Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9JH3V
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Investigação do papel dos canais para Ca2+ sensíveis à voltagem, Cav2.2 e Cav1.2, e dos receptores de NMDA em um camundongo modelo da doença de Huntington, o BACHD
Autor(es): Flavia Rodrigues Silva
Primeiro Orientador: Fabiola Mara Ribeiro
Primeiro Coorientador: Luciene Bruno Vieira
Resumo: A doença de Huntington (DH) foi descrita inicialmente por George Huntington em abril de 1872, na revista norte-americana "Medical and Surgical Reporter, com o nome de coréia hereditária (Huntington, 1872). Trata-se de uma desordem neurodegenerativa de caráter autossômico dominante, caracterizada por sintomas de movimento involuntário do corpo, perda da função cognitiva, distúrbios psiquiátricos, levando o paciente inevitavelmente à morte (Young, 2003, Li and Li, 2004). A proteína huntingtina (Htt), apresentando uma expansão de mais de 37 poliglutaminas na região aminoterminal, é apontada como fator determinante para desenvolvimento desta doença (Group, 1993). Portanto, pacientes que apresentam a forma mutada da Htt irão, invariavelmente, desenvolver a DH (Group, 1993). A prevalência da DH é de 5 a 10 casos em cada 100.000 indivíduos (Smith et al., 2005).
Assunto: Toxinas
Modelos animais
Phoneutria nigrivente
Fármacos Neuroprotetores
Doença de Huntington
Bioquímica e Imunologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9JH3V
Data do documento: 4-Mai-2017
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_flavia_rodrigues_silva.pdf15.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.