Medical and one-day leaves were the most commonly used justifications, caused 80% of total work absence in schools. The behavior of job leaves also responded to the dynamics of school organization, climate conditions and social life. The analyses confirmed that there are different motivations, dimensions and reasons that produce absenteeism and its multifactoriality, as shown in the many previous studies. Finally, we engaged a dialogue with Ergology and teacher absenteeism, trying to understand the connections between teachers, their work activity, job leaves and the use of oneself by oneself and by others, the dramatics due the debates of norms, as time of life regulation in/at work and out of work.
Subject: Professores Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte
Educação
Trabalho Aspectos fisiológicos
Absenteísmo (Trabalho)
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8JN34
Issue Date: 31-Jan-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
campos_gioconda_perfil_absente_smo_final_2018.pdf4.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.