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dc.contributor.advisor1Yumi Garcia dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Nina Gabriela Moreira Braga Rosaspt_BR
dc.contributor.referee2Deise Luiza da Silva Ferrazpt_BR
dc.creatorFrancisco Zucchelli Lottpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T13:17:52Z-
dc.date.available2019-08-14T13:17:52Z-
dc.date.issued2018-06-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9AHZJ-
dc.description.abstractThe Pentecostalism was founded in the United States and spread all over the world, configuring a notable expansion into the third world. In Brazil this expansion occur in a continuous way through more than a century followed by a diminution of the catholic population. With the catholic decline follows a process of institutional decentralization of religion among the Protestants where it is remarkable the possibility of the foundation of new churches with great easiness. Besides that, the profit and the savings of money dont contradict the Pentecostal religions speech which is based on the Prosperity Theology. Taking as a beginning point the religion action as a rational action in which the experts of the mythical speech have a central role, we ask how is the social construction of the religiös musikalisch? Or in another way, what kind of work is the pastors work? This research shows how the routine of the pastors work is and discuss about their life history and their carrier. We show as well the incidence of formality and informality, their means of reward, the product of their work and the relation of the religious work with the secular work. To achieve that, our method was the observation with a composition of a field notebook in a nondenominational Pentecostal church in the circumscriptions of a suburb neighborhood located on the Belo Horizonte city. Also, we have made interviews of life story in which we give emphasis to life aspects of the subjects interviewed, focusing only the sufficient to make the themes of our interest in this research appear. We made four interviews with four pastors from two different churches. We conclude that the pastors work doesnt occur in a regulated relation and theres frequently observed a function deviation that is accepted by the pastors since its related with the church. Yet, we conclude that the product of the pastors work attach, in an inseparable way, the assistance to the low class population and the reproduction of a speech founded in the teleological conception of a dual view of the world that justifies the mitigation of the importance of the attribution of an ontology meaning to the material world.pt_BR
dc.description.resumoO pentecostalismo foi fundado nos Estados Unidos e se difundiu pelo mundo, configurando uma marcada expansão nos países ditos em desenvolvimento. No Brasil, essa expansão ocorre de forma contínua há mais de um século acompanhando um declínio da população católica. Com o declínio católico, ocorre um processo de descentralização institucional da religião dentre os ramos protestantes do cristianismo, onde é marcante a possibilidade de abertura de uma igreja com relativa facilidade. Além disso, a busca do lucro e acúmulo do dinheiro não contradiz o discurso religioso pentecostal, que é calcado na Teologia da Prosperidade. A partir do entendimento de que a ação religiosa deve ser entendida como uma ação racional que visa fins específicos e que são respondidos pelos peritos do discurso mítico, perguntamo-nos: como se constitui socialmente o ouvido musicalmente religioso?, ou de outra maneira, que tipo de trabalho é o trabalho dos pastores? Mostra-se como é a rotina do trabalho dos pastores, e discute-se sobre a sua história de vida e a sua carreira. Trata-se das marcas de formalidade ou informalidade, a forma de remuneração, o produto do trabalho do pastor assim como explora-se em que medida se dá a relação do trabalho sacerdotal com o mercado de trabalho em sentido amplo. Para tanto, a investigação foi realizada por meio de observação direta, com composição de caderno de campo, em uma igreja pentecostal não-denominacional nas circunscrições de um bairro periférico da cidade de Belo Horizonte. Também foram realizadas entrevistas de relato de vida nas quais buscamos levantar vários aspectos da trajetória dos entrevistados, direcionando (filtrando) apenas o suficiente para que os temas relacionados aos nossos interesses apareçam. Ao todo foram realizadas entrevistas com quatro pastores de duas igrejas diferentes. Observa-se que o trabalho do pastor não ocorre de forma regulamentada e frequentemente há desvio de funções, embora sejam aceitas facilmente pelos pastores desde que relacionadas de alguma forma com a manutenção da igreja. Observa-se ainda que o resultado do trabalho do pastor alia, de forma indissociável, a prestação de diversos tipos de assistência à população de baixa renda que constitui a população de freqüentadores destas igrejas com a reprodução de um discurso calcado em uma concepção teleológica de estrutura bimundana que justifica a mitigação da importância de um sentido ontológico para o mundo da carne.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPentecostalismopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subject.otherTrabalhopt_BR
dc.subject.otherPentecostalismopt_BR
dc.subject.otherSociologiapt_BR
dc.subject.otherReligiãopt_BR
dc.titleO trabalho dos pastores de igrejas pentecostais não denominacionaispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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