Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8NP7
Type: Tese de Doutorado
Title: A emergência da educação infantil e o trabalho docente: um estudo da rede pública de ensino no norte do Tocantins
Authors: Arinalda Silva Locatelli
First Advisor: Livia Maria Fraga Vieira
First Referee: Adriana Maria Cancella Duarte
Second Referee: Monica Correia Baptista
Third Referee: Aparecida Neri de Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Débora Teixeira de Mello
Abstract: Compreendemos que a definição da importância da Educação Infantil, presente nas bases legais, mediante inúmeros documentos publicados nas duas últimas décadas, bem como as importantes mudanças na construção da política pública de Educação Infantil, trouxeram outros tantos desafios, que exigem novas avaliações e novas respostas. Nosso objetivo, então, foi analisar o trabalho e a profissão docente na Educação Infantil, considerando o processo de expansão das políticas educacionais para essa etapa da educação básica e a realidade dos sujeitos docentes (professores e monitores) nas escolas municipais da região norte do estado do Tocantins. Orientamo-nos pela perspectiva sociológica do trabalho, isto significa dizer que o compreendemos como uma construção histórica e social, que se dá em um contexto de conflitos e tensões. Enquanto caminho metodológico, o estudo propôs a realização de uma abordagem dialética da temática, adotando-se o método quantitativo-qualitativo de análise. A pesquisa partiu de duas categorias analíticas, trabalho e profissão, organizadas em dois eixos temáticos: 1) a docência como trabalho e 2) a docência como profissão. O primeiro eixo centrou-se nos aspectos mais objetivos da docência, envolvendo discussões acerca das atividades desenvolvidas, dos recursos e da infraestrutura que os sujeitos docentes dispõem e como está estruturada suas carreiras profissionais em termos de formas de contratação, remuneração, progressão. O segundo eixo analisou os seus aspectos mais subjetivos, envolvendo discussões como a profissionalidade docente, a feminilização e feminização do magistério e o cuidado como uma categoria social na Educação Infantil. O campo de pesquisa foi a microrregião do Bico do Papagaio, localizada no norte do estado do Tocantins, centrando-se em dois de seus municípios, Tocantinópolis e Araguatins. A pesquisa aportou-se em dois tipos de fontes: a documental e a empírica. Para a primeira, foram analisados documentos oficiais, com diferentes níveis de abrangência, tendo como delimitação temporal as duas últimas décadas. Quanto à fonte empírica, utilizamos entrevistas realizadas com as Secretárias Municipais de Educação dos municípios escolhidos, com os (as) Gestores (as) ou responsáveis pelas escolas visitadas e nos questionários aplicados a 137 sujeitos docentes atuantes em turmas de Educação Infantil nos meios rural e urbano dos municípios citados. Partimos da compreensão e constatação de que há uma emergência da Educação Infantil enquanto política educacional, atestada por meio do seu reordenamento jurídico, que institui essa etapa da educação como um direito da criança, com quadro de ampliação do atendimento às crianças de 0 a 5 anos de idade, ocorrido nas últimas duas décadas. Nesse sentido, nossa tese é de que a consecução desse direito vem se implementando numa conjuntura em que a valorização profissional e as condições de trabalho não se efetivam no mesmo compasso. Fato que produz obstáculos para que esses profissionais ampliem sua capacidade de influir sobre o próprio fazer pedagógico e sua carreira, bem como para que eles possam constituir-se, individualmente e socialmente, como integrantes do corpo profissional do magistério
Abstract: We understand that the definition of the importance of Early Childhood Education, present in the legal bases, through numerous documents published in the last two decades, as well as the important changes in the construction of the public policy of Early Childhood Education, brought many other challenges, requiring new assessments and new answers. Our objective, then, was to analyze the work and the teaching profession in Early Childhood Education, considering the process of expansion of educational policies for this stage of basic education and the reality of teachers (teachers and monitors) in municipal schools in the northern region of the state of Tocantins. We orient ourselves by the sociological perspective of the work, this means to say that we understand it as a historical and social construction, that occurs in a context of conflicts and tensions. As a methodological path, the study proposed the realization of a dialectical approach to the thematic, adopting the quantitative-qualitative method of analysis. The research came from two analytical categories, work and profession, organized in two thematic axes: 1) teaching as a work and 2) teaching as a profession. The first axis focused on the most objective aspects of teaching, involving discussions about the activities developed, the resources and the infrastructure that the teachers have and how their professional careers are structured in terms of hiring, remuneration and progression. The second axis analyzed its more subjective aspects, involving discussions such as teacher professionalism, feminization and feminization of teaching and care as a social category in Early Childhood Education. The field of research was the micro-region of Bico do Papagaio, located in the north of the state of Tocantins, focusing on two of its municipalities, Tocantinópolis and Araguatins. The research was based on two types of sources: documentary and empirical. For the first, official documents were analyzed, with different levels of coverage, having as temporal delimitation the last two decades. As for the empirical source, we used interviews conducted with the Municipal Secretaries of Education of the chosen municipalities, with the Managers or responsible for the schools visited and the questionnaires applied to 137 teaching subjects active in children's education classes in the rural and of the cities mentioned. We start from the understanding and verification that there is an emergency of Early Childhood Education as an educational policy, attested by its legal reordering, which establishes this stage of education as a right of the child, with a framework for expanding care for children from 0 to 5 years in the last two decades. In this sense, our thesis is that the attainment of this right is being implemented in a context in which professional valorization and working conditions do not take place at the same time. This fact creates obstacles for these professionals to increase their ability to influence their own pedagogical practice and their career, as well as for them to be individually and socially constituted as members of the professional body of the teaching profession
Subject: Professoras Formação
Professores Formação
Educação Políticas públicas
Educação
Professores de educação pré-escolar Formação
Mulheres na educação
Educação e Estado Tocantins
Educação Políticas públicas Tocantins
Educação de crianças
Professores alfabetizadores Formação
Educação e Estado
Professores Condições de trabalho Tocantins
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8NP7
Issue Date: 27-Nov-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
locatelli_arinalda_versao_final.pdf4.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.