Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/CPSA-7PMH85
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Lucia Castanheirapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Nilma Lino Gomespt_BR
dc.contributor.referee1Rildo Jose Cosson Motapt_BR
dc.contributor.referee2Santuza Amorim da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Maria Zelia Versiani Machadopt_BR
dc.contributor.referee4Delaine Cafiero Bicalhopt_BR
dc.creatorElania de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T06:07:18Z-
dc.date.available2019-08-11T06:07:18Z-
dc.date.issued2008-11-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/CPSA-7PMH85-
dc.description.abstractThe current study is about an ethnographic research developed in a third grade Portuguese class of an elementary public school in Belo Horizonte, with 8 to 10 year-old students. The aim of the research is to discuss the relationship between the teaching of Brazilian Portuguese and the possible visibility of social categories such as race and gender among others, in the social interaction context. In this perspective, the social identities are seen as dynamic relationships, situated and discursively constructed. The approach is guided by the principles of Interactional Ethnography, Cultural Anthropology, and Critical Discourse Analysis. The data compilation took place based on the references of interactional ethnography and it involved the observation of the interactions between the participants (teacher and students, 16 boys and 14 girls) from February 15th to December 2nd of 2005. The data correspond to a total of 169 classes registered via videos and production of field notes. Additionally there were formal and informal interviews and analysis of several artifacts: notebooks, school books, readers, text productions, formal evaluations, and official documents. The main questions that conducted the study were: Which materials were used in the process of teaching Portuguese? Did these materials already present within themselves the possibility of contemplating and reflecting on racial and gender issues? Did racial and gender issues become present or not in the interactions between the participants? How were they approached? To answer these questions, an analytical process applying different angles of the analysis such as Microanalysis of Classroom Events was used. The results of the study show that the use of the principles of interactional ethnography and microanalysis of classroom events constitute a theoretical and methodological tool which is very explanatory of the questions involved in the interactions which are developed in the school environment. By means of this procedure, it was possible to see that we can find racial and gender relations among the processes that became visible in classroom events and the different ways in which they are expressed in society, at school, and in the classroom most of the time in a stereotyped way and that they go beyond the content taught.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é discutir a relação entre o ensino de Português e a visibilidade ou não de categorias sociais de raça e de gênero, dentre outras, no contexto da interação social. Trata-se de uma pesquisa etnográfica desenvolvida em uma sala de aula de Português, de uma turma do terceiro ano do 2º Ciclo do ensino fundamental, com alunos entre 8 e 10 anos de idade, em uma escola pública de Belo Horizonte. Nessa perspectiva, as identidades sociais são vistas como relações dinâmicas, situadas e discursivamente construídas. A abordagem orienta-se pelos princípios da etnografia interacional, da antropologia cultural e da análise crítica do discurso. A coleta de dados foi realizada com base nos referenciais da etnografia interacional e envolveu a observação das interações entre os participantes (professora e alunos, sendo 16 meninas e 14 meninos), no período de 15 de fevereiro a 2 de dezembro de 2005. Os dados correspondem a 169 horas/aula, registradas por meio de filmagens e produção de notas de campo. Adicionalmente, foram realizadas entrevistas formais e informais e análise de artefatos diversos: cadernos, livros didáticos e de literatura, produções de textos, avaliações formais e documentos oficiais. As questões centrais que conduziram o estudo foram: Que tipo de atividades foram realizadas em sala de aula? Que materiais foram utilizados no processo de ensino do Português? Esses materiais já traziam em si a possibilidade de contemplar e refletir sobre questões raciais e de gênero? Questões raciais e de gênero se tornaram presentes ou não nas interações entre os participantes? Como foram abordadas? Para responder a essas perguntas, realizou-se um processo analítico aplicando diferentes ângulos de análise, entre eles a microanálise de eventos de sala de aula. Os resultados do estudo mostram que a adoção dos princípios da etnografia interacional e da microanálise de eventos de sala de aula constituem um instrumental teórico e metodológico bastante elucidativo das questões envolvidas nas interações que se desenvolvem no ambiente escolar. Por meio desse procedimento, foi possível evidenciar que, dentre os processos que se tornaram visíveis nos eventos de sala de aula, encontram-se as relações raciais e de gênero e as diferentes maneiras como esses processos se expressam na sociedade, na escola e na sala de aula na maioria das vezes de forma estereotipada , indo além do conteúdo ensinado.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciais e de gêneropt_BR
dc.subjectEtnografia da sala de aulapt_BR
dc.subject.otherNegros Educação Aspectos sociais  pt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherRaçapt_BR
dc.titleRelações étnico-raciais e de gênero e o discurso da sala de aula de português: uma abordagem etnográfica interacionalpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_elania_pdf__vers_o_final_p_s_defesa_24_nov._08.pdf4.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.