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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Gestão de riscos em compras governamentais: estudo de caso na Central de Compras do Governo de Minas Gerais
Autor(es): Laysse Fernanda Macedo dos Santos
Primeiro Orientador: Ricardo Silveira Martins
Primeiro membro da banca : Ivan Beck Ckagnazaroff
Segundo membro da banca: Mauro César da Silveira
Resumo: As compras governamentais estão expostas aos mais diversos riscos, como licitações desertas ou fracassadas, erros na especificação técnica do objeto a ser adquirido e falhas na pesquisa de mercado. Tendo em vista esse cenário, há um imperativo para a implementação de práticas de gestão de riscos em compras públicas, a fim de identificar os riscos e reduzir a exposição aos riscos e suas consequências. Corroborando com essa perspectiva, este estudo visa compreender como os riscos presentes nos processos de aquisição de bens e serviços são gerados e gerenciados no âmbito da Administração Pública brasileira. Foi realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa e que utilizou o método do estudo de caso. O campo empírico escolhido foi a Central de Compras do Governo de Minas Gerais. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados grupos focais. Os dados coletados foram analisados mediante a análise de conteúdo. Os resultados indicam que a maior parcela dos riscos identificados é gerada a partir de causas internas aos órgãos e entidades públicas e decorrem principalmente de três fontes: (1) de falhas humanas, (2) da ausência de processos organizacionais claros e bem definidos e (3) das inconsistências nas ferramentas de tecnologia. Os resultados também demonstram que os órgãos e as entidades públicas são os principais detentores das estratégias de mitigação para reduzir a vulnerabilidade encontrada nas aquisições de bens e serviços.
Abstract: Public purchases are exposed to the most diverse risks, such as, deserted or failed bids, errors in the technical specification of the object to be acquired and failures in market research. In view of this scenario, there is an imperative for the implementation of risk management practices in public procurement, in order to identify the risks and reduce the exposure to risks and their consequences. Corroborating this perspective, this study aims to understand how the risks present in the processes of acquisition of goods and services are generated and managed within the scope of the Brazilian Public Administration. An exploratory, qualitative research was carried out using the case study method. The empirical field chosen for the case study was the Procurement Central of the Government of Minas Gerais. Focal groups were used as a data collection instrument. The data collected were analyzed through content analysis The results indicate that most of the identified risks are generated from internal causes to public bodies and entities and are mainly derived from three sources: (1) human failures, (2) lack of clear and well defined organizational processes, and 3) of the inconsistencies in the technology tools. The results also demonstrate that public agencies and entities are the main holders of mitigation strategies to reduce the vulnerability found in the procurement of goods and services.
Assunto: Administração de risco
Compras (Serviço público) Minas Gerais
Administração pública Minas Gerais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7G4T
Data do documento: 27-Nov-2018
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