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Tipo: Tese de Doutorado
Título: O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química: investigando uma experiência de imersão na docência
Autor(es): Aline de Souza Janerine
primer Tutor: Ana Luiza de Quadros
primer miembro del tribunal : Vera Maria Nigro de Souza Placco
Segundo miembro del tribunal: Vinícius Catão de Assis Souza
Tercer miembro del tribunal: Luciana Resende Allain
Cuarto miembro del tribunal: Joao Valdir Alves de Souza
Resumen: A centralidade das discussões em torno da formação de professores e as exigências impostas pela contemporaneidade criatividade, estratégias variadas, inserção do estudante na dinâmica da aula nos levaram a repensar aspectos relacionados a essa formação. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, está inserida no campo da Educação em Ciências e problematiza a formação de professores de Química e a configuração de suas formas identitárias. Ela foi desenvolvida com o objetivo de analisar as contribuições de uma experiência de imersão na docência, durante o curso de formação inicial, ancorada em processos reflexivos sobre a prática, para a configuração das formas identitárias docentes de um grupo de licenciandos em Química da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Baseamo-nos em Schön (1995, 2000) e Nóvoa (2009, 2014) para tratar do processo reflexivo, procurando valorizar a indissociabilidade entre os saberes teóricos e a prática docente durante a formação inicial. Fundamentamo-nos também em Dubar (2009, 1997) para o estudo e a compreensão das formas identitárias dos licenciandos em Química. Envolvemos oito licenciandos, em formação, em um Projeto de Imersão na Docência estruturado em quatro fases: elaboração, desenvolvimento, avaliação compartilhada e reflexiva de uma sequência de aulas temáticas, e como última fase, a realização de uma entrevista individual semiestruturada. As aulas, as entrevistas e as reuniões de avaliação compartilhada e reflexiva foram gravadas em vídeo, transcritas e analisadas. As aulas foram desenvolvidas em três escolas da rede pública da cidade de Diamantina (MG). De forma geral, desenvolver essas aulas temáticas, durante o projeto de imersão na docência, e ter a oportunidade de refletir sobre a própria prática, tanto de forma coletiva quanto individualmente, permitiu que os licenciandos aumentassem consciência quanto ao que faziam nas aulas e identificassem quais eram os aspectos que precisavam ser melhorados. Após a realização das reuniões de avaliação compartilhada e reflexiva, mudanças significativas nas práticas adotadas pelos licenciandos puderam ser percebidas e estes explicitaram concepções sobre o trabalho docente, que foram evoluindo ao longo do projeto, de modo a favorecer a constituição de novas formas identitárias. O desenvolvimento de reflexões mais críticas em torno do ensino pautado na simples transmissão/recepção de informações (tradicional) pode levá-los a construir uma prática docente alicerçada nas tendências contemporâneas de ensino e aprendizagem.
Abstract: The centrality of the discussions about teacher formation and the demand imposed by the contemporaneity creativity, the different strategies, the insertion of the student in the class dynamic lead us to rethink a few aspects related to this formation. This research, of qualitative nature, is inserted in the field of Science Education and problematizes the formation of Chemistry teachers and the configuration of their identities. It was developed with the goal of analyzing the contributions of an immersed experience in teaching, during the initial training course, anchored in reflexive processes about the practice, for the configuration of the teachers identities of a group of Chemistry graduate students at Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Our research was based on Schön (1995, 2000) and Nóvoa (2009, 2014) for the reflexive processes, aiming to appreciate the theoretical knowledges and teaching practices during the initial formation. Also, we based ourselves on Dubar (2009, 1997) for the study and comprehension of teachers identity forms of Chemistry students. We involved eight graduate students, in a Teaching Immersion Project, structured in four phases: elaboration, development, joint reflexive evaluation of a sequence of themed classes, and lastly, performing a semi-structured interview. The classes, the interviews and the joint reflexive evaluation were recorded on video, transcribed and analyzed. They were developed in three public schools in Diamantina (MG). In general, developing these themed classes, during the teaching immersion project, and having the opportunity to reflect about their own practice, collectively and individually, allowed the students to raise awareness about what they have been doing in the classroom and to identify which aspects needed to be improved. After the joint reflexive evaluation reunions, significant changes in their teaching practice were noted and they showed conceptions about teaching practice, that were evolving along the project, as to favor the constitution of new identity forms. The development of more critical reflections about teaching by mere transmission/reception of information (traditional) can lead them to construct a practice grounded in contemporary tendencies of teaching and learning.
Asunto: Professores Formação
Quimica Estudo e ensino
Educação
Professores de quimica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBLKBN
Fecha del documento: 22-feb-2019
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