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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Compreendendo visões de estudantes sobre ciências e suas relações com o ensino fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico
Authors: Monique Aline Ribeiro dos Santos
First Advisor: Andreia Guerra de Moraes
First Co-advisor: Poliana Flavia Maia
First Referee: Roberta Guimaraes Correa
Second Referee: Stefannie de Sá Ibraim
Abstract: Nas últimas duas décadas, foram publicadas algumas pesquisas na área de Educação em Ciências que enfatizaram a importância de tal educação ser mais autêntica, com o objetivo de promover uma alfabetização científica mais ampla e, consequentemente, contribuir na formação de cidadãos críticos-reflexivos. Além disso, tais pesquisas têm destacado a importância de um ensino que possa contribuir para o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre Ciências. Diante disso, uma abordagem de ensino que tem se mostrado promissora é o Ensino Fundamentado em Modelagem. Isso porque tal abordagem engloba uma série de outras práticas científicas e, portanto, pode favorecer aos estudantes desenvolver uma visão menos ingênua sobre Ciências. No entanto, até o momento, a literatura da área aponta que ainda não há estudos empíricos que tenham buscado investigar a relação entre Natureza da Ciência e Ensino Fundamentado em Modelagem no ensino de Ciências. A partir dessa lacuna, este estudo, baseado nos referenciais Gilbert e Justi (2016) e Justi e Erduran (2015), investigou: (i) Quais aspectos de Natureza da Ciência estudantes do Ensino Médio manifestam a partir da vivência de atividades de modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico? (ii) Como a participação em atividades de modelagem, nos contextos investigados, contribui para que tais estudantes manifestem uma visão mais ampla sobre Ciências? Em que extensão isso acontece? e (iii) Como o Modelo de Ciência para o Ensino de Ciências v.2 pode favorecer a análise de dados coletados em contextos regulares de ensino? Para isso, três unidades didáticas baseadas em modelagem, previamente elaboradas em nosso Grupo de Pesquisa, foram aplicadas em duas turmas regulares de Química. A coleta dos dados envolveu registro em áudio e vídeo de todas as aulas, observação participante da pesquisadora, notas de campo, coleta de artefatos e questionamentos específicos aos estudantes em algumas aulas. Após a seleção de um grupo de estudantes e da interação intensa com seus dados obtidos a partir das múltiplas fontes, foi redigido um estudo de caso. Para a análise de dados, foi utilizado o Modelo de Ciência para o Ensino de Ciências v.2 como ferramenta analítica, assim como o software NVivo para otimizar o processo de análise dos dados contidos no estudo de caso. A realização dessa pesquisa contribuiu não apenas para o preenchimento da lacuna encontrada na literatura da área, relacionada à inexistência de estudos empíricos que buscassem investigar a relação entre o ensino e aprendizagem sobre Ciências a partir do Ensino Fundamentado em Modelagem, mas também para a proposição de uma ferramenta para analisar dados obtidos em contextos regulares de ensino. Apontamos também para a importância de tal ferramenta ser utilizada tanto na elaboração e desenvolvimento de propostas de ensino, quanto em análises futuras a fim de fomentar discussões sobre o grande desafio que é promover um ensino de Ciências que favoreça aos estudantes o desenvolvimento de uma visão mais ampla sobre ciências.
Abstract: In the last two decades, some studies in the Science Education area have been emphasising the importance of making scientific education more authentic, aiming at promoting a broader scientific literacy and, consequently, contributing to the education of critical-reflective citizens. In addition, such studies have highlighted the importance that teaching may contribute to the development of a comprehensive view about science. In such a context, a Modelling-based Teaching has been viewed as a promising teaching approach. This is because such an approach encompasses several other scientific practices and therefore may favour the development of students less naive views about science. However, to date, the literature of the area points out that there are still no empirical studies that have tried to investigate the relations between Nature of Science and Modelling-based Teaching in Science Education. From this gap, this study, based on Gilbert and Justi (2016) and Justi and Erduran (2015) theoretical ideas, investigated: (i) Which aspects of Nature of Science do High School students show when participating in modelling activities in everyday, scientific and socio-scientific contexts? (ii) How does the participation in modelling activities in the contexts investigated contribute to such students manifestation of a comprehensive view about science? To what extent does this occur? and (iii) How can the Model of Science for Science Education v.2 support the analysis of data collected in regular teaching contexts? Three modelling-based didactic units, based on the same topic, previously produced by our Research Group, were applied into two regular Chemistry classes. Data collection involved audio and video recording of all classes, the researchers participant observation, field notes, artefact collection, and simple interviews with the students in some classes. After the selection of a group of students and intense interaction with the data related to this group gathered from multiple sources, a case study was drawn up for this group. For data analysis, the Model of Science for Science Education v.2 was used as an analytical tool. We also used the NVivo software to optimise the data analysis process. The conduction of this study contributed not only to filling the gap found in the literature of the area, related to the absence of empirical studies that try to investigate the relations between teaching and learning about science from the Modelling-based Teaching perspective, but also to the production of a tool to analyse data gathered in regular teaching contexts. We also point out the importance of such a tool being used both in the generation and conduction of further teaching activities and in future analyses that may foster discussions about the great challenge of promoting science education aiming at providing conditions for the development of students comprehensive views about science.
Subject: Quimica Estudo e ensino
Educação
Modelos e construção de modelos Tese
Ciência Estudo e ensino
Ensino médio
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBLJX2
Issue Date: 13-Feb-2019
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