Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/CPSA-5WVTMF
Type: Tese de Doutorado
Title: O texto de biologia do livro didático de ciências
Authors: Selma Ambrozina de Moura Braga
First Advisor: Eduardo Fleury Mortimer
First Referee: Antonio Augusto Gomes Batista
Second Referee: Sandra Escovedo Selles
Third Referee: Isabel Gomes Rodrigues Martins
metadata.dc.contributor.referee4: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Abstract: Este trabalho consiste na análise do texto de Biologia do livro didático de Ciências, com base em duas coleções de Ciências, do segmento de 5a a 8a série do Ensino Fundamental, recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático PNLD/MEC. A decisão de analisar o texto verbal deve-se à constatação de que ele tem sido pouco considerado nas pesquisas sobre o livro didático no Brasil. Muitas pesquisas existentes quase sempre analisam apenas a inadequação dos livros didáticos para os propósitos da escola e, por via de conseqüência, no mais das vezes, discutem os modos como os autores do livro concebem a ciência, as formas preconceituosas e de discriminação de grupos sociais, os conteúdos desatualizados e descontextualizados, a ausência de atividades de experimentação, e as atividades que exigem apenas a memorização ou aplicação de fórmulas, entre outros. Esta pesquisa desenvolve-se, contrariamente, numa outra perspectiva, na área da linguagem e objetiva investigar o texto de Biologia do livro didático sob a ótica das relações entre aspectos lingüísticos do texto verbal e suas condições de produção. O referencial para a análise são as idéias de Bakhtin sobre os gêneros de discurso, em que se destacam aspectos que o autor considera como pertencentes ao conteúdo temático, ao estilo verbal e aos componentes composicionais. Esse referencial de fundo é operacionalizado a partir de categorias propostas por Bronckart, Halliday, Martin e Mortimer. Os dados da pesquisa, resultantes da análise dos textos verbais dos conteúdos de Biologia das duas coleções didáticas selecionadas, foram sistematizados e permitiram defender a idéia de que esses textos constituem um gênero de discurso próprio, que se organiza a partir das relações entre suas condições de produção e a hibridização de elementos dos gêneros de discurso científico, didático e cotidiano. Pesquisar o texto do livro didático de Ciências, na perspectiva da linguagem, parece ser bastante promissor tendo-se em vista o ensino e a formação do professor de Ciências. Aprender ciência é também aprender sua linguagem.
Abstract: This study reports the analysis of verbal text on biology topics in science textbooks for 5th through 8th grade. I examined two series of textbooks, which were recommended by the Textbook National Program of the Brazilian Education Ministry - PNLD/MEC. In Brazil, verbal texts have received little attention in educational research on science textbooks, hence, our decision to adopt this approach. Among the few studies on science textbooks, many consider only the inappropriateness of textbooks for the goals of schooling. Consequently, these studies tend to focus on issues such as the conceptions about the nature of science present in textbooks, the discriminatory ways in which certain groups of the society are portrayed in textbooks, how the subject matter knowledge is decontextulized and out of date; and the absence of experimental activities combined to the prevalence of activities involving only memorization and the application of formulas. In the present research, I adopt a different perspective, informed by studies in the field of language. Thus, the goal is to investigate the text on biology in textbooks highlighting the relationships between linguistic aspects of the verbal text and their conditions of production. The analysis is based on Bakhtins work on speech genres, considering the thematic, compositional, and stylistic features of utterances. This broad perspective frames the use of categories proposed by Bronckart, Halliday, Martin and Mortimer. Based on the systematization of the results of this research, I argue that these texts represent a particular discourse genre which is structured around the relationships between its conditions of production and the hybridization of elements from multiple speech genres, namely the scientific, the didactic, and the day-to-day speech genres. The study of text in science textbooks, adopting this perspective, appears to be very significant for understanding the textbooks and their roles in science teaching and learning, as well as science teacher professional development.
Subject: Educação
Material didático  Avaliação
Livros didaticos  
Biologia  Estudo e ensino    
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/CPSA-5WVTMF
Issue Date: 11-Apr-2003
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o_texto_de_biologia_do_livro_did_tico_de_ci_ncias.pdf14.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.