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dc.contributor.advisor1Reynaldo Maia Munizpt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Teixeira Veigapt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Alberto Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee3Cid Gonçalves Filhopt_BR
dc.creatorMarco Antonio Costa de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T19:57:32Z-
dc.date.available2019-08-09T19:57:32Z-
dc.date.issued2006-02-23pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/CSPO-6VZQTU-
dc.description.resumoO varejo está mundialmente ganhando importância como atividade econômica pelas dimensões que este negócio vem tomando em termos de volume de faturamento, número de unidades, pessoas empregadas e consumidores atendidos. Ressalta-se que a maior empresa do mundo em faturamento no início do século XXI é uma empresa de varejo: a americana Wamart. No Brasil o varejo farmacêutico está passando por grandes transformações em velocidades muito superiores às velocidades das mudanças do passado. A crescente concentração do setor com o aumento do tamanho das redes e as novas modalidades de negócios como as empresas de venda por telemarketing ou o incipiente (ainda) negócios de venda por internet vêm revolucionando o setor.Este trabalho procurou conhecer e analisar o setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte em suas questões de atuação estratégica e tipos de organizações que foram predominantes a partir do ano de fundação do Conselho de Farmácia de Minas Gerais em 1960, se estendendo até o ano de 2005. Procurou-se entender como os ambientes diversos forçaram mudanças adaptativas ou inovadoras das empresas que atuaram ou ainda atuam no mercado varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizonte através dos anos em consideração, selecionando ou não as empresas que continuariam existindo. O trabalho traz também um perfil histórico da evolução do setor durante as quatro últimas décadas do século XX até os primeiros cinco anos deste século.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectorganizaçõespt_BR
dc.subjectseleçãopt_BR
dc.subjectvariaçãopt_BR
dc.subjectevoluçãopt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectretençãopt_BR
dc.subjectvarejopt_BR
dc.subjectprodutos farmacêuticospt_BR
dc.subjectestratégiapt_BR
dc.subject.otherComércio varejista Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleEstratégias empresariais do setor varejista de produtos farmacêuticos de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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