Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BCWPSJ
Type: Tese de Doutorado
Title: A retórica de Platão em cena: crítica filosófica e refutação no Fedro
Authors: Venuncia Emilia Coelho
First Advisor: Marcelo Pimenta Marques
First Referee: Maria Cecilia de Miranda Nogueira Coelho
Second Referee: Teodoro Renno Assuncao
Third Referee: Maria Aparecida de Paiva Montenegro
metadata.dc.contributor.referee4: Admar Almeida da Costa
Abstract: Esta tese analisa o Fedro, tomando como fio condutor a reflexão filosófica sobre a retórica, compreendida como encenação dramática de discursos antagônicos sobre o amor, na primeira parte do diálogo, e como reflexão sobre a persuasão, na segunda parte. O pressuposto principal é a confluência entre forma e conteúdo, ou seja, entre os diferentes mecanismos retóricos e discursivos utilizados e a prática da refutação propriamente dita. Por um lado, a palinódia socrática é um exemplo (parádeigma) de boa retórica, pois fornece definições, leva em conta seu auditório específico, é psicagógica, faz uso da dialética e dirige-se a um outro lógos, visando refutá-lo. Por outro lado, o lógos de Lísias é apresentado como um modelo discursivo equivocado, pois falha no fornecimento de definições, ainda recorre às práticas do elogio e da censura, e não à investigação definicional do amor, é repetitivo e não estabelece uma relação dialética entre as partes e o todo, ou seja, não é orgânico. A tese articula essas duas perspectivas, defendendo que os bons discursos, segundo a retórica dialética platônica, são aqueles que assumem a tarefa de refutar e de estarem, eles mesmos, abertos à refutação. A refutação, compreendida tanto como característica dos discursos filosóficos, quanto como efeito da psicagogia, é o núcleo que articula a encenação dramática à argumentação propositiva. Há, finalmente, no Fedro, uma refutação indireta e irônica, que visa a retórica de Isócrates, e que demonstra a diferença a partir da qual Platão elabora sua crítica à retórica estabelecida.
Abstract: The thesis analyses Plato's Phaedrus, taking as its guiding principle the philosophical reflection on rhetoric, understood as the dramatic staging of opposing speeches on love, in the first part of the dialogue, and as a reflection on persuasion, in the second. The main assumption is the confluence between form and content, that is, between the different rhetorical and discursive mechanisms used and the practice of refutation itself. On one hand, Socratic palinody is an example (paradeigma) of good rhetoric, since it provides definitions, it takes into account its specific auditorium, it is psychagogical, it uses dialectics and approaches another logos, aiming at refuting it. On the other hand, Lysias logos is presented as a mistaken discursive model, since it fails in providing definitions, it still relies on praising and condemning practices, not on the search for a definition of love, it is repetitive and does not establish a dialectical relation between parts and whole, that is, it is not organic. The thesis articulates these two perspectives by sustaining that, according to Plato´s dialectical rhetoric, good speeches are those which take up the task of refuting as well as of being themselves open to refutation. Refutation understood both as the characteristic of philosophical speeches and as the effect of psychagogy is the core that connects dramatic staging to argument. Finally, there is in the Phaedrus an indirect and ironical refutation that aims at Isocrates' rhetoric and that demonstrates the difference from which Plato builds his critique of established rhetoric.
Subject: Filosofia antiga
Platão Fedro
Filosofia
Retórica antiga
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BCWPSJ
Issue Date: 10-Apr-2014
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppgfilosofia_venunciaemiliacoelho_tesedoutorado.pdf1.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.