Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/CPSA-92VHW9
Tipo: Tese de Doutorado
Título: A educação na fronteira entre museus e escolas: um estudo sobre as visitas escolares ao Museu Histórico Abílio Barreto
Autor(es): Soraia Freitas Dutra
Primeiro Orientador: Silvania Sousa Nascimento
Primeiro membro da banca : Maria Cristina Soares de Gouvea
Segundo membro da banca: Andrea Moreno
Terceiro membro da banca: Adriana Mortara de Almeida
Quarto membro da banca: Daniela Jacobucci
Quinto membro da banca: Carla Maria Chamon
Resumo: Este trabalho assenta-se sobre a temática da relação museu/escola e pretende analisar como esses dois espaços sociais de vivências educativas interagem e, como, a partir de seus universos próprios de ação, podem contribuir para a formação cultural dos cidadãos. Considera-se que o movimento de deslocamento do universo escolar para o universo museal constitui-se em um espaço/tempo de aprendizagem híbrido, produzido na articulação de referências da cultura escolar e da cultura museal e, portanto, impregnados de diferenças culturais. Em nossa perspectiva de análise, o deslocamento da escola para o museu pode ser compreendido não apenas como um deslocamento espacial, que possibilita uma mudança de ambiente de aprendizagem, mas também como um deslocamento de referências culturais. Nessa medida, a visita escolar ao museu é compreendida como um deslocamento intercultural capaz de mobilizar elementos dos dois contextos culturais. Foram analisadas as práticas educativas voltadas para o público escolar desenvolvidas no Museu Histórico Abílio Barreto (BH-MG), no período que se estendeu do inicio dos anos 90 do século XX até a atualidade e os modos de usos e apropriação do museu pela escola no ano de 2009. O estudo compreendeu dois momentos de pesquisa distintos e complementares: uma análise diacrônica e outra sincrônica das práticas educativas do museu na relação com a escola. O processo de coleta de informações no museu organizou-se em três fases: uma pesquisa documental (fase 1) e uma pesquisa etnográfica (fase 2). Para acessar o universo das escolas, realizaram-se entrevistas com professores que visitaram o museu naquele ano de 2009 (fase 3). Mobilizando conceitos como cultura (GEERTZ; SHALINS; GREEN; GOMES), cultura escolar (JULIA), escolarização e práticas escolares (FARIA FILHO; VIDAL;); cultura museal (MARANDINO; NASCIMENTO), práticas (DE CERTEAU); usos e apropriações (DE CERTEAU, CHARTIER), as análises apontaram a visita escolar ao museu como uma experiência que institui uma prática educativa híbrida capaz de potencializar/favorecer os processos de aprendizagem da cultura.
Abstract: The aim of this work is to analyse the relationship between museum and school, that is, how these social spaces of educational experiences interact. It also intends to show how these two environments and their respective actions upon individuals can contribute to citizens cultural development. The movement from the school universe to the museum is considered as a space/time of hybrid learning that is produced through the links of references between these two universes and, therefore, imbued with cultural differences. According to our analysis, the movement from the school to the museum can be seen not only as an exchange of environments but also as a movement of cultural references. Thus, school visits to the museum can be seen as intercultural displacements that can mobilize elements of both cultural contexts. From the beginning of the 90s up to now we have analysed the educational experiences developed in Abílio Barreto Historical Museum (BH-MG) concerning school visits to this cultural environment. We also analysed the uses and ways of building knowledge about the museum environment by the school in 2009. Our research consisted of two distinct and complementary periods: a diachronic and a synchronous analysis of the educational experiences in the museum in relation to the school environment. The process of collecting data in the museum was also divided into three periods: a documentary research (1stperiod) and an ethnographic research(2nd period). In order to take the school universe into account we carried out interviews with the teachers who visited Abílio Barreto in 2009 (3nd three). Taking into account concepts such as culture (GEERTZ; SHALINS; GREEN; GOMES), school culture (JÚLIA), years of school attendance and school experiences (FARIA FILHO; VIDAL), museum culture (MARANDINO, NASCIMENTO), experiences(DE CERTEAU), uses and knowledge building (DE CERTEAU, CHARTIER), all the analyses show the school visits to the museum as an experience that establishes a hybrid educational experience which can ultimately promote the learning of culture.
Assunto: Educação
Museus e escolas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/CPSA-92VHW9
Data do documento: 1-Fev-2012
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_revisao_final__completa__vers_o_digital_.pdf7.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.