Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/CMFC-7GFPYU
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Caracterização da resposta imune de pacientes com tuberculose através da produção de citocinas e quimiocinas após estímulo com a proteína de fusão ESAT-6/CFP-10 do Mycobacterium tuberculosis.
Autor(es): Clarice Abramo Salgado
Primeiro Orientador: Sergio Costa Oliveira
Primeiro Coorientador: Henrique Couto Teixeira
Primeiro membro da banca : Gil Benard
Segundo membro da banca: Milton Ozório Moraes
Terceiro membro da banca: Mauro Martins Teixeira
Quarto membro da banca: Kenneth John Gollob
Resumo: Caracterizaçao da resposta imune de pacientes comtuberculose atraves da produçao de citocinas e quimiocinas após estimulo coma proteção de fusao ESAT-6/CFP-10 do Mycobacteriumtuberculosis. A tuberculose permanece como umdos principais problemas de saúde publica mundial, que nema poliquimioterapia nema vacina, BCG, correntemente utilizadas, têm sido capazes de resolver. Novos antígenos específicos do M. tuberculosis estilo sendo amplamente estudados visando o desenvolvimento de novos métodos de diagnósstico e prevenção da doença. No presente trabalho foi estudado o perfil de quimiocinas no soro de pacientes comtuberculose e em controles vacinados como BCG, e a produção de citocinas e quimiocinas por células de sangue periferico de pacientes com tuberculose e controles após estímulo comos antígenos PPD, ESAT-6/CFP-10 e Ag85B do M. tuberculosis. Foi observado uma correlação positiva entre a produção de IFN-? e produção deMIG por células mononucleares do sangue perif»rico estimuladas comPPD e ESAT- 6/CFP-10, sendo encontrados valores maiores de IFN-? e MIG empacientes com tuberculose emcomparação a indivíduos controles vacinados comBCG A proteína de fusÑo ESAT-6/CFP-10 apresentou melhor especificidade que o PPD, para a produção de IFN-? e MIG. Pacientes comtuberculose ativa mostraram menor produção no de IFN-?, TNF-a, IL-2, IL-4 e IL-10, estimulada por ESAT-6/CFP-10, após o tratamento (P<0,05). O nÃvel s»rico de MIG, IP-10 e IL-8,quimiocinas pré-inflamatórias, também foi menor nos pacientes após otratamento (P<0,05), enquanto que RANTES e MCP-1 mostraram similares em pacientes e controles vacinados. Os pacientes comtuberculose apresentaram, antes e depois do tratamento, resultados de leucometria global, leucometria específica, hematimetria, hemoglobina, plaquetas, TGO, TGP, amilase, gama- GTe fosfatase alcalina dentro dos valores normais de referência, o que correlaciona comum quadro clânico moderado da doença e coma preservação da resposta imunológica dos pacientes. Esse » o primeiro trabalho mostrando a produção de MIG em células sanguíneas mononucleares de pacientes comtuberculose estimuladas comantígenos do M. tuberculosis. Esses resultados apontam MIG como umnovo marcador biológico que pode ser utilizado na avaliação de respostas subseqentes á produção de IFN-? na tuberculose. A avaliação de quimiocinas e citocinas no soro e sua produção por células de sangue periférico estimuladas comantígenos especificos do M. tuberculosis podemauxiliar.
Assunto: Bioquímica
Quimocinas
Tuberculose
Citocinas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/CMFC-7GFPYU
Data do documento: 15-Fev-2006
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
clarice_abramo__resumo.pdf15.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.