Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BCDMTB
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Características do trabalho docente e gênero: um estudo sobre os professores da Educação Básica do Brasil (2007-2014)
Authors: Juliana de Jesus Silva
First Advisor: Ada Avila Assuncao
First Co-advisor: Mery Natali Silva Abreu
First Referee: Mery Natali Silva Abreu
Second Referee: Mirela Castro Santos Camargos
Third Referee: Adriane Mesquita de Medeiros
Abstract: Os professores da Educação Básica vivenciam nas últimas décadas as transformações ocorridas no setor educacional brasileiro. Tais mudanças trouxeram consequências ao processo de trabalho, assim como reflexos na saúde desses trabalhadores. Historicamente, as mulheres trabalham em condições mais precárias e vivenciam piores condições de inserção no mercado de trabalho em relação aos homens, inclusive na carreira docente. Estudos analisam de forma limitada as características dos professores da Educação Básica, em especial no que se refere às concepções de gênero. Os objetivos deste estudo foram: 1) Estudar as características demográficas e ocupacionais dos professores da Educação Básica do Brasil; 2) Analisar possíveis recortes de gênero na conformação da categoria. Tratou-se de um estudo quantitativo das características dos professores da Educação Básica realizado entre os anos de 2007 a 2014. Foram coletados dados sobre as características demográficas e ocupacionais por meio dos microdados do Censo Escolar da Atenção Básica, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Verificou-se a predominância das professoras atuando na Educação Básica, como já evidenciado em outros estudos, o que reforça a feminização do trabalho docente. Observou-se, no período analisado, o aumento dos professores de idades mais avençadas para ambos os sexos. Os professores homens concentraram-se nas etapas de ensino mais avançadas e as mulheres nas iniciais. Os homens lecionavam em maior número de estabelecimentos escolares e turmas. As mulheres concentraram-se lecionando em turmas menos numerosas e os homens em turmas mais numerosas. Sobre os vínculos empregatícios, observou-se tendência de aumento, para ambos os sexos, dos que atuavam na rede privada e diminuição dos vinculados à rede pública. O vínculo estável foi o mais frequente, no entanto, houve aumento de professores, de ambos os sexos, com contrato temporário. Finalmente, aumentou o número de professoras terceirizadas e celetistas. Apesar de a literatura ressaltar que as mulheres vivenciam piores condições de trabalho, no presente estudo foi possível constatar grande atuação dos homens em mais de um estabelecimento escolar, em maior número de turmas e com múltiplos vínculos de emprego. É importante uma melhor exploração da temática para aprofundar o conhecimento em relação às tendências verificadas. As informações produzidas a partir do presente estudo podem embasar o planejamento de políticas públicas voltadas às condições de trabalho e satisfação da população estudada
Abstract: The teachers of Basic Education have experienced in recent decades the transformations that have occurred in the Brazilian educational sector. Such changes have brought consequences to the work process, as well as reflections on the health of these workers. Historically, women work in more precarious conditions and experience worse conditions of insertion in the labor market in relation to men, including in the teaching career. Studies analyze in a limited way the characteristics of the teachers of Basic Education, especially with regard to the conceptions of gender. The objectives of this study were: 1) To study the demographic and occupational characteristics of the Basic Education teachers in Brazil; 2) Analyze possible gender cuts in the conformation of the category. This was a quantitative study of the characteristics of Basic Education teachers conducted between 2007 and 2014. Data on demographic and occupational characteristics were collected through the microdata of the School Census of Basic Attention, carried out by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). It was verified the predominance of teachers working in Basic Education, as already evidenced in other studies, which reinforces the feminization of teaching work. During the period under study, there was an increase in the number of teachers of higher ages for both sexes. Male teachers focused on the more advanced stages of education and women in the early stages. Men taught in more schools and classes. The women concentrated on teaching in smaller classes and men in larger classes. Regarding the employment relationships, there was a tendency for both sexes to increase in those working in the private network and decrease in those linked to the public network. The stable bond was the most frequent, however, there was an increase of teachers, of both sexes, with temporary contract. Finally, there was an increase in the number of outsourced teachers and teachers. Although the literature shows that women experience worse working conditions, in the present study it was possible to verify the great performance of men in more than one school, in a larger number of classes and with multiple job links. It is important to better explore the subject to deepen the knowledge regarding the trends verified. The information produced from the present study can base the planning of public policies focused on the working conditions and satisfaction of the studied population
Subject: Ensino fundamental e médio
Identidade de gênero
Docentes
Condições de trabalho
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BCDMTB
Issue Date: 3-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_vers_o_final.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.