Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8FMQ
Type: Tese de Doutorado
Title: O impacto da implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) no desempenho organizacional das empresas reconhecidas no prêmio mineiro da qualidade
Authors: Christiane de Miranda e Silva Correia
First Advisor: Reynaldo Maia Muniz
First Referee: Carlos Alberto Goncalves
Second Referee: Marcio Augusto Goncalves
Third Referee: Daniel Jardim Pardini
metadata.dc.contributor.referee4: Evaldo Ferreira Vilela
Abstract: Para alcançar resultados estratégicos, as organizações buscam aumentar a competitividade e garantir a sobrevivência com a implantação de modelos de gestão que deem suportem às melhorias dos processos e ao atendimento das necessidades dos stakeholders. A tese traz as principais contribuições sobre desempenho organizacional, modelo de gestão e prêmios de qualidade no Brasil e no mundo. São apresentados o histórico e os requisitos de modelos de gestão adotados nos principais prêmios de qualidade. O modelo utilizado neste trabalho é o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) que constitui um modelo sistêmico adotado por inúmeras organizações e foi construído sob uma base de fundamentos essenciais à obtenção da excelência do desempenho. Buscou-se identificar como evoluiu e qual foi o impacto no desempenho organizacional com a implantação do Modelo de Excelência da Gestão® e o reconhecimento no Prêmio Mineiro de Qualidade. Este trabalho adota como abordagem a Pesquisa Qualitativa e descreve por meio de estudo de casos múltiplos a intervenção e o contexto na vida real do impacto da implantação do modelo de gestão e do reconhecimento no Prêmio no desempenho organizacional especialmente frente aos stakeholders. Foi realizado censo com envio de questionário a todas as organizações reconhecidas de 2003 a 2015 e, em um segundo momento, foram realizadas entrevistas não estruturadas com algumas organizações e stakeholders e levantamento de dados secundários. Com a análise dos dados da pesquisa, foi possível evidenciar que a implantação do MEG e a participação no PMQ contribuem para o alcance de resultados e, consequentemente, o atendimento às necessidades dos stakeholders. De maneira geral, os stakeholders confirmam que houve impacto nos resultados e que perceberam por meio das mudanças e das melhorias implantadas nas organizações. A implantação do modelo de gestão ocorreu paralelamente com outras metodologias de gestão como, por exemplo, a ISO 9001 e o Balanced Scorecard que contribuíram também para a melhoria do desempenho organizacional.
Abstract: In order to achieve strategic results, organizations look for increasing of competitiveness and survival with the implementation of management models that support process improvements and also satisfy the needs of stakeholders. This thesis presents the main contributions of organizational performance, management models and quality awards in Brazil and worldwide. We present the history and management models requirements adopted in major quality awards. The model analyzed in this work is the Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) which is a systemic model adopted by numerous Brazilian organizations. This model is based on essential fundamentals to achieve the performance excellence. We sought to identify how was the evolution and impact on organizational performance with the implementation of the Modelo de Excelência da Gestão® and recognition in Prêmio Mineiro da Qualidade. This work adopts the approach to qualitative research and describes with Case Study the intervention and context in real life of the model management implementation impact and the recognition in organizational performance, especially towards to the stakeholders. It was conducted a census with a questionnaire sent to all recognized organizations from 2003 to 2015, and in the second phase were conducted unstructured interviews with organizations and stakeholders and collection of secondary data. With the analyses of the survey data, we evidence that the implementation of MEG and participation in PMQ contributes to achieve results and thus satisfy the needs of stakeholders. In general, stakeholders confirm that there was an impact on the results and perceived with changes and improvements implemented in organizations. The implementation of management model occurred at the same time with other management methodologies such as ISO 9001 and Balanced Scorecard which also contributed to the achievement of organizational performance.
Subject: Administração
Comportamento organizacional
Gestão da qualidade total Prêmios
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8FMQ
Issue Date: 29-Jun-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_final_ata.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.