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dc.contributor.advisor1Ricardo Teixeira Veigapt_BR
dc.contributor.referee1Carlos Alberto Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee2Carlos Alberto Vargas Rossipt_BR
dc.contributor.referee3Sueli Aparecida Mingotipt_BR
dc.creatorPlinio Rafael Reis Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T23:28:42Z-
dc.date.available2019-08-11T23:28:42Z-
dc.date.issued2006-03-07pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/CSPO-6W2FGN-
dc.description.resumoNas últimas décadas, a relação entre personalidade e consumo não vinha sendo plena investigada na disciplina Comportamento do Consumidor, pois estudos clássicos pareciam indicar que a personalidade não influencia diretamente o consumo. No entanto, na pesquisa realizada para a elaboração do Modelo Metateórico de Motivação e Personalidade, também conhecido como Modelo 3M, Mowen (2000) obteve fortes evidências de que a personalidade pode, sim, ser usada para prever tendências duradouras de comportamento, particularmente comportamentos de consumo. Tomando essa teoria como quadro de referência, esta dissertação buscou avaliar em que medida a estrutura hieráquica de traços de personalidade do modelo proposto por Mowen e Spears (1999) explica comportamentos de compra compulsiva, inovação em moda e hábitos de moda em jovens. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva por meio de um levantamento com 863 estudantes universitários da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados indicam que que as medidas dos construtos 3M apresentam níveis satisfatórios de confiabilidade e validade, embora sejam passíveis de aperfeiçoamentos. Além disso, identificou-se que mulheres parecem ter maiores tendências à compra compulsiva, inovação em moda e hábitos de moda quando comparadas aos homens. Por fim, atesta-se que ao menos no contexto da pesquisa realizada, o modelo Metateórico de Motivação e Personalidade consegue explicar elevado percentual de variância dos construtos compra compulsiva, inovação em moda e hábitos em moda.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompra compulsivapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subject.otherConsumidores Aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherPesquisa motivacional (Marketing)pt_BR
dc.subject.otherComportamento do consumidorpt_BR
dc.subject.otherConsumidores Atitudespt_BR
dc.titlePersonalidade, compra compulsiva, hábitos e inovação em moda: uma aplicação do modelo 3M de motivação e personalidadept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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