Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BALJSD
Type: Tese de Doutorado
Title: Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness para universitários com sintomas leves e moderados de depressão, ansiedade e estresse
Authors: Alessandra de Fatima Almeida Assumpcao
First Advisor: Makilim Nunes Baptista
First Co-advisor: Carmem Beatriz Neufeld
First Referee: Carolina Saraiva de Macedo Lisboa
Second Referee: Cristiano Mauro Assis Gomes
Third Referee: Marcela Mansur Alves
Abstract: Altos índices de sintomas depressivos, ansiosos e de estresse em estudantes universitários têm sido uma preocupação na literatura mundial, principalmente devido aos prejuízos advindos da falta de detecção e tratamento adequado para os estudantes com essas psicopatologias. Tais problemas apresentam impactos na vida acadêmica, social, familiar e econômica dos estudantes ocasionando em perda de produtividade, dificuldade nos relacionamentos interpessoais e danos financeiros. Observa-se a necessidade de intervenções que minimizem alguns desses impactos e que aumentem a qualidade de vida dessa população. A literatura internacional aponta como tratamento promissor as Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBMs). Na literatura brasileira, todavia, não foram encontrados estudos com as IBMs para a população universitária. A partir desse cenário, objetivou-se na presente tese (1) avaliar por meio de uma revisão sistemática de literatura os principais achados das IBMs para estudantes universitários com sintomas de depressão, ansiedade e estresse; (2) adaptar um protocolo de intervenção para a realidade brasileira de uma IBM denominada Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT); (3) criar um protocolo de estudo para a testagem do programa por meio de um ensaio clínico randomizado (RCT); (4) avaliar a viabilidade do programa para a população-alvo e por fim (5) avaliar a eficácia do MBCT para universitários com sintomas leves e moderados de depressão, ansiedade e de estresse. Para tanto, no artigo 1 objetivou-se avaliar a eficácia das IBMs para essa população-alvo por meio de uma revisão sistemática de literatura. No Apêndice E é possível verificar o protocolo na íntegra e as adaptações feitas no MBCT para a realidade brasileira. No artigo 2 foi descrito um protocolo de estudo com a metodologia adotada no RCT. No artigo 3 analisou-se a viabilidade do desenvolvimento do RCT. E, por fim, no artigo 4 foi realizado o RCT com estudantes universitários recrutados e atendidos no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os estudantes da graduação e da pós-graduação com sintomas leves e moderados de depressão, ansiedade e estresse, após passarem por entrevista de elegibilidade, foram randomizados em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). O GE aconteceu durante seis semanas com uma sessão semanal de 90 minutos enquanto o GC ficou na fila de espera. Após as seis semanas de intervenção o GC recebeu o tratamento. Algumas medidas foram avaliadas antes da intervenção, depois da intervenção e três meses após a intervenção. Como desfecho primário foram medidos os níveis de depressão, ansiedade e estresse pelo Inventário de Depressão de Beck-II, pelo Inventário de Ansiedade de Beck e pela Escala de Estresse Percebido respectivamente. Avaliaram-se como desfechos secundários a autoestima e a qualidade de vida com os instrumentos Escala de Autoestima de Rosenberg e a Pesquisa de Saúde de 12 Itens. Dentre os resultados obtidos observou-se que a intervenção MBCT apresentou uma redução estatisticamente significativa nos sintomas de depressão no pós-teste, e os ganhos do tratamento foram mantidos no follow-up de 3 meses após a intervenção com tamanhos de efeito. Além disso, a intervenção também apresentou aumento estatisticamente significativo nos níveis de qualidade de vida (componente MCS) no pós-teste e no follow-up. Os resultados encontrados sugerem que o MBCT pode ajudar os estudantes universitários a aprender como lidar com sintomas de depressão, e melhorar a qualidade de vida.
Abstract: High rates of depressive, anxious and stress symptoms in university students have been a concern in the world literature, mainly due to the damages resulting from the lack of adequate detection and treatment for students with these psychopathologies. Such problems have an impact on students' academic, social, family and economic life, resulting in loss of productivity, difficulties in interpersonal relationships and financial damage. It is observed the need for interventions that minimize some of these impacts and that increase the quality of life of this population. The international literature points to Mindfulness-Based Interventions (IBMs) as a promising treatment. In the Brazilian literature, however, no studies were found with the IBMs for the university population. From this scenario, the objective of this thesis was (1) to evaluate through a systematic literature review the main findings of the IBMs for university students with symptoms of depression, anxiety and stress; (2) to adapt an intervention protocol for the Brazilian reality of an IBM called Cognitive Therapy Based on Mindfulness (MBCT); (3) create a study protocol for program testing through a randomized controlled trial (RCT); (4) to evaluate the program's feasibility for the target population and (5) to evaluate the efficacy of MBCT for university students with mild and moderate symptoms of depression, anxiety and stress. To do so, in article 1 we aimed to evaluate the efficacy of IBMs for this target population through a systematic literature review. In Appendix E it is possible to verify the protocol in its entirety and the adaptations made in the MBCT to the Brazilian reality. In article 2 a study protocol was described with the methodology adopted in the RCT. In article 3 the viability of the development of the RCT was analyzed. Finally, in article 4, the RCT was carried out with university students recruited and attended at the Applied Psychology Service (SPA) at the Faculty of Philosophy and Human Sciences (FAFICH) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG). Graduation and postgraduate students with mild and moderate symptoms of depression, anxiety, and stress, after undergoing an eligibility interview, were randomized to an experimental group (GE) and control group (CG).The EG happened for six weeks with a weekly session of 90 minutes while the GC was queued. After the six weeks of intervention, the CG received the treatment. Some measures were evaluated before the intervention, after the intervention and three months after the intervention. As a primary endpoint, the levels of depression, anxiety and stress were measured by the Beck-II Depression Inventory, the Beck Anxiety Inventory, and the Perceived Stress Scale, respectively. Self-esteem and quality of life were evaluated as secondary outcomes with the Rosenberg Self-Esteem Scale instruments and the 12-Item Health Survey. Among the results, it was observed that the MBCT intervention showed a statistically significant reduction in the symptoms of depression in the post-test, and treatment gains were maintained at the 3-month follow-up after intervention with effect sizes. Besides, the intervention also showed a statistically significant increase in the quality of life levels (MCS component) in the post-test and follow-up. Findings suggest that MBCT can help college students learn how to deal with depression symptoms, and improve quality of life.
Subject: Terapia cognitiva
Stress (Psicologia)
Depressão mental
Ansiedade
Psicologia
Estudantes universitários
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BALJSD
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_de_doutorado_alessandra_assump__o.pdf3.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.