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dc.contributor.advisor1Telma de Souza Birchalpt_BR
dc.contributor.referee1Giorgia Cecchinatopt_BR
dc.contributor.referee2Joaosinho Beckenkamppt_BR
dc.contributor.referee3Marcos André Gleizerpt_BR
dc.contributor.referee4Cristiano Novaes de Rezendept_BR
dc.creatorAndrelino Ferreira dos Santos Filhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T07:52:11Z-
dc.date.available2019-08-13T07:52:11Z-
dc.date.issued2018-06-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9DHGM-
dc.description.abstractStudies on Spinoza's thinking have in recent years provoked a profound debate about the criticism and refusal of the notion of teleology. Although no scholar of the subject disagrees on the rejection of the finalism of a providentialist nature, in relation to man and other entities the scope of the critique of finalism is not clear, which has demanded the effort of the researchers in order to establish the precise limit of criticism to the final causes doctrine. In order to make explicit the issue and at the same time to assess the positions in terms of extracting the outline of an interpretative position, the examination and comparison between the main scholars of the finalism was established. By the end of this examination, following the position that approximates the Spinozas finalism of an Aristotelian legacy, the Aristotelian finalism was investigated, in order to specify its nature and, in accurate way, to return to the text of Spinoza to discuss the effectiveness of the presence of elements in favor of an internal finalism to corporeal entities in general. It is the defense of the finalism intrinsic to the physical nature that, despite the refusal of it ends in nature, it seems sustainable. At last, this work aimed at finding in Spinozas physics, that was presented in the second part of Ethics and the Principle of Cartesian Philosophy, the supporting elements that nature, in the specificity of its particular entities, accommodates, to some degree, evidence of the presence of elements that can be interpreted teleologically, although it can not be denied the finalist theory refusal. Therefore, this thesisargues that Spinoza does not refuse the internal finalism (ends in Nature), but he opposes to the idea of the ends of Nature (divine providence), what means that the refusal of the attribution of ends to the Natura naturans does not imply the refusal of the existence of ends intrinsic to the entities in the Natura Naturata.pt_BR
dc.description.resumoOs estudos acerca do pensamento de Espinosa têm suscitado nos últimos anos profundo debate acerca da crítica e recusa da noção de teleologia. A despeito de nenhum estudioso do tema discordar sobre repúdio ao finalismo de natureza providencialista, em relação ao homem e aos demais entes o alcance da crítica do finalismo não é claro, o que tem demandado esforço dos pesquisadores a fim de estabelecer o preciso limite da crítica à doutrina das causas finais. Para explicitar o problema e, ao mesmo tempo, valorar as posições em termos de extrair, já num primeiro momento, o esboço de uma posição interpretativa, estabeleceu-se o exame e o cotejo entre os principais estudiosos do finalismo. Ao final desse exame, seguindo a posição que aproxima o finalismo espinosano de um legado aristotélico, procedeu-se à investigação do finalismo aristotélico, a fim de precisar sua natureza e, de forma segura, voltar ao texto de Espinosa para discutir a efetividade da presença de elementos a favor de um finalismo interno aos entes corpóreos em geral. Trata-se da defesa do finalismo intrínseco à natureza física que, apesar da recusa de fins da Natureza, parece sustentável. Finalmente, espera-se encontrar no estudo da pequena física" apresentada na parte II da Ética e dos Princípios da filosofia cartesiana os elementos comprobatórios de que, embora não se possa negar a recusa da doutrina dos fins, a natureza, na especificidade de seus entes particulares, comporta, em algum grau, evidências da presença de elementos que podem ser interpretados teleologicamente. A tese defende, portanto, que Espinosa não recusa a finalidade interna (fins na Natureza), mas se opõe à ideia de fins da Natureza (providência divina). Quer dizer que a recusa da atribuição de fins à Natureza Naturante não implica a recusa da existência de fins intrínsecos aos entes na Natureza Naturada.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMecanicismopt_BR
dc.subjectDeterminismopt_BR
dc.subjectTeleologiapt_BR
dc.subjectCausalidadept_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subject.otherPeripatetismopt_BR
dc.subject.otherSpinoza, Benedictus de, 1632-1677pt_BR
dc.subject.otherFilosofiapt_BR
dc.subject.otherModernidadept_BR
dc.titleDo antifinalismo providencialista ao finalismo na natureza no pensamento de Espinosapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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