Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9UN2B
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O rádio como agente de letramento literário de crianças: um estudo sobre o programa radiofônico Encontro Com Tia Leninha, da Rádio Nacional da Amazônia (1979-1999)
Authors: Simone Aparecida Neves
First Advisor: Ana Maria de Oliveira Galvao
First Referee: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Second Referee: Patrícia Coelho da Costa
Abstract: Este trabalho teve como objetivo compreender de que modo o programa radiofônico Encontro Com Tia Leninha, da Rádio Nacional da Amazônia, atuou como agente de letramento literário de crianças, especificamente as da região amazônica, no período compreendido entre 1979 e 1999. Para tanto, utilizamos, como fontes, áudios do programa e de radionovelas, scripts de radionovelas, livros de literatura infantojuvenil, entrevistas, cartas e comentários feitos por ouvintes em páginas de redes sociais. Todas essas fontes foram analisadas conforme referenciais teórico-metodológicos que auxiliam no tratamento específico de cada tipo de documento (escrito, sonoro, digital), possíveis graças ao movimento da História Cultural que ampliou e diversificou a noção de documento e fonte histórica. Procedemos à análise de conteúdo das fontes que nos permitiu a categorização e interpretação dos dados coletados de modo a dar, assim, inteligibilidade ao objeto de pesquisa proposto. Estudos sobre letramento e letramento literário, literatura infantil e juvenil, oralidade mediatizada e linguagem radiofônica, história da infância, do livro e da leitura basearam teoricamente a pesquisa. Os resultados obtidos apontam que o programa dedicava espaço significativo à literatura infantojuvenil, seja por meio de discos de histórias, seja por meio de radionovelas de autoria da produtora e locutora Helena Ardito Bortone ou adaptadas de livros infantojuvenis e ainda a leitura de outros livros. Nesse processo de adaptação da literatura infantojuvenil para o rádio, verificamos que a concepção de literatura de Helena Ardito Bortone era, predominantemente, aquela voltada para o ensino e a formação de uma criança e infância idealizadas. Entretanto, mesmo a literatura infantojuvenil assumindo o caráter pedagógico e/ou moralizante, acreditamos que o incremento de aspectos da linguagem radiofônica ampliava a dimensão estética da literatura, conquistando pessoas de diversas idades e localidades, muitas delas sem acesso à leitura literária. Assim, a pesquisa torna visível o importante papel desempenhado pelo rádio na construção da história da leitura no Brasil
Abstract: This work aims to understand how the radio program Encontro Com Tia Leninha, of Rádio Nacional da Amazônia, worked as a literary literacy agent for children, especially in the Amazon region, between 1979 and 1999. To do so, we analyzed records of the program and radio soap operas, children and young-adult books, interviews, letters, and comments written by listeners in social networks. These sources were analyzed using theoretical-methodological references on dealing with each specific type of document (written, audio, digital), thanks to the movement of Cultural History that amplified and diversified the notion of document and historic source. The content analysis allowed to categorize and interpret the data collected so as to understand the object of research proposed. The theoretical framework consisted of works on literacy and literary literacy, children and young-adult literature, mediatized orality and radio language, and the histories of childhood, book, and reading. The results show that the program opened a significant space for children and young-adult literature, be it through story records, through radio soap operas written by the producer and announcer Helena Ardito Bortone or adapted from books; or even through the reading of other books. In this process of literature adaptation to the radio, we can see that Helena Ardito Bortones concept of literature was, predominantly, one focused on the teaching and formation of an idealized child and childhood. However, even if the children and young-adult literature had a pedagogical and/or moral character, we believe that the extra features of radio language amplified the aesthetic dimension of literature attracting people from different ages and locations many of them with no access to literary reading. Thus, the research unveiled an important role played by the radio on the construction of the history of reading in Brazil
Subject: Leitura História
Rádio Nacional da Amazônia (Brasil) História
Educação
Literatura infanto-juvenil
Letramento
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9UN2B
Issue Date: 27-Aug-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
simone__disserta__o_vers_o_final.pdf5.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.