Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA6P5G
Type: Tese de Doutorado
Title: Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais
Authors: Vanessa Regina Eleuterio Miranda
First Advisor: Luciola Licinio de C P Santos
First Referee: Ines Assuncao de Castro Teixeira
Second Referee: Marlucy Alves Paraiso
Third Referee: Jose Eustaquio de Brito
metadata.dc.contributor.referee4: Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Abstract: O trabalho de pesquisa teve por objetivo analisar aspectos de um currículo de formação inicial de professoras da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como foco a formação docente para o trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais. Trata-se de um estudo de caso cujo lócus de investigação foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição que se destaca no meio acadêmico pela existência de diversas atividades ligadas à questão racial, seja no âmbito da militância e atuação política de parte de sua comunidade acadêmica, seja na produção e na difusão de conhecimentos sobre a temática, em suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. O estudo centrou-se nos currículos do Curso de Pedagogia (modalidade presencial), tendo como preocupação analisar como se dá a preparação de professores para o trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais, na formação inicial, bem como os interesses e as relações de poder envolvidas nas decisões e ações institucionais e de seus docentes para materializar esse percurso/aspecto formativo. Utilizando como metodologias a Análise de Conteúdo e a Análise Crítica do Discurso (ACD), a análise se concentrou no conjunto de documentos curriculares relativo ao curso em questãoe nas percepções e nos sentidos atribuídos, por parte dos professores e por estudantes do curso, à formação para trabalhar com a Educação das Relações Étnico-Raciais e, consequentemente, ao currículo
Abstract: The objective of the research work was to analyze aspects of a curriculum of initial formation of pre-school teachers and in the initial years of elementary school, focusing on teacher training for the work of Ethnic-Racial Relations Education. It is a case study whose research was achieve in the Federal University of Minas Gerais (UFMG), an institution that stands out in the academic environment for the existence of several activities related to the racial issue, be it in the scope of militancy and political action of part of its academic community, or in the production and diffusion of knowledge on the subject, in its teaching, research and extension activities. The study focused on the curricula of the Pedagogy Course (face-to-face modality), with the aim of analyzing how to prepare teachers for work with the education of ethnic-racial relations, initial formation, as well as interests and relationships of power involved in the decisions and institutional actions and of their teachers to materialize this course/formative aspect. Using as analysis methodologies Content Analysis and Critical Discourse Analysis (ACD), the analysis focused on the set of curricular documents relatedto the course in question and on the perceptions and senses attributed, by teachers and students of the course, to the training to work with Ethnic-Racial Relations Education and, consequently, the curriculum
Subject: Educação Relações etnicas
Educação Relações raciais
Professores Formação
Educação
Educação de crianças
Professores Formação Currículos
Antropologia educacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA6P5G
Issue Date: 29-Jan-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_vers_o_final_vanessa_eleut_rio___janeiro_2019.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.