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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Aplicação de técnicas de gestão avançada Lean Helthcare para otimizar o fluxo de pacientes do pronto-socorro de um hospital universitário público de Belo Horizonte
Authors: Melissa Prado de Brito
First Advisor: Marcus Vinicius Melo de Andrade
First Co-advisor: Luciana de Gouvea Viana
First Referee: Luciana de Gouvea Viana
Second Referee: Luciana Cristina dos Santos Silva
Third Referee: Marcia dos Santos Pereira
Abstract: Introdução: A superlotação dos serviços de urgência e emergência é um fenômeno mundial, podendo levar a uma série de problemas, incluindo resultados desfavoráveis no tratamento e na evolução dos pacientes. O tempo de espera para atendimento médico e a média de permanência são indicadores de desempenho fundamentais dos serviços de urgência e emergência. A redução desses indicadores pode melhorar a qualidade da assistência, proporcionando agilidade no acesso ao diagnóstico e ao tratamento para a condição do paciente. Objetivo: Aplicar a metodologia Lean Helthcare para identificar oportunidades de melhorias para a otimização do fluxo de atendimento ao paciente em uma Unidade de Urgência e Emergência de um hospital universitário público. Método: Trata-se de um estudo de caso exploratório e descritivo realizado na Unidade de Urgência e Emergência do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi analisado o fluxo de pacientes no período entre a admissão até a primeira reavaliação médica. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas: (1) identificação do Fluxo de Valor Atual, a partir da aplicação dos conceitos Lean Healthcare; (2) identificação das oportunidades de melhoria; (3) proposição de intervenções de melhoria; e (4) projeção dos ganhos e benefícios gerados com a implementação do Mapa do Fluxo de Valor Futuro. Resultados: Identificaram-se tempos prolongados de espera e oportunidades de redução destes tempos. Após a implementação das melhorias propostas pela metodologia Lean Healthcare, a previsão é ocorra a redução do tempo de espera em 100% para o acesso do paciente à classificação de risco, 30% da admissão até a avaliação médica inicial, para a avaliação de enfermagem e entre a avaliação e a primeira reavaliação médica; e de 55% entre a solicitação e a disponibilização dos resultados dos exames laboratoriais e de imagem. Observou-se a perspectiva de redução de 33,7% no Lead Time (tempo entre a entrada do paciente no serviço e a primeira reavaliação médica) e melhora em 42% do percentual de agregação de valor. Conclusão: O estudo indica que a implementação das melhorias propostas pela metodologia Lean Healthcare pode promover ganhos na eficiência de desempenho dos processos nos serviços de urgência e emergência, podendo contribuir para diminuir a superlotação
Abstract: Introduction: The overcrowding of emergency services is a worldwide phenomenon and can lead to a many of problems, including unfavorable outcomes in the treatment and evolution of patients. Waiting time for medical care and average length of stay are key performance indicators for emergency and emergency services. Reducing these indicators can improve the quality of care by providing agility in accessing diagnosis and treatment for the patient's condition. Objective: To demonstrate the use of the Lean Helthcare methodology in optimizing the flow of patient care in an Emergency and Emergency Unit of a public university hospital. Method: This is an exploratory and descriptive case study carried out at the Emergency and Emergency Unit of the Hospital das Clínicas of the Federal University of Minas Gerais. The flow of patients was analyzed in the period between admission to the first medical reevaluation. The research was developed in four stages: (1) Identification of Current Value Flow, from the application of the concepts Lean Healthcare; (2) identification of opportunities for improvement; (3) proposing improvement interventions; and (4) projection of the gains and benefits generated with the implementation of the Future Value Flow Map. Results: Long waiting time and opportunity to reduction were identified. Following the implementation of the Lean Healthcare methodology, the expected reduction in waiting time is 100% for patient access to risk classification, 30% for admission to initial medical evaluation, for nursing assessment and between assessment and the first medical reassessment; and 55% between the request and the availability of laboratory and image exams. There was a 33.7% reduction in Lead Time and a 42% improvement in the percentage of value added. Conclusion: The study demonstrated that the implementation of the Lean Healthcare methodology can promote improvements in the efficiency of process performance in emergency services and may contribute to reduce overcrowding
Subject: Serviços de Saúde
Serviços Médicos de Emergência
Gerenciamento do Tempo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BCDPTM
Issue Date: 1-Oct-2018
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