Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BB6VQJ
Type: Tese de Doutorado
Title: Marcelo Rezende, um apresentador performático: telejornalismo policial e celebrização
Authors: Fabiola Carolina de Souza
First Advisor: Vera Regina Veiga Franca
First Referee: Simone Maria Rocha
Second Referee: Paula Guimarães Simões
Third Referee: oão Batista de Macedo Freire Filho
metadata.dc.contributor.referee4: Lígia Campos de Cerqueira Lana
Abstract: O objetivo deste estudo é analisar a performance do apresentador do telejornal policial Cidade Alerta e seu diálogo com elementos da cultura popular e sua estética. Também buscaremos identificar os diferentes papéis desempenhados por Marcelo Rezende; como ele se posiciona e é posicionado nos diferentes contextos interativos; quais valores e representações emergem nestas relações. Além disso, propomos observar a trajetória profissional de Marcelo Rezende a fim de identificar como esta contribui para consolidá-lo como uma figura de referência no telejornalismo policial nacional. Neste estudo, olhamos para o Cidade Alerta como uma produção popular, que dialoga com a cultura popular urbana dando visibilidade às classes populares e seus modos de vida. Nosso trabalho parte do estudo de caso do Cidade Alerta e também de programas de entretenimento da Rede Record em que Marcelo Rezende aparece. Adotamos performance, interação e enquadramento como conceitos operadores, sendo nossa análise dividida em dois eixos: análise da estrutura e do conteúdo e análise da performance. Identificamos Marcelo Rezende como um apresentador performático devido à sua capacidade de reconhecer e propor enquadres, orientando sua performance de acordo com cada situação. O apresentador dialoga com o universo popular principalmente a partir de um tratamento melodramático dos acontecimentos, que produz uma leitura do mundo a partir de uma polarização entre bem e mal; ao se posicionar como defensor das classes populares, assumindo o papel de mediador entre o povo e o poder público; ao reforçar valores como a família, a religiosidade, a justiça, a masculinidade. Além disso, o apresentador reconfigura o modo de apresentação do Cidade Alerta, ao investir em elementos de humor, que quebram a tensão das narrativas dramáticas. Observando a trajetória de Rezende, identificamos uma mudança no status do apresentador, que se torna figura de referência não só no telejornal, como no cenário midiático, sendo convocado a se posicionar não só sobre os problemas que afligem o país, principalmente, os que se referem à criminalidade, como também convidado a falar de si, expor sua vida pessoal e aspectos curiosos de sua carreira, o que contribui para que Rezende se afirme também como uma celebridade midiática.
Abstract: The objective of this study is to analyze the performance of the presenter of the telejournal Cidade Alerta and his dialogue with elements of popular culture and its aesthetics. We will also try to identify the different roles played by Marcelo Rezende; how he positions himself and how he is positioned in the different interactive contexts; what values and representations emerge in his relations. In addition, we propose to observe the professional trajectory of Marcelo Rezende in order to identify how it contributes to consolidate him as a reference figure in national police television journalism. In this study, we understand Cidade Alerta as a popular production, which dialogues with urban popular culture giving visibility to the popular classes and their ways of life. Our work includes a case study of Cidade Alerta and also of the entertainment programs of Rede Record in which Marcelo Rezende participates. We adopted performance, interaction and framing as guiding concepts, our analysis being divided into two axes: structure and content's analysis and performance analysis. We identified Marcelo Rezende as a performatic presenter because of his ability to recognize and propose frameworks, guiding his performance according to each situation. The presenter dialogues with the popular universe mainly from a melodramatic treatment of events, which produces a reading of the world from a polarization between good and evil; by positioning himself as a defender of the popular classes, assuming the role of mediator between the people and the public agencies; by reinforcing values such as family, religiosity, justice, masculinity. In addition, the presenter reconfigures the way Cidade Alerta is presented by investing in humorous elements that break the tension of dramatic narratives. Observing the trajectory of Rezende, we identified a change in the status of the presenter, who becomes a reference figure not only in the telejournal, but also in the media scene, being summoned to position himself not only on the problems that afflict the country, that refer to crime, as well as being invited to talk about himself, expose his personal life and curious aspects of his career, which contributes to Rezende also affirms himself as a media celebrity.
Subject: Cultura popular
Melodrama
Telejornalismo
Comunicação
Sensacionalismo na televisão
Rezende, Marcelo, 1951-2017
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BB6VQJ
Issue Date: 19-Jun-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_fab_ola_souza_2018_fafich.pdf2.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.