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Type: Tese de Doutorado
Title: A licenciatura na regulamentação da formação de psicólogos no Brasil: um estudo a partir da legislação e do caso do curso de Psicologia da UFMG
Authors: Deolinda Armani Turci
First Advisor: Sergio Dias Cirino
First Co-advisor: Erika Lourenco
First Referee: Joao Leite Ferreira Neto
Second Referee: Merie Bitar Moukachar
Third Referee: Raquel Martins de Assis
metadata.dc.contributor.referee4: Delba Teixeira Rodrigues Barros
Abstract: Esta tese de cunho historiográfico teve como objetivo analisar a inserção da modalidade licenciatura em Psicologia na regulamentação da formação e da profissão em 1962. A partir dos referenciais metodológicos da História da Psicologia, a pesquisa foi dividida em duas etapas: na primeira, além de realizarmos uma revisão de literatura para identificarmos as propostas de cursos para formar psicólogas/os no Brasil antes da regulamentação da profissão, utilizamos como procedimento metodológico a análise documental de fontes primárias localizadas no site da Câmara Federal dos Deputados, a saber: o dossiê do PL 3825/58, que trata do processo de regulamentação da formação e da profissão, bem como artigos e notícias publicadas nas revistas Boletim de Psicologia, Arquivos Brasileiros de Psicotécnica e Revista Psicologia Normal e Patológica. A segunda etapa da pesquisa se constituiu de um estudo de caso sobre a licenciatura no curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) durante a década de 1960, e teve como procedimentos metodológicos a análise de documentos localizados no Setor de Arquivo Acadêmico da Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da universidade, e também entrevistas com ingressantes no mesmo curso durante a década de 1960. Como resultado da pesquisa, identificamos, a partir da análise dos dados do dossiê sobre a PL nº3825/62, que os primeiros anteprojetos que tratavam da formação e da regulamentação da profissão de psicóloga/o no Brasil foram encaminhados por associações de profissionais que já atuavam aplicando a Psicologia desde 1953, e que na maioria desses projetos não havia a proposta da licenciatura para a formação de professores de Psicologia para atuação no ensino secundário. Sendo assim, a licenciatura como modalidade de formação para as/os psicólogas/as com uma proposta curricular coerente com a legislação então vigente para a formação de professores brasileiros foi incluída apenas em 1961, e mantida no projeto que veio a se tornar a lei 4119, aprovada em 1962. A partir do estudo de caso sobre a licenciatura no curso de Psicologia da UFMG durante a década de 1960, foi possível identificar uma sucessão de equívocos relativos a essa modalidade, o que nos levou a crer que a formação só fazia parte do curso por questões legais próprias às Faculdades de Filosofia, lócus de instalação do curso nessa universidade. Além disso, verificamos que as contribuições da licenciatura para a vida profissional dos egressos da década de 1960 se restringiram a aspectos metodológicos aprendidos nas disciplinas da modalidade.
Abstract: This historiographical thesis had as an objective to analyze the insertion of the modality Licentiate in Psychology in the regulation of the formation and the profession in 1962. Starting with the methodological references of the History of Psychology, the research was divided in two stages: in the first, aside from conducting a literature review to identify the course proposals to train psychologists in Brazil before the regulation of the profession, we used as a methodological procedure the documentary analysis of primary sources located on the website of the Federal Chamber of Deputies, namely: the dossier of PL 3825/58, which describes the process of regulation of Psychology training and profession, as well as articles and news published in the journals Boletim de Psicologia, Arquivos Brasileiros de Psicotécnica e Revista Psicologia Normal e Patológica. The second stage of the research consisted of a case study about the Psychology licentiate course in the Federal University of Minas Gerais (UFMG) during the 1960s, and had as methodological procedures the analysis of documents located in the Academic Archive Sector of Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, as well as interviews with students from the same course during the 1960s. As a result of the research, we identified, based on the analysis of data from the dossier on PL nº3825/62, that the first projects that dealt with the formation and regulation of the profession of psychologist in Brazil were forwarded by professional associations that had been practicing psychology since 1953, and that in most of these projects there was no proposal of setting the licentiate as a psychology teachers' formation course, enabling the performance in secondary education. Thus, the licentiate course as a training modality for psychologists with a curricular proposal consistent with the legislation then in force for brazilian teachers training appeared only in 1961, and was maintained in the project that became the law 4119, approved in 1962. From the case study on the licentiate degree in UFMG's Psychology course during the 1960s, it was possible to identify a succession of misconceptions related to this modality, which led us to believe that the training was part of the course for legal reasons that concerned only the Faculdades de Filosofia, locus of installation of the course in that university. In addition, we verified that the contributions of the licentiate to the professional life of the graduates of the 1960s were restricted to methodological aspects learned in the disciplines of the modality.
Subject: Psicologia Brasil História
Licenciatura
Psicologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBHH8S
Issue Date: 14-Dec-2018
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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