Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8PTQ
Tipo: Tese de Doutorado
Título: O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente
Autor(es): Juliana Batista Faria
Primeiro Orientador: Julio Emilio Diniz Pereira
Primeiro Coorientador: Daniel Hugo Suárez
Primeiro membro da banca : Daniel Hugo Suárez
Segundo membro da banca: Magali Aparecida Silvestre
Terceiro membro da banca: Inês Ferreira de Souza Bragança
Quarto membro da banca: Rosane Cassia Santos e Campos
Quinto membro da banca: Ines Assuncao de Castro Teixeira
Resumo: Esta tese é fruto de uma pesquisa narrativa de abordagem autobiográfica e biográfica em educação que objetiva investigar narrativamente como se formam os sujeitos participantes do Projeto Imersão Docente do Centro Pedagógico (CP) da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para tanto, dediquei-me a indagar, reconstruir e interpretar suas experiências de formação nesse projeto. O Projeto Imersão Docente vem sendo desenvolvido desde o ano de 2011 e sua concepção inicial parte de uma ideia de residência pedagógica cujo objetivo é propiciar a formação de futuros professores (estudantes das distintas licenciaturas da UFMG) por meio de sua imersão no contexto de uma escola de ensino fundamental da universidade, com o exercício de atividades integradas ao cotidiano da mesma e que são orientadas por professores atuantes na instituição. Os sujeitos em imersão docente cujas experiências de formação são reconstruídas narrativamente pela pesquisa são um licenciando e uma licencianda participantes desse projeto, bem como uma professora do CP que o investiga, daí as dimensões biográfica e autobiográfica da pesquisa, respectivamente. Em sua abordagem autobiográfica, a tese narra uma história-dehistórias que entrelaça vida pessoal, profissional e acadêmica, explorando núcleos de sentidos como o naufrágio, o baile e a narrativa da pesquisa. Em sua abordagem biográfica, a tese narra duas histórias-de-histórias que entrelaçam vivências do Projeto Imersão Docente a outros tempos e espaços de formação do licenciando e da licencianda, explorando núcleos de sentidos como as relações de intimidade com os educandos, a construção de trilhas da docência e o abraço à Faculdade de Educação. A produção dos relatos de experiência de formação se realiza por meio de um tipo de análise narrativa que conjuga a indagação e a reflexão pedagógicas dos mundos escolar e acadêmico ao trabalho hermenêutico de indagação e interpretação dos núcleos de sentidos da experiência, tomando por referência as vivências da pesquisadora em processos de Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas. A tese também ensaia uma forma de análise narrativa que visa contribuir para que sejam nomeadas, potencializadas e colocadas em debate público possíveis dimensões formativas do Projeto Imersão Docente
Abstract: La tesis resulta de una investigación narrativa de enfoque autobiográfico y biográfico en educación que objetiva investigar narrativamente cómo se forman los sujetos participantes en el Proyecto Inmersión Docente del Centro Pedagógico (CP) de la Escuela de Educación Básica y Profesional de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG). Para eso, la estrategia fue ndagar, reconstruir e interpretar sus experiencias de formación en ese proyecto. El Proyecto Inmersión Docente se desarrolla desde el año 2011 y su concepción inicial parte de una idea de residencia pedagógica cuyo objetivo es propiciar la formación de futuros profesores (estudiantes de los distintos cursos de grado que forman profesores en la UFMG) a través de su inmersión en el contexto de esa escuela de enseñanza primaria de la universidad, con el ejercicio de actividades integradas a su cotidiano y que son orientadas por profesores que actúan en la institución. Los sujetos en inmersión docente cuyas experiencias de formación son reconstruidas narrativamente en la investigación son un estudiante y una estudiante de grado que participaron en ese proyecto y una profesora del CP que hace la investigación, de ahí las dimensiones biográfica y autobiográfica de la investigación, respectivamente. En su abordaje autobiográfico, la tesis narra una historia-de-historias que entrelaza vida personal, profesional y académica, explorando núcleos de sentidos como el naufragio, el baile y la narrativa de la investigación. En su abordaje biográfico, la tesis narra dos historias-de-historias que entrelaza vivencias del Proyecto Inmersión Docente a otros tiempos y espacios de formación de la estudiante y del estudiante, explorando núcleos de sentidos como las relaciones de intimidad con los alumnos, la construcción de sendas de la docencia e el abrazo a la Facultad de Educación. La producción de los relatos de experiencia de formación se da mediante un tipo de análisis narrativo que conjuga indagación y reflexión pedagógicas de los mundos escolar y académico al trabajo hermenéutico de interpretación de los núcleos de sentidos de la experiencia, teniendo en cuenta las vivencias de la investigadora en procesos de Documentación Narrativa de Experiencias Pedagógicas. La tesis también ensaya una forma de análisis narrativo que visa contribuir para que sean nombradas, potencializadas y colocadas en debate público posibles dimensiones formativas del Proyecto Inmersión Docente
Assunto: Biografia em educação
Professores Formação
Análise narrativa do discurso
Educação
Ambiente de sala de aula
Ambiente escolar
Residência pedagógica
Autobiografia em educação
Prática de ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8PTQ
Data do documento: 13-Abr-2018
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