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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Efeitos da compensação de gestores por meio de opções de ação sobre as decisões de pagamento de dividendos e de recompra de ações das firmas brasileiras
Authors: Felipe Rodrigues Cruz
First Advisor: Wagner Moura Lamounier
First Referee: Aureliano Angel Bressan
Second Referee: Robert Aldo Iquiapaza Coaguila
Third Referee: Patricia Maria Bortolon
Abstract: O contexto das corporações modernas é marcado pela divisão de propriedade acionária e controle administrativo, que traz uma série de conflitos de interesses entre acionistas e gestores, pois estes possuem diferentes funções de utilidade. A necessidade de alinhamento dos interesses conflitantes de gestores e acionistas é foco da literatura que estuda a Teoria da Agência. Recentemente, tem sido indicado na literatura de finanças que as relações de agência podem auxiliar na explicação de decisões relativas ao payout corporativo. O foco destes estudos é a análise do impacto de planos específicos de compensação dos gestores sobre as decisões relativas ao payout corporativo, destacando-se a análise das management stock options. Realizou-se no presente estudo uma revisão de trabalhos teóricos e empíricos anteriores sobre Teoria de Agência, Payout Corporativo e a relação entre estes dois temas. Buscando suprir a carência de estudos sobre o tema no cenário brasileiro, na presente pesquisa analisou-se como a presença de opções na remuneração de gestores influenciou as decisões sobre os pagamentos de dividendos e recompras de ações em empresas negociadas na BM&FBovespa. Foi possível identificar que as opções exercíveis de gestores impactaram negativamente o nível de payout em dividendos, pois os gestores evitam a redução de preço das ações na data ex-dividendos atrelada aos pagamentos de dividendos, que teria como consequência a redução do valor de suas opções. Ademais, identificou-se que firmas que remuneram seus gestores por meio de opções são mais propensas a recomprar ações, pois não se espera que esta forma de distribuição de resultados impacte negativamente o valor de suas opções. As evidências levam à conclusão de que estes gestores substituem o pagamento de dividendos pela recompra de ações, pois as opções influenciam positivamente a participação das recompras sobre o payout total e não apresentam impacto significativo sobre o payout total. Destaca-se que a consideração dos diferentes níveis hierárquicos dos gestores remunerados por opções foi relevante para a análise dos resultados. Por fim, investigou-se se gestores remunerados por opções que apresentaram pressão para elevar o preço de mercado de suas ações utilizaram anúncios de recompra como forma de influenciar as decisões do mercado, buscando enviar ao mercado falsos sinais de desvalorização das ações por meio dos anúncios de recompra, sem a intenção de efetivar as recompras prometidas. O gerenciamento dos accruals contábeis foi utilizado para identificar firmas pressionadas ao envio de sinais positivos. Não foi possível associar as opções de gestores a falsas tentativas de sinalização, entretanto, identificou-se que firmas que se encontravam pressionadas ao envio de sinais positivos ao mercado foram menos propensas a efetivar seus anúncios de recompra, indicando que estes anúncios podem ser tentativas de manipulação do valor de mercado das ações.
Abstract: The context of modern corporations is marked by the division of ownership and managerial control, which brings a series of interest conflicts between shareholders and managers, because they have different utility functions. The necessity to align the conflicting interests of managers and shareholders is the focus of the literature that studies the Agency Theory. Recently, it has been indicated in the finance literature that the agency relations can assist in the explanation of decisions related to the corporate payout. The focus of these studies is the analysis of the impact of specific management compensation plans on the decisions related to the corporate payout, highlighting the analysis of management stock options. A review of previous theoretical and empirical studies on Agency Theory, Corporate Payout and the relationship between these two themes was carried out in the present study. In an attempt to make up for the lack of studies on the theme in the Brazilian scenario, an analysis was carried out in the present research to assess how the presence of stock options in the managers payment scheme impacted the decisions on dividend payments and stock repurchases in companies traded on BM&FBovespa. It was possible to identify that the managers exercisable options negatively impacted the dividend payments, since managers avoid the reduction in the price of shares on the ex-dividend date tied to dividend payments, which results in the reduction of the value of their options. In addition, it was identified that firms that remunerate their managers through options are more likely to repurchase shares, because it is not expected that this form of earnings distribution will result in a negative impact on the value of their options. The evidence lead to the conclusion that these managers replace the payment of dividends by shares repurchases, because the options had a positive influence on the percentage of the repurchases on the total payment and did not have a significant impact on the total payout. It should be stressed that the consideration of the different hierarchical levels of managers compensated by options was relevant to the analysis of the results. Finally, we investigate whether managers remunerated by options that present pressure to raise the stock market price utilized repurchase announcements as a way of influencing market decisions, seeking to send false signals of stock undervaluation to the market through the announcements of repurchase, without the intention to execute the promised repurchases. The management of accruals was used to identify firms that were under pressure to send positive signals. It was not possible to associate management options to false signaling attempts, however, it was identified that firms which were under pressure to send positive signals to the market were less prone to execute their repurchase announcements, indicating that these announcements could be attempts to manipulate the stock market value.
Subject: Controladoria
Contabilidade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBWFXC
Issue Date: 23-May-2018
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