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dc.contributor.advisor1Shirley Aparecida de Mirandapt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Alberto Oliveira Goncalvespt_BR
dc.creatorSusy Rocio Contento Lozanopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T18:46:12Z-
dc.date.available2019-08-14T18:46:12Z-
dc.date.issued2017-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-BAGPLW-
dc.description.abstractConsiderando que la historia de las/os ancestras/os africanos que llegaron al territorio americano ha sido apagada sistemáticamente por el sistema moderno colonial, este proyecto surgió a partir de la inquietud sobre las estrategias para que han sido utilizadas para revertir ese apagamiento por medio de una mirada crítica al conocimiento que se nos ha transmitido y que al final de cuentas es un conocimiento eurocentrado (WALSH, 2008; SANTOS, 2009; QUIJANO, 2009). El objetivo fue analizar la construcción y desarrollo del proyecto etnoeducativo de la comunidad de origen palenquero, San José de Uré- Colombia, y ver el lugar de las memorias revitalizadas en la producción de conocimiento dentro de la escuela. Para lo cual se procedió a la observación participante dentro de la comunidad durante cuatro meses, acompañando las actividades escolares, las fiestas religiosas y actividades extracurriculares de algunas/os profesoras/es. De esa manera se observaron algunos elementos en la construcción del proyecto etnoeducativo, como el papel del Movimiento Social Afrocolombiano en la organización de la comunidad y algunos dilemas del proyecto como el hecho de las/os profesoras/es ser de fuera o dentro de la comunidad, lo que permitió evidenciar que la implementación del proyecto etnoeducativo supone una tensión entre dos lógicas de saber diferentes y en cierta medida antagónicas, en la medida que los saberes tradicionales han estado apagados históricamente dentro de la lógica de la colonialidad del poder. En ese sentido la Cátedra de Estudios Afrocolombianos y la etnoeducación corresponderían en la producción de contra-narrativas posiblespt_BR
dc.description.resumoConsiderando que a história das/os ancestrais africanas/os que chegaram ao território do continente americano tem sido sistematicamente apagada pelo sistema moderno colonial, este projeto surgiu a partir da inquietação sobre as estratégias que tem sido utilizadas, para reverter esse apagamento por meio de um olhar crítico sobre o conhecimento que tem sido transmitido para nós, e, que ao fim de contas é um conhecimento eurocentrado (WALSH, 2008; SANTOS, 2009; QUIJANO, 2009). Objetivou-se analisar a construção e desenvolvimento do projeto etnoeducativo na comunidade de origem palenquero San José de Uré- Colômbia, e ver o lugar das memórias revitalizadas na produção de conhecimentos dentro da escola. Para tanto se procedeu à observação participante dentro da comunidade durante quatro meses, acompanhando as atividades escolares, as festas religiosas e atividades extracurriculares de algumas, e de alguns docentes. Desse modo observaram-se alguns elementos na construção do projeto etnoeducativo, como o papel do Movimento Social Afrocolombiano na organização da comunidade, e alguns dilemas do projeto como o fato das/os professoras/es serem de fora ou de dentro da comunidade, o que permitiu evidenciar que a implementação do projeto etnoeducativo supõe uma tensão entre duas lógicas de saber diferentes, e em certa maneira antagônicas, na medida que os saberes tradicionais tem estado historicamente apagados dentro da lógica da colonialidade do poder. Nesse sentido a Cátedra de Estudos Afrocolombianos e a etnoeducação corresponderiam na produção de contra-narrativas possíveispt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfrocolombianospt_BR
dc.subjectProjeto Etnoeducativopt_BR
dc.subjectPalenquept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectCátedra de Estudospt_BR
dc.subject.otherEducação Relações etnicaspt_BR
dc.subject.otherEducação Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherPatrimônio culturalpt_BR
dc.subject.otherMulticulturalismo Colômbiapt_BR
dc.subject.otherMemória coletiva Colômbiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação Colômbiapt_BR
dc.subject.otherEducação interculturalpt_BR
dc.subject.otherDiscriminação na educaçãopt_BR
dc.titleO lugar da memória palenquera: análise da experiência etnoeducativaem San José de Uré-Colômbia, à luz do pensamento decolonialpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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