Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8QJN8
Type: Tese de Doutorado
Title: Os grêmios escolares e os jornais estudantis: práticas educativas na Era Vargas (1930 - 1945)
Authors: Eliezer Raimundo de Souza Costa
First Advisor: Maria Cristina Soares de Gouvea
First Referee: Tarcisio Mauro Vago
Second Referee: Adalson de Oliveira Nascimento
Third Referee: Leonardo dos Santos Neves
metadata.dc.contributor.referee4: Norberto Dallabrida
Abstract: Através deste estudo apresento a inserção de práticas educativas oriundas do Movimento Escola Nova, cujo objetivo era formar a juventude brasileira em processos pedagógicos capazes de tornar-lhes indivíduos autônomos, segundo o modelo do self government. O período analisado foi a Era Vargas, 1930-1945, marcada por um processo de modernização em vários campos. Com relação à educação, foram abertas mais oportunidades de incorporação de novos setores da juventude, tanto no ensino secundário quanto no profissional. As produções estudadas foram levantadas na Escola Normal de Belo Horizonte, no Colégio Pedro II e no Instituto de Educação, ambos da cidade do Rio de Janeiro. Todas eram instituições públicas de ensino, sendo referência no seguimento em que se enquadravam (secundário ou normal). As práticas educativas analisadas foram as associações de estudantes, conhecidas como grêmios escolares, consideradas espaços de educação formal dentro da escola, porém atuando fora da sala de aula, e os seus recursos ou suportes de expressão - livros de grêmio, jornais e revistas estudantis. Foi priorizado estudo da escrita autoral dos estudantes reconhecendo que, conforme a proposição do Movimento Escola Nova, a ação educativa deveria ser do aluno sob orientação do professor. Considerando o contexto político característico da época, essa foi uma escrita de alguma maneira mediada, de forma explícita ou não. A interpretação de textos variados, como notícias, poesias, contos, crônicas, piadas, brincadeiras, relatórios, atas de reunião, possibilitou a construção de perfis através dos quais esses alunos apresentavam sua compreensão sobre ser estudante, moça, rapaz, negro, índio, branco, brasileiro, e como se preparavam para a vida adulta. Destacando que estavam inseridos em um contexto social e político marcado por fortes tensões entre a direita e a esquerda, sua produção escrita (autorizada pela escola) revelou afinidades mais à direita, com características conservadoras, sobretudo em um período no qual o país passava por intensos processos de modernização do seu quadro social e econômico. Essa escrita permitiu, por contraponto, o entendimento de que havia pensamentos e posicionamentos divergentes por parte dos estudantes, mesmo que não tivessem sido autores nas fontes analisadas. Contudo, este trabalho analisa prioritariamente os estudantes autores dos documentos em questão, deixando em aberto o estudo dos pensamentos e posicionamentos divergentes, conforme citado.
Abstract: Through this study we present the inclusion of educational practices arising from the New School Movement, whose aim was to form the Brazilian youth in educational processes that make them autonomous individuals, according to the self government model. The period analyzed was the Vargas Era, 1930-1945, marked by a process of modernization in various fields. Regarding education, they opened more opportunities to incorporate new youth sectors, both in secondary education and a professional. The studied productions were raised in the Escola Normal de Belo Horizonte, in the Colégio Pedro II and the Instituto de Educação, both from the city of Rio de Janeiro. All were public education, being a reference in the segment which fell (secondary or normal). Educational practices were analyzed with student associations, known as school alumni, considered formal education spaces within the school, but working outside the classroom, and their features or expression brackets - guild of books, newspapers and student journals. Was prioritized study of authorial writing of the students recognizing that, according to the proposal of the New School Movement, the educational action should be the student under Professor. Considering the characteristic political context of the time, this was written in some mediated way, explicitly or not. The interpretation of various texts, such as news, poetry, short stories, essays, jokes, pranks, reports, meeting minutes, enabled the construction of profiles through which these students presented their understanding of being a student, girl, boy, black, Indian, white, Brazilian, and how they prepared themselves for adulthood. Stressing that were inserted into a social and political context marked by strong tensions between the right and the left, their writing production (authorized by the school) revealed affinities far right, with conservative characteristics, especially in a period when the country was undergoing intense modernization process of their social and economic framework. This writing has, by contrast, the understanding that there were thoughts and divergent positions by the students, even if they had not been in the authors analyzed sources. However, this paper mainly analyzes the authors students of the documents in question, leaving open the study of thoughts and divergent positions, as mentioned.
Subject: Jornais na educação História
Movimentos estudantis História
Educação
Educação Historia
Participação estudantil na educação História
Brasil Política e governo 1930-1945
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B8QJN8
Issue Date: 23-Jun-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf5.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.