Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7MN9
Type: Tese de Doutorado
Title: Análise contrastiva das estratégias de resistência das crianças frente à regulação dos adultos em uma instituição de educação infantil brasileira e duas colombianas
Authors: Joaquim Ramos
First Advisor: Maria de Fatima Cardoso Gomes
First Co-advisor: Alexander Ruiz Silva
First Referee: Alexander Ruiz Silva
Second Referee: Maria Ines Mafra Goulart
Third Referee: Sandro Vinicius Sales dos Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Maria Carmen Silveira Barbosa
metadata.dc.contributor.referee5: Vanessa Ferraz Almeida Neves
Abstract: O presente trabalho vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Doutorado Latino-Americano, foi produzido em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia), com o objetivo de compreender, de modo contrastivo, as estratégias de regulação e resistência de adultos e crianças em três instituições de educação infantil: uma brasileira e duas colombianas. Para a sustentação da argumentação, foram utilizados autores da Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1993, 1998, 2007, 2009, 2010, 2017, 2018; PINO, 2000; FREITAS, 2003; SOUZA, 1995; NEVES, 2010; GONZALES-REY, 2014, 2015), da Antropologia (GEERTZ, 1973, 2001, 2008, 2009; GREEN, DIXON, ZAHARLICK, 2005), da Sociologia das Interações (GOFFMAN, [1961] 2005, 2011, 2011b), da Análise do Discurso (BAKHTIN, 2003, 2006, CASTANHEIRA, 2010, GOMES, DIAS, VARGAS, 2017). Para a produção do material empírico, a pesquisa etnográfica foi realizada, de março a dezembro de 2016, em uma Unidade Municipal de Educação Infantil, no município de Belo Horizonte (Brasil) e de agosto a dezembro de 2017, em duas instituições de educação infantil de Bogotá, na Colômbia, perfazendo um total de 325 horas. Além da observação participante, realizamos roda de conversa com as crianças, entrevista com os adultos, desenhos produzidos pelas crianças para discussões dos assuntos de interesse da investigação, registros fílmicos, fotográficos e anotações em cadernos de campo. Observamos que na instituição brasileira, os tempos e os espaços destinados aos brinquedos e às brincadeiras foram comprometidos em função de obras no parquinho e por diferentes formas de regulação e resistência dos adultos, centradas no castigo. Nas duas instituições de educação infantil colombianas apesar da existência dialógica nas relações entre adultos e crianças também foram observadas algumas poucas formas de regulação e de resistência. Contudo, como forma de contrapor as regulações impostas pelos adultos, as crianças dos dois países criavam formas explícitas e implícitas de resistência que, por sua vez, regulavam, também, as ações dos adultos. Assim, numa perspectiva dialética, percebemos nas regulações dos adultos, formas de resistência às regulações/ações das crianças que se revestiam de resistência às diferentes formas de disciplinamentos. Portanto, temos o entendimento de que, nas interações sociais e nas relações dialógicas com os diferentes sujeitos, as vivências das crianças se ampliam e a cultura do meio em que elas estão inseridas se reflete e refrata em suas ações. Sendo assim, mais do que em ações concretas, nos diferentes eventos analisados, as crianças demonstraram que a capacidade de resistir e regular se encontra nos diferentes signos como mediadores semióticos na fantasia e na imaginação
Abstract: El presente trabajo - vinculado al Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Minas Gerais - Doctorado Latinoamericano, fue producido en asociación con la Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia), con el objetivo de comprender, de modo contrastivo, las estrategias de regulación y resistencia de adultos y niños en tres instituciones de educación infantil: una brasileña y dos colombianas. Para la sustentación de la argumentación, fueron utilizados autores de la Psicología Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 1993, 1998, 2007, 2009, 2010, 2017, 2018; PINO, 2000; FREITAS, 2003; SOUZA, 1995; NEVES, 2010; GONZALES-REY, 2014, 2015; GREEN, DIXON, ZAHARILICK, 2005), de la Antropología (GEERTZ, 1973, 2001, 2008, 2009; GREEN, DIXON, ZAHARLICK,2005), de la Sociología de las Interacciones (GOFFMAN, [1961] 2005, 2011, 2011b), del Análisis del Discurso (BAKHTIN, 2003, 2006, CASTAÑHEIRA, 2010; GOMES, DIAS, VARGAS, 2017). Para la producción del material empírico, la etnografia fue realizada, de marzo a diciembre de 2016, en una Unidad Municipal de Educación Infantil, en el municipio de Belo Horizonte (Brasil) y de agosto a diciembre de 2017, en dos instituciones de educación infantil de Bogotá, en la Colombia, totalizando 325 horas. Además de la observación participante, se realizaron rueda de conversación con los niños, entrevista con los adultos, dibujos producidos por los niños para discusiones de los asuntos de interés de la investigación, registros fílmicos, fotográficos y anotaciones en cuadernos de campo. En la institución brasileña, los tiempos y los espacios destinados a los juguetes y los juegos se han comprometidos en función de obras en el parquinho y por diferentes formas de regulación e resistencia dos adultos, centradas en el castigo. En las dos instituciones de educación infantil colombianas, aún que houbera la existencia dialógica en las relaciones entre adultos y niños, también se observaron algunas pocas formas de regulación y resistencia. Sin embargo, como forma de contraponer a esas regulaciones, los niños de los dos países creaban formas explícitas e implícitas de resistencia que muchas veces regularon también las acciones de los adultos. Así, desde una perspectiva dialéctica, percibimos en las regulaciones de los adultos, formas de resistencia a las regulaciones/acciones de los niños que se resistían a las diferentes formas de disciplinamientos. Por lo tanto, tenemos el entendimiento de que, en las interacciones sociales y en las relaciones dialógicas com los diferentes sujetos, las vivencias de los niños se amplían y la cultura del medio en que ellas están, se refleja y refratan en sua acciones. Siendo así, más que en acciones concretas, en los diferentes eventos analizados, los niños demostraron que la capacidad de resistir y regular se encuentra en los diferentes signos como mediadores semióticos en la fantasía y la imaginación
Subject: Educação pre-escolar
Educação Brasil
Psicologia educacional
Conflito de gerações
Professores e alunos
Educação Colômbia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA7MN9
Issue Date: 11-Dec-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_final_encadernada.pdf4.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.