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Tipo: Tese de Doutorado
Título: O caminho das flores: estudo econológico sobre a "Escola de Artes do Rio das Mortes" eo modelo intencional de encomenda - Minas Gerais (c. 1785-c.1841)
Autor(es): Kellen Cristina Silva
Primeiro Orientador: Célio Macedo Alves
Primeiro membro da banca : Magno Moraes Mello
Segundo membro da banca: Rene Lommez Gomes
Terceiro membro da banca: Leticia Martins de Andrade
Resumo: Tendo como ponto de partida a mobilidade espacial do pintor mineiro Joaquim José da Natividade, este trabalho tem como finalidade apresentar um panorama da arte pictórica produzida na região da Comarca do Rio das Mortes, em Minas Gerais, na virada do século XVIII para o XIX, levando em consideração o papel da imagem para essa sociedade oitocentista, o lugar social ocupado pelos oficiais das tintas, o ensino e aprendizagem nos ateliês, a ação das irmandades como patrocinadoras de obras artísticas, além de salientar aspectos iconográficos das imagens produzidas. Levanto a hipótese da existência de uma escola artística na região da Comarca do Rio das Mortes, onde acredito terem interagido os pintores Manuel Victor de Jesus, Venâncio José do Espírito Santo e Joaquim José da Natividade, expoentes daquilo que denomino como Cultura Visual do Rio das Mortes. Por meio da trajetória de Natividade, artista que tem nas flores produzidas um de seus principais cacoetes, busco compreender como as dinâmicas de mestiçagens contribuíram para a ascensão de mestiços talentosos a cargos de ordenança. Analiso também a iconografia produzida na região, levando em consideração o Modelo Intencional de Encomenda, que propiciava a representação de imagens religiosas com aspectos sociais dos mais variados. A hipótese defendida aqui é de que os artistas mestiços alcançavam lugares distintos na sociedade mineira oitocentista por meio do reconhecimento do talento em realizar as mais variadas pinturas. Atrelada a essa hipótese, temos a possibilidade do ensino e aprendizagem da arte, que contribuiu para o surgimento de estilos regionais, como a escola de artes do Rio das Mortes, foco dessa pesquisa. Tento demonstrar ao longo da tese as relações sociais que permeavam todo o processo de realização da encomenda artística, neste caso, a imagem produzida em forma de pintura.
Abstract: Based on the spatial mobility of the painter Joaquim José da Natividade, this work aims to present a panorama of the pictorial art produced in the region of Rio das Mortes County, Minas Gerais, at the turn of the 18th century to the 19th century, taking into account the role of the image for this nineteenth century society, the social place occupied by the painters, the teaching and learning in the workshops, the action of the brotherhoods as sponsors of artistic works, as well as highlighting iconographic aspects of the images produced. I raise the hypothesis of the existence of an "art school" in the region of Rio das Mortes County, where I believe that the painters Manuel Victor de Jesus, Venâncio José do Espírito Santo and Joaquim José da Natividade have been interacting, exponents of what I call "Visual Culture of Rio das Mortes". Through the trajectory of Natividade, an artist who has in the flowers produced one of his main manner, I try to understand how the dynamics of miscigenation contributed to the rise of talented crossbreeds to military positions. I also analyze the iconography produced in the region, taking into account the Intentional Model of Order, which allowed the representation of religious images with the most varied social aspects. The hypothesis defended here is that the crossbreed artists reached distinct places in nineteenth-century Minas Gerais society by recognizing their talent in performing the most varied paintings. Linked to this hypothesis, we have the possibility of teaching and learning of art, which contributed to the emergence of regional styles, such as the "arts school" of Rio das Mortes, the focus of this research. I try to demonstrate throughout the thesis the social relations that permeated the whole process of realizing the artistic order, in this case, the image produced in the form of painting.
Assunto: Pintura
História
Arte
Minas Gerais História
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BALHUV
Data do documento: 17-Mai-2018
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