Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBLJGP
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade
Autor(es): Douglas Henrique de Mendonca
Primeiro Orientador: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Primeiro membro da banca : Cristiano Rodrigues de Mattos
Segundo membro da banca: Adelson Fernandes Moreira
Terceiro membro da banca: Eduardo Sarquis Soares
Quarto membro da banca: Vanessa Sena Tomaz
Quinto membro da banca: Fabio Augusto Rodrigues e Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender como se estrutura e se desenvolve a atividade em grupo de resolução de questões conceituais em uma disciplina de um curso de graduação em Física. A coleta de dados foi realizada em uma instituição federal de ensino superior. A disciplina acompanhada tem como objetivo rever e aprofundar os principais conceitos básicos de física, e suas aplicações em contextos. A metodologia adotada pelo professor em suas aulas envolve a distribuição de questões conceituais que devem ser solucionados pelos estudantes, trabalhando em pequenos grupos. As respostas dos estudantes devem ser acordadas no grupo e redigidas em nível adequado a serem utilizadas no ensino médio. Os dados utilizados foram coletados por meio da gravação em áudio e vídeo de um dos grupos. A análise do material empírico é fundamentada nos aportes teóricos e metodológicos provenientes dos princípios da Teoria Sócio Histórico e Cultural da Atividade. Tal referencial possibilita a compreensão da atividade com sendo formada por um conjunto de eventos que extrapolam a análise do indivíduo, incluindo novos elementos que relacionam o sujeito da atividade com a comunidade. As discussões apresentadas nesta tese objetivam responder às seguintes questões de pesquisa: 1) Como os estudantes lidam com as diferentes tensões e contradições que emergem durante a realização da atividade? 2) Quais elementos da metodologia de ensino adotada na disciplina de Física Conceitual favorecem a emergência de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos? 3) Quais as perspectivas de aprendizagem em física que emergem das atividades de resolução de problemas no contexto investigado? Dentre nossos resultados destacamos diversos pontos na metodologia adotada na disciplina questões desafiadoras, o trabalho em grupo, as intervenções do professor, recursos mediacionais, dentre outras que a nosso ver propiciaram o surgimento de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos. Identificamos uma contradição entre a física que é ensinada no curso de física na instituição investigada e a necessidade de se aprender física para além de solução de problemas clássicos, tal como tradicionalmente apresentado nessas disciplinas, cujo excessivo formalismo matemático acaba por se revelar inoperante e sem significado para os estudantes. O estudo tem implicações para a formação de professores e, ainda, para a construção de ambientes de aprendizagem em física em outros níveis de ensino.
Abstract: This work aims to understand how group activity of solving physics conceptual problems develop itself and is structured in the context of a Conceptual Physics undergraduate class, part of a Physics Teachers course at a Federal Institution of Higher Education in Brazil. In such class, focus of this research, teacher aims to review and deepen the main basic concepts of Physics, and their application in contexts. The methodology adopted by the teacher in his classes involves the distribution of conceptual problems that must be solved by the students, working in groups. Student responses should be agreed in the group and written at an appropriate level to be used in high school. The data used in this work were collected through audio and video recording from one of the groups. The analysis of the empirical material is based on the theoretical and methodological contributions derived from the principles of the Cultural Historical Activity Theory (CHAT). This framework enables the understanding of the activity and it is performed by a set of events that extrapolate the analysis of the individual, including new elements that relate the subject of the activity to the community. In addition, CHAT as proposed by Engeström and his research group present innovative theoretical and methodological contributions to analyze the phenomenon of learning. The discussions presented in this thesis aim to answer the following research questions: 1) How do students deal with the different tensions that emerge during the activity? 2) What elements of the teaching methodology adopted in Conceptual Physics class favor the emergence of mini-cycles of potentially expansive learning? 3) What are the perspectives of learning in physics that emerge from problem solving activities in the context of the accompanying discipline? Among our results we highlight several points in the methodology adopted in the discipline - challenging questions, group work, teacher interventions, mediational means, among others - which in our view allowed for the emergence of potentially expansive mini-cycles of learning. We identify a contradiction between the approach used in this class with the one in which physics is taught in the investigated institution and the need to learn physics beyond the solution of classic problems as traditionally presented, whose excessive mathematical formalism turns out to be inoperative and meaningless to students. The study has implications for the training of physics teachers and also for the construction of learning environments in physics at other levels of education.
Assunto: Educação
Fisica Estudo e ensino
Estudos em grupo
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBLJGP
Data do documento: 26-Fev-2019
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_com_ficha_catalogr_fica.pdf3.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.