Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA6P5G
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Formação de professores para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais |
Authors: | Vanessa Regina Eleuterio Miranda |
First Advisor: | Luciola Licinio de C P Santos |
First Referee: | Ines Assuncao de Castro Teixeira |
Second Referee: | Marlucy Alves Paraiso |
Third Referee: | Jose Eustaquio de Brito |
metadata.dc.contributor.referee4: | Antonio Carlos Rodrigues de Amorim |
Abstract: | O trabalho de pesquisa teve por objetivo analisar aspectos de um currículo de formação inicial de professoras da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como foco a formação docente para o trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais. Trata-se de um estudo de caso cujo lócus de investigação foi a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição que se destaca no meio acadêmico pela existência de diversas atividades ligadas à questão racial, seja no âmbito da militância e atuação política de parte de sua comunidade acadêmica, seja na produção e na difusão de conhecimentos sobre a temática, em suas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. O estudo centrou-se nos currículos do Curso de Pedagogia (modalidade presencial), tendo como preocupação analisar como se dá a preparação de professores para o trabalho com a Educação das Relações Étnico-Raciais, na formação inicial, bem como os interesses e as relações de poder envolvidas nas decisões e ações institucionais e de seus docentes para materializar esse percurso/aspecto formativo. Utilizando como metodologias a Análise de Conteúdo e a Análise Crítica do Discurso (ACD), a análise se concentrou no conjunto de documentos curriculares relativo ao curso em questãoe nas percepções e nos sentidos atribuídos, por parte dos professores e por estudantes do curso, à formação para trabalhar com a Educação das Relações Étnico-Raciais e, consequentemente, ao currículo |
Abstract: | The objective of the research work was to analyze aspects of a curriculum of initial formation of pre-school teachers and in the initial years of elementary school, focusing on teacher training for the work of Ethnic-Racial Relations Education. It is a case study whose research was achieve in the Federal University of Minas Gerais (UFMG), an institution that stands out in the academic environment for the existence of several activities related to the racial issue, be it in the scope of militancy and political action of part of its academic community, or in the production and diffusion of knowledge on the subject, in its teaching, research and extension activities. The study focused on the curricula of the Pedagogy Course (face-to-face modality), with the aim of analyzing how to prepare teachers for work with the education of ethnic-racial relations, initial formation, as well as interests and relationships of power involved in the decisions and institutional actions and of their teachers to materialize this course/formative aspect. Using as analysis methodologies Content Analysis and Critical Discourse Analysis (ACD), the analysis focused on the set of curricular documents relatedto the course in question and on the perceptions and senses attributed, by teachers and students of the course, to the training to work with Ethnic-Racial Relations Education and, consequently, the curriculum |
Subject: | Educação Relações etnicas Educação Relações raciais Professores Formação Educação Educação de crianças Professores Formação Currículos Antropologia educacional |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA6P5G |
Issue Date: | 29-Jan-2018 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tese_vers_o_final_vanessa_eleut_rio___janeiro_2019.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.