Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BALHMR
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Mulheres de seus corpos e de suas crenças: relações de gênero, práticas mágico-religiosas e Inquisição no mundo português (1541-1595)
Autor(es): Marcus Vinícius Reis
Primeiro Orientador: Junia Ferreira Furtado
Primeiro membro da banca : Vanicleia Silva Santos
Segundo membro da banca: Ronaldo Vainfas
Terceiro membro da banca: Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga
Quarto membro da banca: Angelo Adriano Faria de Assis
Resumo: A problemática central desta tese é sustentada pela presença majoritária de mulheres entre os indivíduos que foram processados pelo Tribunal do Santo Ofício português durante os anos de 1541 a 1595, cuja motivação consistiu nos supostos pactos diabólicos realizados por essas mulheres e juridicamente interpretados sob o delito da feitiçaria. Esse contexto corresponde à primeira grande onda de perseguição protagonizada pela Inquisição portuguesa acerca das práticas mágico-religiosas, interpretadas pelos inquisidores como pertencentes ao universo da feitiçaria e das relações com o Diabo. Sendo assim, esta tese pretende investigar como, no período demarcado, algumas mulheres processadas por esse Tribunal a partir do delito da feitiçaria, performatizaram as suas identidades de gênero através da fama de feiticeiras que construíram ao longo de suas vidas, o que tornou possível para que as malhas inquisitoriais tenham alcançado as suas trajetórias. As análises se baseiam em treze processos, em que as Rés são: Beatriz Borges, Brites Frazão, Brites Marques, Catarina de Faria, Inácia Gomes, Ana Álvares (Ana do Frade), Clara de Oliveira, Margarida Lourenço, Simoa de São Nicolau, Maria Gonçalves, Margarida Carneiro Magalhães, Violante Carneiro e Felícia Tourinho. Defende-se como hipótese o argumento de que a construção dessas identidades possibilitou a essas mulheres feiticeiras construírem reconhecimento social e relativos espaços de autonomia, ainda que inseridas em um contexto misógino e patriarcal. Diante da dispersão cronológica e geográfica desses processos, o conceito de História Atlântica sob a abordagem cis-atlântica é empregado neste trabalho por possibilitar a compreensão das práticas mágico-religiosas sob uma ótica conectada, pertencente ao Sistema Atlântico, bem como dos elos estabelecidos entre essas feiticeiras. Ademais, esta tese está ancorada no conceito de gênero, considerando-o como importante categoria histórica capaz de proporcionar ao pesquisador compreender que as práticas sociais nesse contexto foram marcadas por padrões de masculinidade e feminilidade e por relações de gênero pautadas por uma heteronormatividade compulsória. Seguindo estas escolhas teóricas e metodológicas, acredita-se que este trabalho contribuirá para as análises interessadas em definir um olhar mais aproximado a respeito das dinâmicas de gênero cujo fenômeno da feitiçaria, incluindo aí os seus personagens, estiveram vinculados.
Abstract: The starting point for this thesis was the finding that women made up the majority among the individuals who were prosecuted by the Portuguese Holy Office from 1541 to 1595, whose motivation consisted in the presumed diabolical pacts performed by these women and legally interpreted under the crime of witchcraft. This context corresponds to the first great wave of persecution carried out by the Portuguese Inquisition on magical-religious practices, interpreted by the inquisitors as belonging to the universe of witchcraft and relations with the Devil. Thus, this thesis intends to investigate how, during the period in question, some women prosecuted by the Office from the crime of witchcraft, performed their gender identities through the fame as witches that have been built throughout their lives, which made it possible for the Inquisition to reach their trajectories. The analyzes are based on thirteen processes, in which the defendants are: Beatriz Borges, Brites Frazão, Brites Marques, Catarina de Faria, Inacia Gomes, Ana Álvares (Ana do Frade), Clara de Oliveira, Margarida Lourenço, Simoa de São Nicolau, Maria Gonçalves, Margarida Carneiro Magalhães, Violante Carneiro and Felícia Tourinho. The hypothesis is that the construction of these identities enabled these women witches to build social recognition and relative spaces of autonomy, even if inserted in a largely misogynist and patriarchal context. In view of the chronological and geographical dispersion of these processes, the concept of Atlantic History - under the cis-Atlantic approach - is used in this work because it allows the understanding of the magical-religious practices under a connected view belonging to the Atlantic System, as well as the established links among these witches. Moreover, this thesis is anchored in the concept of gender, considering it as an important historical category capable of providing the researcher with an understanding that social practices in this context were marked by patterns of masculinity and femininity and by gender relations based on a compulsory heteronormativity. Following these theoretical and methodological choices, it is believed that this work will contribute to the analyzes interested in defining a closer look at the gender dynamics whose phenomenon of witchcraft, including its characters, might be intertwined.
Assunto: Portugal História Séc XVI
Mulheres
Inquisição Portugal
História
Relações de gênero
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BALHMR
Data do documento: 18-Dez-2018
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
reis__marcus._mulheres_de_seus_corpos_e_de_suas_cren_as__tese_..pdf3.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.