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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Proposta de metodologia para organização e representação de trilhas de aprendizagem no contexto da educação corporativa na administração pública
Autor(es): Patricia Lopes Ferreira
Primeiro Orientador: Gercina Angela Borem de Oliveira Lima
Primeiro membro da banca : Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan
Segundo membro da banca: Elisangela Cristina Aganette
Terceiro membro da banca: Sérgio Mariano Dias
Resumo: As trilhas de aprendizagem podem ser entendidas como um conjunto sistemático e multimodal de unidades de aprendizagem, contendo diferentes esquemas de navegação, que podem ir desde modelos lineares, prescritivos, passando-se por modelos mais hierárquicos, e chegando-se a modelos em rede, cuja navegação é mais livre, e tendo como propósito o desenvolvimento de competências. No domínio da Educação Corporativa, essas trilhas tendem a contribuir com um melhor aproveitamento dos recursos investidos em formação inicial e continuada, além de possibilitar a superação da abordagem de ensino tamanho único. Do ponto de vista da Biblioteconomia e Ciência da Informação, as trilhas de aprendizagem se manifestam de maneira análoga ao hipertexto, entendido como o agrupamento de nós e links dispostos de forma não linear. Apesar de o hipertexto ter o uso difundido desde a década de 1990, identifica-se falta de metodologias consolidadas para a construção desse recurso. Entretanto, mesmo considerando essa lacuna, avalia-se que estudos e aplicações desse campo podem ser uma referência para identificação de métodos e técnicas a ser adaptados para construção de trilhas. Assim, nesta pesquisa, investiga-se de que forma os princípios de construção de sistemas de hipertexto podem ser adotados para melhorar a organização e representação de trilhas de aprendizagem. Observou-se que esses princípios têm sido utilizados na construção das trilhas, entretanto, pressupõe-se que essa utilização ainda é intuitiva e não sistematizada, podendo dificultar a aplicação em diferentes situações. Visando contribuir com a sistematização dessas aplicações empíricas, o objetivo deste estudo é elaborar uma metodologia para organização e representação de trilhas de aprendizagem, com base nos princípios de estruturação de sistemas de hipertexto, no âmbito da Educação Corporativa na administração pública. A delimitação do contexto é necessária, considerando possíveis diferenças de aplicação para outros segmentos da educação. Para estruturação dessa metodologia, ateve-se aos seguintes procedimentos: evidenciar de que modo as estratégias para organização e representação de trilhas de aprendizagem identificadas na revisão de literatura estão aderentes aos princípios de estruturação de sistemas de hipertexto; identificar elementos comuns de estratégias de organização e representação de trilhas que têm sido aplicados de forma empírica ou referenciada; e esboçar um metamodelo conceitual de representação de trilhas de aprendizagem. Os resultados indicaram que os requisitos de elaboração de metodologias para modelos conceituais de hiperdocumentos adotados nesta pesquisa são aplicáveis e úteis ao contexto de criação de metodologias para organização e representação de trilhas de aprendizagem. Identificou-se também haver experiências empíricas acerca da organização e representação das trilhas no contexto da administração pública, apesar de não haver sistematização de algumas das metodologias identificadas. Constatou-se, ainda, que a análise de interfaces de trilhas de aprendizagem pode contribuir com a criação de um metamodelo conceitual de representação dessas trilhas, apesar de ter sido também identificada a necessidade de refinamento desse modelo conceitual. Conclui-se que esses resultados podem trazer uma contribuição relevante para a administração pública, na medida em que foi possível sistematizar um modelo conceitual, bem como fases e etapas de uma metodologia para organização, representação e gestão de trilhas de aprendizagem, no contexto da Educação Corporativa. Entende-se que a aplicação da metodologia contribuirá para a otimização dos processos de planejamento, execução e gestão da Educação Corporativa na administração pública, podendo também auxiliar na otimização de gastos públicos nesse segmento. Espera-se que a metodologia proposta possa também ser útil para preenchimento da lacuna identificada na literatura, o que promoverá o desenvolvimento de futuras pesquisas relacionadas à temática
Abstract: The learning paths can be understood as a systematic and multimodal set of learning units, containing different navigation schemes, ranging from linear models, prescriptive models, to more hierarchical models, and to network models, whose navigation is freer, and whose purpose is the development of skills. In the field of Corporate Education, these learning paths tend to contribute to a better use of the resources invested in initial and continuing training, in addition to making it possible to overcome the one-size-fits-all approach. From the point of view of Librarianship and Information Science, the learning paths are manifested in a way analogous to hypertext, understood as the grouping of nodes and links arranged in a nonlinear way. Although hypertext has been widely used since the 1990s, there is a lack of consolidated methodologies for the construction of this resource. However, even considering this gap, it is evaluated that studies and applications of this field can be a reference for identification of methods and techniques to be adapted for construction of learning paths. Thus, in this research, we investigate how the principles of construction of hypertext systems can be adopted to improve the organization and representation of learning paths. It was observed that these principles have been used in the construction of the learning paths, however, it is assumed that this use is still intuitive and not systematized, and may make it difficult to apply in different situations. Aiming to contribute to the systematization of these empirical applications, the objective of this study is to elaborate a methodology for organization and representation of learning paths, based on the principles of structuring hypertext systems, in the scope of Corporate Education in public administration. The delimitation of the context is necessary, considering possible differences of application to other segments of education. In order to structure this methodology, the following procedures were used: to demonstrate how the strategies for organization and representation of learning paths identified in the literature review are adherent to the structuring principles of hypertext systems; to identify common elements of strategies of organization and representation of learning paths that have been applied in an empirical or referenced way; and outline a conceptual meta-model of representation of learning paths. The results indicated that the requirements of elaboration of methodologies for conceptual models of hyperdocuments adopted in this research are applicable and useful to the context of creation of methodologies for organization and representation of learning paths. It was also identified that there are empirical experiences about the organization and representation of learning paths in the context of public administration, although some of the identified methodologies have not been systematized. It was also observed that the analysis of interfaces of learning paths can contribute to the creation of a conceptual meta-model of representation of these learning paths, although the need for refinement of this conceptual model was also identified. It is concluded that these results can bring a relevant contribution to the public administration, since it was possible to systematize a conceptual model, as well as phases and stages of a methodology for organization, representation and management of learning paths in the context of Education Corporate. It is understood that the application of the methodology will contribute to optimize the processes of planning, execution and management of Corporate Education in public administration, and may also help optimize public spending in this segment. It is hoped that the proposed methodology may also be useful to fill the gap identified in the literature, which will promote the development of future research related to the subject
Assunto: Sistemas de hipertexto
Ciência da Informação
Representação do conhecimento (Teoria da informação)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BD9P6W
Data do documento: 14-Dez-2018
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