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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Fragmentos de um quadro ou o que as migalhas do cotidiano nos contam: prática votiva no mundo luso-brasileiro (séculos XVIII e XIX)
Autor(es): Weslley Fernandes Rodrigues
Primeiro Orientador: Eduardo Franca Paiva
Primeiro membro da banca : Rene Lommez Gomes
Segundo membro da banca: Magno Moraes Mello
Resumo: Este trabalho discute a prática votiva no mundo luso-brasileiro, nos séculos XVIII e XIX, a partir das coleções de ex-votos pintados existentes em Portugal e no Brasil, em uma perspectiva comparativa. Considerando a importância e a permanência dessa prática no culto católico, esta tese busca compreender como ela se localizou na relação entre a religiosidade vivida pela cristandade no período estudado e a tentativa da Igreja em normatizar o comportamento dos fiéis ao longo de sua história. Para efetivação dessa proposta, faz-se relevante entender oprocesso de renovação pelo qual a Igreja passou a partir do século XVI com a realização do Concílio de Trento. A historiografia da religião de forma recorrente afirma a importância desse momento para a atuação da instituição nos séculos seguintes tanto na Europa como no processode evangelização de outros povos. Entretanto, a importância das determinações de Trento é muitas vezes compreendida de forma apriorística, sem o esforço de perceber o impacto desses preceitos no cotidiano da cristandade. Dessa forma, em um primeiro momento, este texto busca analisar o significado dos decretos de Trento para o desenvolvimento da prática votiva. Assim, elegeram-se dois aspectos relacionados à prática votiva e que foram importantes matérias dediscussão ao longo da história do cristianismo: a representação artística das figuras sagradas e a possibilidade de intervenção dos santos no cotidiano dos fiéis. Objetiva-se, dessa maneira, analisar como essa expressão religiosa, efetivada pelos ex-votos pictóricos presentes primitivamente nas capelas e igrejas, dialogou com essas doutrinas e esses preceitos característicos do culto católico. É dessa maneira que se estrutura a tese: na primeira parte, relaciona-se a presença da figura dos santos nos ex-votos pintados luso-brasileiros com as resoluções da Igreja para a representação sacra utilizando-se a longa duração para a compreensão dessa relação; na segunda parte, a partir da leitura das histórias presentes nessas tábuas pintadas, investiga-se a importância da doutrina da comunhão dos santos utilizada pelos indivíduos como chave de leitura de um cotidiano permeado pelo nefasto e, para isso, recorrese à micro-história
Abstract: This study discusses votive practices in the Luso-Brazilian world in the 18th and 19th centuries from a comparative perspective, as based on existing Portuguese and Brazilian collections of ex-votos paintings. Considering its importance and endurance in Catholic worship, this practice is investigated in the present thesis in an attempt to understand the role it played in the relationship between Christendom religiosity in the aforementioned period and the Church's effort to normalize the behavior of faithful Catholics throughout history. To this end, an effective analysis entails understanding the process of renewal through which the Church passed from the sixteenth century onwards with the Council of Trent. Recurrently, the historiography of religion recognizes the importance of this moment for the Catholic organization the following centuries, both in Europe and in the process of evangelization ofother peoples. However, the importance of the Council of Trents resolutions is often understood a priori, without a proper observation of the impact these determinations had in the daily life of Christendom. This text therefore seeks to analyze the meaning of the Trent decrees in the development of votive practice. Two important votive practice-related aspects were thus chosen, namely: the sacred figure artistic representation and the potential intervention of the saints in the daily life of the faithful Catholics. The purpose of this thesis is therefore to analyzehow this religious expression, as materialized by the ex-votos paintings primitively showcased in chapels and churches, is associated with the doctrines and norms typical of Catholic worship. The thesis is structured as follows: the first part correlates the presence of saint figures in theLuso-Brazilian ex-votos paintings with the Churchs sacred representation resolutions, using long-term history for the understanding of such correlation; from the stories present in painted tablets, the second part resorts to microhistory to investigate the importance individuals attributed to the communion of saints doctrine, which was used as a key element to comprehend a daily life permeated by nefariousness
Assunto: Concílio de Trento
História
Ex-votos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B94M6K
Data do documento: 15-Out-2018
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